Tecnocast 242 – Orkut e os bons tempos que não voltam mais

Eu até estava refletindo sobre isso. Agora no mês de julho/22, completarei 15 anos de vida digital. Estarei debutando, vamos dizer assim.

Mas ao mesmo tempo que completo mais um aniversário digital, a gente também se choca que a Internet era completamente diferente. O mundo tbm era completamente diferente.

As primeiras duas gerações conectadas na rede vivenciaram uma Internet que hoje não existe mais. Orkut, MSN, Yahoo Respostas, Flash Player, Ter um certo controle (ainda) dos nossos conteúdos. Esses dias, minha vizinha foi receber visita junto com o filho da visita e ambas estavam falando da fatídica queda dos apps do Facebook. A visita falou do MSN e a filha dela perguntou: O que é MSN?

Perguntam pras gerações mais novas se elas receberam alguma vez aquelas correntes de PowerPoint no e-mail delas. Aliás, será que sabem usar e-mail? E RSS, será que ouviram falar tbm? E ordem cronológica de posts? (Tá, exagerei no último, mas tá quase virando coisa do passado. Infelizmente)

Cheguei a falar em outra matéria abordando essa nostalgia, mas vou colocar de novo: O Fotolog tentaram relançar esses tempos, mas não durou muito.

1 curtida

E outra coisa que acabei de lembrar. No final de '21, no feriado do dia 15/11, eu estava usando essa camisa de quando saí do ensino médio. Aí os filhos da minha vizinha (tudo criança ainda) me perguntaram o que eram essas carinhas.

Eu falei pra elas que são “aqueles memes, tipos de carinhas são” (entendedores, entenderão), e que isso fez parte de um outro momento da internet, onde a gente dava risada e não destilava ódio que nem hoje.

Foi aí que caiu a ficha. Conheci uma Internet que já deixou de existir.


2 curtidas

Ai minha artrite. : (

3 curtidas

Essa constatação de termos conhecido uma internet que não existe mais, quando bate, traz um sentimento esquisito, né? Acho que é aquilo que comentamos no episódio: é uma falta das coisas em si (Orkut, MSN, memes clássicos, posts em ordem cronológica), mas sobretudo de uma época.

3 curtidas

Maluco, esse bebê era um clássico! :smiley:

Minha Internet começou com mIRC e eu gostava de um chat chamado The Palace, pra conversar com gringas… :smiley:

image

ICQ, óbvio, usei muito! A cada formatada, tinha q recuperar manualmente a lista de amigos…

Saudade, Netscape! :smiley:

Meu TCC na faculdade, fiz em Flash…trabalho do cão!

2 curtidas

Eu fui uma das pessoas que se recusava a migrar do Orkut pro Facebook, sempre preferi o Orkut. Mesmo assim, no último ano de vida do Orkut eu já usava muito mais o Facebook e ficava semanas sem entrar no Orkut, pois todas as comunidades que eu gostava foram morrendo. Até tentei me enturmar em outras comunidades, mas não deu certo. É por isso que não adiantaria o Orkut voltar ao ar, as pessoas não iriam usar e o site seria um limbo.

Um dia antes do Orkut sair do ar eu entrei e fiquei navegando por algumas horas, foi uma sensação gigante de nostalgia.

Até hoje tenho contato com amigos que fiz no Orkut, temos um grupo bem ativo no WhatsApp mas nunca os vi pessoalmente.

Nenhum outro site ou serviço me dá nostalgia como o Orkut.

2 curtidas

Olha aí o Metaverso já existindo antes de virar modinha :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

1 curtida

Já sei que vou suar pelos olhos de tanta saudade do Orkut com esse podcast :smiling_face_with_tear:

1 curtida

Cara, li esse trecho do teu comentário e bateu uma crise existencial.

3 curtidas

Muito legal o cast!
Orkut eu usava lá nos idos de 2005 quando fazia estágio aqui na ESALQ (Piracicaba, SP).
O que eu mais tenho orgulho daquela época foi que um dia eu ouvi falar que descobriram uma forma de criar comunidades com o nome maior que o permitido (acho que eram permitidos 30 caracteres, não me lembro bem…), aí eu sozinho, sem pesquisar nada, consegui achar como burlar isso e criei uma comunidade com um nome bem grande, que até dava uma alterada no layout da página, pois a mesma não era preparada para isso.
Foi bem legal!

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.