Qual a configuração do seu PC/Notebook e por que você a escolheu?

Pergunta do título por simples curiosidade. Qual a configuração do seu PC/Notebook e por que você a escolheu? Por motivos de trabalho, lazer ou os dois? Pretende fazer algum upgrade ou está satisfeito?

1 curtida

Eu fui escolhido pelo meu pc, matei uma placa mãe de um amigo ao atualizar a bios dela, dei outra placa pra ele e fiquei com o pepino para tentar arrumar pra mim.

É uma intel 1155, consegui recuperar ela depois de 1 ano parada ao trocar o chip da bios, depois fui enchendo ela de RAM até o maximo de 32gb, um i5 que estava parada num canto por aí, uma placa de video velha, uma gt610, a unica peça escolhida com mais carinho foi a fonte, uma cx550m, queria uma fonte modular pra manter o gabinete mais limpo, e um cooler mais silencioso, pq o da intel me irritava o barulho.

3 curtidas

Eu fui comprando as peças aos pouco, demorei em torno de 1 ano para comprar todas as peças. O foco no início era para jogar, mas hoje uso mais para estudos e trabalho.

Configurações:
Placa mãe Tomahawk B450 - MSI
Fonte Corsair CX650
2x16Gb Memoria DDR4
1 SSD de 500gb
2xHD 1TB
Processador Ryzen 5 3600x
Placa de Video RTX 2060 6GB

2 curtidas

Engraçado tu abrir um tópico desses logo após eu ter doado meu PC velho de guerra e já estar nostalgico… hahaha

Antes de Sábado, tava assim:
CPU: AMD FX-6300 (Tem um poder de processamento bem respeitável, apesar de 10 anos já. nunca me deixou na mão)
MoBo: Gigabyte GA-970A-DS3P (Ela tem alguns problemas nos PCI, mas tudo bem)
RAM: Corsair Value 4GB x2 (o mais barato da época)
GPU: Gigabyte GTX 750 OC 1GB (hoje ela tá custando 2x o que eu paguei na época? wtf 8 anos já…)
SSD: Crucial BX500 240GB (promoção!)
Fonte: Cooler Master Masterwatt 450 TUF Gaming (que estava 50% mais barata que a normal, wtf? - Eu precisei passar minha Seasonic 520W desse PC pro outro PC… pq a VX450W não aguentava…)
Gabinete: SilverStone PS10 Preto. Mid tower.
Eu usava pra tudo, desenhar, jogar, EAD, internet, trabalho, virtualização e etc… agora espero que a pessoa que recebeu ele esteja cuidando dele como se fosse um filho, assim como eu cuidava. hahaha

Agora tá assim, o PC mais desbalanceado da história:
CPU: AMD Ryzen 5 5500 (Eu estava entre ele, o 4500 e o 4600GE… como o 4500 e o 5500 tavam com preços próximos e já tinha essa GTX 750…)
MoBo: Gigabyte B450M-DS3H V2 (mais barata de uma marca que eu confio que não era Ax20)
RAM: Corsair Vegeance 4GB x2 (2400MHz, dum kit com 4, tirados do outro PC…)
GPU: Gigabyte GTX 750 OC 1GB (sobrevivente)
SSD: Crucial BX500 240GB… (sobrevivente)
Fonte: Cooler Master Masterwatt 450 TUF Gaming (semi modular, com o cabo todo roteado… não quero ter de trocar ela tão cedo… só de cortar 12132 abraçadeiras…)
Gabinete: SilverStone PS10 Preto. (apesar de ser um monstro de grande, estar com um pé preso com fita isolante [qqr dia troco por dupla face], eu não troco ele. hahaha

Acho que os únicos upgrades que eu queria fazer:

  • pegar uma RX6500XT para colocar no outro PC e pegar a GTX 1650 daquele PC pra esse. ou pegar uma RX6400 que tenha o mesmo sistema de fan parado pra esse…
  • pegar 2x16GB ou ao menos 2x8GB para esse PC e devolver os 8GB emprestados
  • um m.2. haha
1 curtida

Acho que a grande maioria que monta PC hoje o foco inicial sempre é jogos, mas depois o perfil vai mudando. O meu também foi assim, montei para jogar, mas hoje uso principalmente para fazer uns freelas de design e até tô estudando edição de vídeo já.

Não seria mais interessante pegar uma RTX 2060? Acho que o desempenho extra compensaria o investimento de R$ 500 a mais, e certamente ela teria uma vida útil maior do que uma 1650.

Digo, tem um segundo PC aqui. Um 1600 AF com essa GTX 1650. (era o que dava pra comprar na pandemia… hahaha)
Mas eu quero essa 1650 por ser uma MSI Frozr 7. Fans totalmente desligados 99% do tempo. (Eu não ligo muito pra jogo no ultimo [jogo numa GTX 750 normal… hahaha]… meu irmão não liga muito pra barulho.)

Eu tenho um Dell Inspiron 5491 2n1:
image

Core i7-10510U (quad-core), Nvidia MX230 (quase um enfeite), tela Full HD touchscreen, 16GB de RAM e dois SSDs, além de leitor de digital e teclado retroiluminado.

Comprei por que eu tava precisando de um notebook novo (meu MacBook Pro 2011 13" tava arregando) e por que é relativamente atualizável (dois slots de RAM, SSD M.2 e um slot SATA, etc), além da tela FHD e do leito de digitais. Mas a bateria dura pouco e tem algumas coisinhas meio chatas.

1 curtida

O integrado do i7-10510U não é mais rápido?

Provavelmente.

Meu desktop hoje tá assim:

FX-8320E | MSI 970 Gaming | CM Hyper T4 | GTX 1070 FTW DT | 2x8GB HyperX Fury 1866MHz | Crucial BX500 480GB | WD 1TB Blue | Seagate Barracuda 500GB e 2TB | CS850M | CM K350 | Dell P2418D | Logitech G403 e F710 | Tada68

Já tenho uns 8-10 anos com essa plataforma, mas começou com um PC já montado de loja, que só lembro de ser Intel. Primeira compra foi uma Corsair CX430 e uma GTX 550ti pra proporcionar alguma capacidade de jogar. Logo depois peguei esse conjunto AM3+, lembro que escolhi porque foi muito bom o preço e a performance estava dentro do que esperava. O T4 e o K350 comprei junto pra acomodar tudo.

Acho que eu tinha 6GB de RAM logo no início, depois comprei um pente de 8GB e deixei junto com um de 4GB. Tempo passou, o de 4GB deu defeito e finalmente passei a ter 2 pentes de 8GB que infelizmente não achei da mesma cor, um é azul o outro vermelho.

Em 2016 fiz o primeiro grande upgrade, comprei uma RX470, que época boa de preços. Mineração começou a render uma boa grana, inventei de colocar ela pra minerar. Entre mineração e outras bagaceiras com cripto rendeu uma boa grana pra fazer upgrade e 2017 foi bom nesse quesito.

DLC da história

Em 2017 comprei a CS850M e a GTX1070, curiosamente esse foi o momento que me fez desgostar bastante do meu PC. Ter a 1070 e 470 juntas era um inferno, principalmente pq tinha que ajustar pra melhor eficiência de todo o conjunto. Jogar dava trabalho, não lembro que diabos de motivo, mas teve um tempo que eu jogava em uma placa de vídeo e o vídeo saia na outra, sei que eu não podia tirar vídeo direto da placa. Fora as instabilidades, ruído e calor.

Mas até que valeu a pena, ajudou a comprar os últimos itens da minha configuração, o monitor da Dell e os periféricos. Falando deles, esse monitor é IPS e 1440p, se lembro bem paguei 1150 nele, achei um ótimo preço pelo que oferece. Logitech G403 não tem muito o que falar, o controle F710 só tenho a reclamar da conexão sofrer interferência se não tiver bem posicionado o receptor, no meu caso uso um cabo extensor e consigo posicionar ele muito bem. O Tada68 foi um breve momento que quase fiquei viciado em teclados, meio caro, mas ótimo teclado, não vivo sem.

Em 2018 vendi a RX470 e meu PC passou a ficar da forma que listei. Faltando apenas mencionar um HD de 320GB e um SSD de 120GB que tá por tá no PC, não serve de muita coisa, os jogos que precisam de SSD são grandes demais, e os pequenos não têm um ganho significativo.

E notebook tenho um Asus com um I5 de sétima geração, 930MX, 8GB RAM, 256GB de SSD e tela 1080p. O mais barato com uma tela aceitável, basicamente foi o critério de escolha.

Ambos tem como função navegar na internet, estudar e jogar. Upgrades só no desktop, passar para uma plataforma recente e que faça todo uso da 1070, que sendo sincero já tá no limite pra 1440p. Mas devo demorar, jogando pouco
e o que estou pra jogar é tudo jogo leve.

Notebook é downgrade, vontade de vender e comprar um tablet, muito melhor pra estudar.

Fiz o meu textão e esqueci de citar, mas disputo esse título com meu FX 8320 e a GTX 1070.

tenho um vostro 5480:
I7 5500,
GerForce 830M,
8GB,
240GB de armazenamento,
tela 1366x768

peguei de um amigo como pagamento de dívida, ele mesmo sugeriu depois que dei meu note latitude i5 de 4ª a minha irmã para estudar na facul, e o inspiron 14z5423 que eu tenho já era, pega quando tem vontade, literalmente, pega quando tem vontade mesmo, quando tem sorte liga após apertar o botão, quando não tem demorou para pegar foi 3 dias kkkkkkk

montando um PC novamente, do zero, único que aguentar o tranco

já tem quatro peças e duas que não tenho certeza se dar para usar,

CPU I3 12ª sem vídeo,
placa mãe gigabyte de entrada,
memória kingston 3200 DDR4,
SSD 240 GB (do note) e um um HD de 1TB

a dúvida é um gabinete que só tem um slot de HD, primeira vez que vejo isso, tem um 1 slot de HD e 4 baias para colocar driver de DVD (dar para instalar um ssd parafusado na carcaça do gabinete kkkkkkk) e uma placa de vídeo que nem sei a marca GerForce 210 que por estranho não funciona com o novo processador

Se conhece alguém com uma impressora 3d tem um monte de modelos de suporte, tanto pra HD 3,5" como para SSD/HD de 2,5". Tenho 3 desses no meu servidor de arquivos domestico.

1 curtida

Tenho Helios 300 G572

i7 7700HQ
GTX 1060
32gb de ram (16 original)
SSD de 240GB (comprei depois)
HD 2tb

Comprei em 2019, não era atual na época e menos ainda hoje. Escolhi pq a promoção estava boa na época e eu queria ter a opção de ter um pc gamer CASO eu queira jogar algo q não tenha no console, q é minha plataforma principal (até pq nada vai rodar melhor numa 1060 do q num PS5).

Me atende mto bem. ùnica deficiência foi não ter vindo com SSD mas solucionei facilmente. Dificilmente faço algo mto pesado nele, MAS, se precisar, tenho a opção.

Não tenho nenhuma pretensão de trocar ele, me atende muito bem, a config sobra na grande maioria dos cenários e ta tudo caro pra kct.

diretamente, conheço não, mas perguntando, pode ser que conheça alguém

é uma boa ideia

Entendi. Mesmo assim, fica de olho, as Ventus da MSI direto entram de promoção. Alguns falam que esquentam muito, mas a minha tá dentro do aceitável até agora, batendo 82°C de pico máximo até hoje durante um upscaling de vídeo (720p para 4k).

Pra jogar:
i5 9400k
RX590
16GB DDR4
500 GB SSD nvme
2 TB HDD
Rodando Windows 11. A placa de vídeo está defasada, e o processador tá desatualizado, mas para os jogos que eu jogo tá de boas por enquanto. Esse PC é o meu consone, fica na TV da sala só pra jogar mesmo.

Internet, escritório e brincar de programar:
i7 9700k
RX550
16GB DDR4
240 GB SSD nvme
1 TB HDD
Rodando Linux (Fedora 36). Também defasado, mas sinceramente? Me atende perfeitamente para tudo que preciso.

Para brincar de h4ck3r:
Raspberry Pi 3B
De longe meu computador mais divertido. Troco o micro SD e transformo ele de servidor de arquivos em emulation station em 2 minutos.

Mobilidade:
Macbook Air 2019

2 curtidas

Estranho, esse gabinete seu é novo ou antigo? Geralmente o comum hoje é vir duas baias de 3,5". O que pega nos gabinetes novos é que os mais em conta são tudo de vidro temperado, o que mata o fluxo de ar.

antigo, só por ter baia de DVD já dar para ver de como é velho, mesmo assim, acho estranho ter somente um para HD, a impressão que tenho que esse tipo de gabinete era especifico para pirataria de filmes

Dos novos eu tinha, um da Nox com acrílico, mas vendi por 20 reais a menos que paguei e veio esse gabinete a mais como barganha do comprador

ASUS VivoBook 15 X510UR-BQ291T que vai fazer 4 anos em novembro.

CPU: Core i5-8250U
GPU: GeForce 940MX (meh)
RAM: 2x4 GB
SSD: 240 GB (veio com HDD de 1 TB)

Comprei basicamente pq era o único notebook com tela IPS abaixo de 3000 na época (comprei por ~2600).