O que vocês acham de reviews de software/apps/serviços no Tecnoblog?

Eu até já sugeri uma atualização da matéria sobre sistemas de armazenamento na nuvem (Dropbox, OneDrive, Google Drive), já que há detalhes técnicos que fogem ao usuário leigo (Dropbox e OneDrive rodam em block-level copying, reduzindo uso de banda e velocidade de upload consequentemente. Google Drive até hoje não tem esse recurso.

Coincidentemente review de jogo não me chama tanto a atenção.
Sou dos q prefere matérias mais técnicas, mas não sou o perfil dominante no site.

5 curtidas

Seria interessante ver reviews de gerenciadores de senha, financeiros, anotações, antivírus, e talvez até algo mais nichado, como programas de edição de imagens e vídeo, e programação. Pensando melhor, acho que me expressei mal e poderia adicionar serviços também.

3 curtidas

O Gizmodo Brasil (assim como sua versão original em inglês) tem alguns reviews semanais de apps e etc.

Se não me engano, tem mais uns portais que faziam spam aqui ou que foram parar no blacklist do tecnoblog por algum motivo, que também tem esses rankings/indicações semanais.

Quanto ao TecnoBlog fazer? Sei não… pode ser que atraia mais um pessoal, mas não é um conteúdo que me interesse muito.

Se rolar uns sorteios de keys eu quero. hahaha Mas se isso fosse feito com o TecnoBlog procurando, acho que afastaria alguns publieditoriais do genero… como alguns que apareceram de uma certa empresa de software que vende conversor de video.

E tem isso também.

Acho que funcionaria melhor um artigo semanal com dicas de apps e programas, a serem publicados aos sábados ou final de sexta.

Mas como sugerido mais acima pelo @Douglas_Knevitz, isso poderia ser feito aqui mesmo na comunidade pelos próprios usuários.

O problema que vejo de fazer reviews de software, é que ele foi feito para um proposito, por exemplo para poder ser feito um review confiável e completo de um software de finanças a pessoas tem que entender de finanças, para justamente ter condições de dizer se aquele software atende as necessidades de um financista ou não.

2 curtidas

Isso seria interessante, ter uma categoria só com avaliações aqui na comunidade, mas acho que precisaria ter uma moderação maior para não gerar spam/flood de avaliações inúteis, pois se deixar somente na mão dos usuários, para cada 1 review bom, teremos 10 ruins que não vão agregar em nada e só vão gerar desgaste.

Faz tempo que não entro no Gizmodo BR, mas os reviews que eu gostaria de ler são mais aprofundados que meros rankings. Seriam avaliações que o reviewer passa um tempo maior com o produto, explorando todas as principais funcionalidades do mesmo, igual o Tecnoblog já faz com gadgets. Não precisa ser hipertécnico, mas que contenha uma avaliação clara das funcionalidades e talvez um detalhe ou outro que possa agradar ou não o usuário final.

Acho que artigos de dicas não ficaria interessante, pois muitos portais já adotaram isso, aí o Tecnoblog seria só mais um. Agora reviews sérios não são muitos que fazem em PT-BR.

Sim, nisso eu concordo, mas tem certas categorias que são mais “gerais”, que podem ser relevantes para um público maior. Um exemplo são apps de 2FA, que alguns pensam que só existe o Google Authenticator ou desconfiam de outras boas opções disponíveis simplesmente por medo ou falta de conhecimento (avaliações nas lojas de apps não contam, já que a maioria só avalia quando tem algum problema)

Em relação aos publieditoriais, aí entra na parte que não seja viável no momento, mas como disse, quem sabe num planejamento futuro?

É mais ou menos isso que pensei quando sugeri. Muitas informações fogem do usuário, seja ele leigo ou técnico, simplesmente devido ao uso de apenas parte das funções do app. Ou pior: talvez aquele app que parece ser a ferramenta ideal para resolver certo problema, mas durante o uso, ele não entrega o desejado ou entrega de forma que mais atrapalha do que ajuda e que não dá para perceber durante o período de avaliação. Um bom review ajudaria nisso, sem falar que evitaria possíveis gastos de tempo e dinheiro.

Seria uma boa ideia, até para difundir mais o tecnoblog em índices de pesquisa do Google, DuckDuckGo, Bing…

Para os usuários frequente da comunidade, vou ser sincero, vai ser tanto faz, a experiência e informação acumulada ja sacia as informações do review.

Para as pessoas que tem pouca experiência, leigos ou que estão procurando informações, review em PT-BR seria muito bom, resolveria muitas dúvidas e atraia mais leitores.

Um pouco tempo aí atrás, tinha pessoas perguntado na comunidade sobre antivírus, foi uma pergunta bem genérica de qual seria o melhor, mas dúvidas é o que não falta. E se eu não tiver enganado, no final do ano, teve muita conta nova na comunidade perguntando sobre os seus problemas, para esses tipos de pessoas, os reviews ajudaria bastante.

Se der certo, a repercussão for boa, poderá fazer de software de nicho e pagos em parceria, do mesmo jeito que já fazem com gadgets.

O bom também, seria um review que pudesse ser atualizado. Que pudesse adicionar mais informações a partir de que novas funcionalidades fosse implantado pelos proprietários do software. Assim o review não ficasse parado no tempo.

1 curtida

Acho a ideia interessante, mas pra mim tem que ter um condição, tem que ser os softwares já usados pelo editores/comunidade, pq assim vão ser recomendações orgânicas e não aquelas listas socadas dos outros sites em que o editor usa o software por 30min e depois escreve uma descrição genérica.

O software tem que ser recomendado pq vc usa ele, e não usar pra poder recomendar.

1 curtida

Então a maioria vai ser de softwares Apple, pois eles usam Mac e afins. Pelo menos a diretoria…

Nem todo software é exclusivo da Apple, na verdade a maioria existe tanto pra OS X e Windows. Além disso duvido muito que editores de um site de tecnologia não tenham Windows nem como pc secundário.

Ai ja foge à sua sugestão, q é de ter reviews “honestos”, o que acho uma besteira pois, se não tem merchan por trás, o Tecnoblog é um dos veículos que melhor avalia produtos sem ter o rabo preso com ninguém.

Se for pra fazer review só do q o editor usa, então muita coisa vai ficar de fora. Duvido que a maioria dos editores aqui programe, ou use algum software CAD, ou de modelagem 3D, só pra ficar em 3 exemplos.

Não estou dizendo que é pra ter um PC só pra testar programa, eu disse que acredito que eles já tenham um PC secundário.

Aí que entra a comunidade.

Como usuário deste tipo de software há mais de década, posso afirmar com 300% de certeza que isso que você quer é impossível (ao menos nessa categoria).
Digo isso por vários motivos: eles precisariam ter na equipe pessoas com conhecimento profundo pra fazer esse tipo de review sem parecer um tutorial, esses softwares são atualizados muito frequentemente e precisariam estar sempre revisando (e por ser um conteúdo extenso demoraria muito). E sem contar que já existem milhares, milhões de tutoriais que meio que cumprem essa função de aprofundar neles, feitos por sites/canais especializados neste nicho.

1 curtida

Somos umas ~40 pessoas, moço, nem todos nós usamos Mac.
Se bobear tem um ou dois que usam Linux.

1 curtida

Tem alguém usando Solaris e algum BDS também?
Porque se não tiver review de software para pra esses dois sitemas também eu acho que nem vale a pena. : D

2 curtidas

Saudade do pessoal instalando solaris nos notebook no FISL só pra ganhar brindes.

Solaris ou OpenSolaris? Solaris é da Oracle, OpenSolaris que é open-source (also nem existe mais).

Falei do alto escalão…rsrsrsrs…pensei apenas no Higa, Mobilon, Lucas Braga e Alecrim Dourado…:smiley: :smiley: :smiley:
Eu sei q a equipe é bem maior hoje em dia…

1 curtida

Nem me lembro mais qual era a versao, mas isso foi antes da oracle comprar a Sun se nao me engano.

Eu adoraria, inclusive, reviews voltados a públicos específicos. Eu vivo procurando reviews de boas ferramentas para escritores, mas que falem um pouco sobre as utilidades reais das ferramentas. Mesmo em inglês isso é difícil de achar.

1 curtida