Usar apps bancários de forma segura

Qual é a melhor forma de se utilizar aplicativos bancários de forma segura no dia a dia?

Eu vi em algum lugar um tempo atrás (tentei ver se tinha sido aqui mas não encontrei essa informação) o caso de um senhor de classe alta que teve sua conta bancária surrupiada depois que lhe roubaram seu smartphone.
Os bandidos acessaram a conta dele e raparam.
Não li detalhes sobre isso na época, mas pelo que entendi acredito que ele tenha deixado o aplicativo bancário aberto ou as senhas estavam em fácil acesso.
Não descarto também a ideia de terem quebrado as camadas de segurança do sistema e coletado os dados inseridos no aparelho e aplicativos.

Se alguém souber detalhes e o desfecho sobre esse caso e quiser expor, fique a vontade.

O caso é:
como vocês atualmente fazem para não deixarem rastros, brexas e usarem os aplicativos bancários no smartphone com segurança?

Eu, particularmente, nunca deixo quaisquer tipo de senha anotada em WhatsApp ou bloco de notas (acredite, tem gente que faz isso) e sempre faço logoff em todos os apps bancários e financeiros.
Nunca deixo nada logo e só fecho a tela.

Tem algo mais que pode ser feito para se melhorar a segurança nesse casos?

2 curtidas

O buraco é mais em baixo… haha

4 curtidas

Definir limites de saques, transferências e restrições de horário para operações também são meios adicionais de proteção. Se tiver opção de biometria e validação com token cria mais camadas também.

De resto não tem muito mais o que fazer do lado do banco. No seu dispositivo você pode tentar seguir as dicas que o colega deu no outro post que o @Keaton compartilhou acima.

3 curtidas

Se quiser ir para mais extremo, é comprar um novo celular, de preferencia um iphone por apresentar mais segurança do que celulares android devido as limitações do ecossistema e da appstore, não precisar ser modelo novo, mas atualizado, deixar em casa, não usar Touch ou Face Id, somente senha, não fazer backup, e não anotar senha, desativar siri e notificações e utilizar internet movél, e deixar as notificações do banco via e-mail.
Segurança tem mais haver com o comportamento do usuário, do que com a tecnologia em se, devido que as tecnologias de segurança atuais são mais do que que suficientes para proteger qualquer usuário.

1 curtida

Pode não ser uma opção pra todos, nem a mais prática, mas os aplicativos de banco você instala em um celular ou tablet e deixa ele em casa, não no aparelho principal que você leva pra todo lugar. Se te roubarem na rua, nada será feito.

Claro, todas as dicas citadas são válidas, limite nas transações, uso de uma conta digital limitada com apenas o dinheiro necessário do dia (50 a 100 no máximo), no carro, usar o celular velho como GPS pra ficar exposto no painel, não o celular principal com Apple Pay, Google Pay, Outros Pay.

2 curtidas

os limites de saque, transações, etc. não tem muita utilidade, porque você além de poder modificar no próprio aplicativo (exceto alguns bancos que talvez deva limitar para confirmação via caixa eletrônico, que reduz para os cincos bancos principais) o cara somente precisa de uma transação para limpar a sua conta.
ter um outro banco no celular que você sai para todo lugar e levar um segundo cartão exclusivamente na função crédito, é a melhor forma de segurança financeira que a pessoa pode ter

Então…

Pelo que eu entendi na matéria, o acesso às senhas foi possível varrendo os backups das nuvens, como exemplo o backup Google drive das vítimas… Isso tem cara de pessoas que ficam fazendo backup do aparelho inteiro na nuvem…
Eu nunca faço isso, a não ser fotos no Google fotos e alguns arquivos específicos guardados manualmente.

O lance de criar PIN para o Simcard já faço tem um tempo já. No dia que eu tiver meu aparelho roubado, primeira coisa que faço é bloquear a linha do Sim card.

1 curtida

Eu não possuo nenhuma senha salva no smartphone ,nem tão menos já deixei salva em algum momento. Habilitação por digital.E vou fazer o que mencionaram aqui,colocar o app do banco em uma pasta segura-que solicita senha. No mais,o o app de banco que uso no meu smartphone é de uma conta que possuo bem menos recursos.É uma conta meramente para transações do dia a dia,alguns pagamentos. Raramente tem muito dinheiro rs! Eu não uso aplicativo do banco onde tem minha maior disponibilidade financeira. Já tive alguns transtornos no dia a dia por isso? Ja! Mas nada que me faça realmente ter que baixar o app no aparelho. Vou continuar do jeito que está…

Confesso que sou bem desleixado nesse ponto, apenas uso a biometria do celular e as senhas dos respectivos bancos.

Até essa notícia que o Keaton mandou eu sempre confiei bastante nisso, visto que no samsung pay vc autoriza com a digital e se a compra for maior q 50 reais vc precisa digitar a senha do cartão. Nos apps de banco com excessão ao picpay (só usa biometria) todos requerem alguma senha para fazer Pix ou TED; e como não anoto nenhuma senha no próprio dispositivo sempre achei seguro o suficiente, embora o ponto fraco ainda seja o SIM card.

A mesma coisa aqui… O bom é que, como o app da Caixa não funciona, vai ser difícil o assaltante tirar alguma coisa de lá kkk Até dou os parabéns se conseguir.

2 curtidas

Rapaz,o meu que não uso mais o app é justamente o da caixa hahah! .Um lixo de app!

2 curtidas

Top 10 bugs que na verdade são features:

1 curtida

Uma dica para reforçar a segurança do seu aparelho, é colocar um PIN no chip do celular, assim ninguém vai conseguir usar o seu chip em outro celular, sem ativá-lo por esse PIN antes. Tem mais detalhes explicando como fazer no manual do usuário:
https://manualdousuario.net/notinha-como-assaltantes-desbloqueiam-iphone/

2 curtidas

Essa informação estava no Tecnoblog tbm.

“Eles não tinham nenhum grande esquema de desbloqueio de iPhone”, afirmou Barbeiro. Uma vez que o chip da vítima era colocado em outro aparelho, os criminosos realizavam buscas nas redes sociais para identificar as contas que estavam vinculadas ao número da linha. Em seguida, eles procuravam pelo endereço de e-mail que a vítima usava para backups no iCloud e Google Drive, acessavam o serviço e baixavam os dados no novo celular.

Uma vez com pleno acesso aos backups das vítimas, os criminosos realizavam amplas buscas usando a palavra-chave “senha”, o que geralmente levava às informações de acesso do celular e das contas bancárias.

Com todas os dados necessários em mãos, o chip era devolvido para o aparelho furtados as contas bancárias eram acessadas e esvaziadas. Policiais ouvidos pela Folha também confirmaram que existem técnicas mais complexas que ainda estão sendo estudadas.

2 curtidas

Isso já faço há um tempo já :grinning_face_with_smiling_eyes:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.