Reprodução som ambiente

Estou precisando captar o som ambiente de uma conversa e transmitir para uma mini caixa de som ambiente, é possível? Será que poderia ser colocado o receptor na entrada USB da caixa e através do microfone o som ser reproduzido nela?

Você quer amplificar a conversa, é isso?
Um microfone bluetooth resolve, não?

2 curtidas

Xavier,
Obrigado pelo retorno. Também pensei nisso. Quero reproduzir essa conversa em uma pequena caixa de som bluetooth dessas que são vendidas na China. Vi um mini microfone que vem com um receptor que fica acoplado no celular e que serve para gravar vídeo, não sei se funcionaria acoplando ele na caixa de som para reproduzir a conversa ao vivo.
Irei precisar também reproduzir o som ao vivo de um dardo acertando um alvo, desses que se vê em pub londrino. Vejo em competições que o dardo quando atinge o alvo reproduz muito bem o som.

Imagino que esteja se referindo aos microfones de lapela sem fio com um receptor USB-C pra colocar no celular. Se for, pra usar com numa caixa de som, provavelmente só se a caixa de som tiver line-in via USB-C ou, talvez, se você usar um adaptador P2×USB-C.
Mesmo assim, microfone de lapela consegue captar sons com qualidade razoável a distâncias muito curtas, porque ele é feito para ser usado perto da cabeça. Eu chuto que o microfone de lapela não consiga captar muito bem sons cuja fonte estejam a mais de 30 metros.
Nesse vídeo aqui, na marca dos 1:40 mais ou menos ele afasta o microfone:

Como pode ouvir, a um braço de distância o volume do som que o microfone capta fica bem baixo já. E se você aumentar o volume ao máximo, o som de quem estiver perto do microfone vai ser ensurdecedor.
E eu também não sei qual a distância limite desses receptores de fato, mas no vídeo fala que se tiver qualquer barreira, a conexão se perde. Então vai depender bastante da configuração do ambiente em que você vai captar o som.

Outra coisa que você vai ter que ver é se o microfone em si é cardióide ou omnidirecional. Pra captar som ambiente você vai querer um omnidirecional. Eu sinceramente não sei se microfone de lapela normalmente é cardióide ou omnidirecional.

Enfim, vai depender do seu orçamento e da qualidade que você deseja.

Em competição eles colocam uma câmera logo acima do alvo. Eu imagino que o microfone esteja acoplado nessa câmera. E como a câmera (+o microfone, imagino eu) estão presos na mesma superfície que o alvo, a vibração do dardo atingindo o alvo é captado diretamente pelo microfone, o que provavelmente ajuda bastante na qualidade do som. Se você só colocar um microfone no lado do alvo, a qualidade do som vai ser bem inferior, fora que vai ter a contaminação do som ambiente.

2 curtidas

Muito Obrigado pela ajuda Centauro. Dessa forma que você falou, colocar o microfone no alvo para captar e amplificar o som em uma caixa pequena. O problema vai ser a música ambiente. Vou ver o que faço.

Sua melhor opção deve ser usar um microfone cardióide, que capta som vindo de apenas uma única direção. Isso deve reduzir bastante o som ambiente.
Se bem que esses microfones de lapela devem ter um alcance pequeno o suficiente pra conseguir captar o som do dardo sem captar tanto o som ambiente.

Você não quer explicar melhor o que precisa e qual é o orçamento disponível?
Talvez alguém no grupo tenha uma solução melhor do que está tentando conseguir.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.