Sugestão de Wi-Fi Mesh

Vocês utilizam um roteador Wi-fi Mesh??? Qual modelo vocês utilizam?

Gostaria de dicas sobre roteadores wi-fi Mesh, saber se já tem alguma opção de wi-fi Mesh compatível com Wi-fi 6, e como foi o processo de configuração na sua provedora de internet (seja Vivo, Tim, Claro Net, Oi, Algar, Brisanet, ou terceiros).

1 curtida

Utilizo Multilaser Cosmo, com provedor local (conexão de “apenas” 60Mb), por causa disso a porta 10/100 (e não Gigabit) não é um problema.

Configuração: Baixei o app da Tenda, segui os passos pra ligar numa saída Lan do modem da operadora, configurei senha do Wifi e pronto. Nunca mais tive problemas.

5 curtidas

Tenho um Tenda MW3 e não recomendo.
Esse modelo é um dos mais baratinhos e não tem wi-fi 6, comprei apenas 2 pontos e percebi que preciso de 3 pra atender bem a casa toda, aí fico na dúvida se compro um terceiro ponto ou compro um kit novo e melhor com 3 pontos.

1 curtida

Tenho 3 desses numa casa de 239m² e está me atendendo super bem.

1 curtida

Tenho um kit TP-Link Deco M4 e me atende muito bem. Uso há uns 5 meses e nunca tive problemas. Eles estão conectados por cabo, então os 200Mb/s da minha conexão (provedor local) chegam em todos os pontos. Não testei como eles se comportariam conectados sem fio, então não posso informar se haveria perda de velocidade.

Antes do Deco tive um kit Twibi Giga da Intelbras. Havia instalado os pontos no mesmo lugar que atualmente possuo os Decos e em diversos momentos do dia o wi-fi ficava instável, alguns aplicativos no celular não carregavam e não conseguia endereço IPv6.

Ambos os modelos são gigabit e não possuem wi-fi 6.

Eu tô cogitando comprar o Deco M4, da TP-Link (compro com desconto pela operadora que sou cliente), o “ruim” é ele não ser a prova de futuro (já que ele é compatível só com o Wi-Fi 5, e não o 6); porém tenho facilidade em configurar junto a operadora (coisa que não tinha na Vivo Fibra, era péssimo usar um roteador de terceiros lá).

Utilizo o Multilaser Cosmo (aka Tenda MW3 e Intelbras Twibi Fast).

Tenho um plano de 200Mb de internet e devido as portas ethernet do Cosmo serem 10/100 fico limitado a 100Mb, o que pra mim não é um problema (quando eu comprei-os meu plano era de 40Mb e só fiz upgrade pq a diferença de valor era pouca).

Minha casa não é grande (144m²) e as duas unidades que tenho, mesmo no pavimento inferior, atendem a casa toda, mas com um detalhe:

no pavimento superior, onde as paredes são grossas (2 palmos de parede) a velocidade do wi-fi cai pela metade;

já no pavimento inferior, onde as paredes são de drywall, a queda na velocidade é de apenas 10%.

2 curtidas

Tenho um Multilaser Cosmo. Ele é exatamente o mesmo Tenda MW3, tanto é q utilizo até o app da Tenda, ao invés da versão modificada da Multilaser.

Gosto bastante dele. Tenho quatro pontos, mas só utilizo três. No último tenho uma perca até considerável de velocidade da internet (que, no meu caso, são 70mbps), mas ainda continua aceitável.

Ah, ele é compatível com o Tenda MW6 e caso vc precise de mais que 100Mbps das portas do MW3, pode comprar apenas um nó MW6

4 curtidas

Rapaz me interessei no seu comentário, hoje eu tenho 2 módulos Cosmo que estão limitando minha internet a 100Mbs (hoje tenho plano de 200MB), se eu colocar um nó do MW6 lá no início, esse nó vai se comunicar com os outros módulos Cosmo? por que dai eu consigo distribuir a internet na velocidade máxima pelo cabo.

3 curtidas

Bem, já vi casos assim na Internet falando que funciona e no site da Tenda, tbm diz que funciona, mas eu mesmo nunca testei :joy::sweat_smile:

2 curtidas

Mais um pro time do MW3 da Tenda. Comprei o Kit de 3 unidades e ela atende bem 3 dos 4 andares aqui do prédio de 150m2, com pequenas áreas não cobertas na frente e atrás.

Obviamente a unidade “mãe” tem a melhor performance, enquanto os filhos vão perdendo a velocidade na ponta, mesmo assim da pra usar tranquilo se você posiciona-los onde mais precisa.

2 curtidas

Sim, funciona. E o bom é que os Cosmo se aproveitarão da velocidade mais alta no wi-fi.

1 curtida

A TP-Link está migrando seus routers para o sistema Mesh: chama-se OneMesh. Você compra o routers que é compatível e os repetidor s serão Mesh.

1 curtida

Recomendo fortemente o Netgear Orbi (RBK-50). É um dispositivo tre-band com duas frequências de 5GHz - uma delas é backhaul utilizado na comunicação entre os satélites - e uma de 2.4GHz. O Gerenciamento possibilitado pela Netgear é sansacional, tanto no computador como no aplicativo para smartphone. O preço não é convidativo, contudo vale cada centavo.

Vi alguma reclamação sobre esse sistema que 2 roteadores iguais não conseguem trabalhar como mesh, tem de comprar os repetidores específicos. Não sei se foi erro da pessoa, se já corrigiram isso ou se continua assim.

No próprio site eles especificam que só pode ter 1 router.

2 curtidas

Vou comprar 1 router AX20 e 1 repetidor RE505X que trabalham na rede Onemesh, ligando eles via cabo rj45.

1 curtida

Tenda MW5. Portas gigabit e wi-fi 5,8Ghz

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.