Usuários do MacBook Pro ou Air com M1, é normal 60 abas abertas no Safari apresentar lags?

Mas 60 abas dando lags? O Mac não gerenciava memória melhor que o Windows? Aqui eu tenho umas 300 abas num PC com 8GB de RAM (daqui a uns dias eu coloco 16 e não mexo mais em nada)… Windows 10 e tals… nada de lag.

Bora atualizar pra um 4500 com 16GB. :V Tem uns kits legais na Terabyte.

Safari é uma bosta cara (usuário do Safari falando).

Então o problema é o Safari e não o Mac?

1 curtida

Testa e fala pra gente

1 curtida

No caso, com outro navegador? Ok, testarei, tem indicação?

Edge e Chrome.

Saiu até matéria no MacMagazine (acho) que o Chrome era mais rapido no Mac M1 do que o Safari.

1 curtida

Cara, vai por mim. Já tentei usar o Safari por um tempo e além da sua precariedade em extensões e funcionalidades, ele não gerencia bem a RAM e o pior, ao menos comigo e alguns relatos de conhecidos, ele sempre fazia o Mac começar a ferver (E uso o Mac Pro).

Pulei para o Chrome e resolveu. No Mac, a melhor opção é o Google Chrome.

2 curtidas

No Mac amg, as melhores opções são o Chrome msm, ou se for “aficionado por privacidade” (que geralmente é o discurso da Apple sugerir o Safari), aí vai de Firefox, vai ter privacidade e um desempenho melhor tbm! Agr se n liga pro Google saber sua vida, Chrome é a melhor opção no Mac msm!

3 curtidas

Credo, quando eu abro 04 abas no meu navegador, meu notebook, aumenta em 10º graus o calor. Imagina 60.

Eu ia comentar que achava “fora da realidade” trabalhar com 70 abas abertas e descobri que é algo fora apenas da minha própria realidade :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile:. O meu normal é trabalhar com 5 abas abertas (Teams, Outlook, Azure DevOps, Figma e Miro) e uns gatos pingados para pesquisa (dificilmente passando de 10 abas) e já achava que isso prejudicava produtividade…

Também, raridade eu passar de 10 abas

1 curtida

Também tem gente que usa aba aberta como substituto para o Favoritos por algum motivo.
Eu também nunca entendi esse comportamento, mas cada um é um.

5 curtidas

É preciso lembrar que sites hoje em dia não são mais um amontoado de HTML e CSS estático, são aplicações completas que exigem processamento e RAM.

O comportamento padrão dos navegadores hoje é congelar abas inativas, salvando o estado no SSD e liberando RAM (uma aba sozinha, a depender do que está aberto, pode passar de 1GB de RAM). O problema é quando se tem pouca RAM e pouco espaço em disco pra salvar o estado das abas inativas, chega uma hora que o sistema não tem espaço “pra respirar”.

1 curtida

Olha, eu venho usando Mac há 1 ano aproximadamente (M1), e até duas semanas atrás ainda usava o Microsoft Edge como browser principal.

O Safari tem me atendido bem desde que mudei pra ele. Não enfrentei nenhum problema de renderização ou comportamento nos sites que uso, ao contrário do esperado. Experiência com extensões é bem pobre, porém.

Vi o post sobre esse tópico e decidi fazer um teste: abri 500 abas no Safari assim, de uma vez só, e parece que as animações ao minimizar e restaurar apps do Dock davam umas engasgadas. Porém, isso durou cerca de 15 segundos e agora tá tudo normal. Sigo com uma quantidade grande de swap, o que é normal no macOS, mas nada diferente do que aconteceria num Windows da vida (mas a máquina tá silenciosa, ao contrário do meu ThinkPad).

Vale notar: tenho um MacBook Pro com M1 (aquele com Touch Bar) com 16 GB de RAM. Se fosse um Air ou mesmo um Pro com 8 GB, provavelmente a máquina sofreria mais.

Hoje, a maior parte dos softwares são plataformas web. Em uma empresa que use o GSuite ou Office 365, 5 documentos abertos, já são 5 abas. Ai temos a aba do e-mail, aba do chat, aba de uma documentação técnica, aba do Youtube (Se você estiver ouvindo música), abas de sistemas internos da empresa.

Resultado, rapidamente você passa a ter um número grande de abas. 70 talvez seja um número até alto, mas 30 abas é algo fácil de chegar atualmente. Por isso que os navegadores passaram a trazer o recurso de grupos.

1 curtida

O problema na verdade é que o Safari gerencia tudo isso muito mal…rsss

Faça o teste, abra a mesma quantidade de tarefas no Safari e no Chrome e veja qual vai sacrificar mais a sua máquina.

E isso que o Safari é um navegador capado de recursos…

O Safari virou o novo IE, demora nas atualizações, poucas novidades, poucos recursos quando comparados com os concorrentes e perde em desempenho.

1 curtida

Se o seu modelo é o de 8GB de RAM, é esperado disso acontecer, visto que o Google Maps é uma aplicação web mais pesada que um site comum, o que consequentemente vai consumir mais recursos do computador, levando a lentidão.

Eu aqui tenho um Macbook Air M1 com 8GB de RAM, deixo umas 15 abas do YouTube abertas com mais umas 30 de outros sites, e da pra sentir o computador mais lento, justamente pela falta de memória e ter um swap beirando entre 10-15GB.

Já no meu Mac Mini M1 há 16GB de RAM, o que me permite rodar umas 30-50 abas de vídeos com mais umas 100-150 abas de outros sites sem engasgos, já que o sistema tem mais margem para gerenciar tudo.

Safari é o IE do Mac.

3 curtidas

Então pode ser a quantidade de RAM mesmo, são 8GB sim, mas não tinha parado pra pensar nisso que + ram faz diferença. Obrigado!!!

Acredito que seja pq a minha maquina tem 8GB de ram mesmo, era um lado que eu não tinha parado pra pensar, infelizmente.