Notificações Push de operadora

E aí, pessoal? Gostaria de retirar aquelas notificações push de operadora irritantes que surgem, do nada, na tela do meu celular. Antes que aconteça de eu tocar em "OK" acidentalmente, e acabar contratando alguma coisa, quero me livrar.

Pesquisando nas internets, achei um site, que na seção de comentários, tinha este, com informações bem úteis. Ele também traz um link com mais informações do XDA. Basicamente ele diz para liberar a depuração USB e realizar um processo, sem root, através do prompt pelo Windows, para desinstalar os apps de serviço das operadoras.

Pretendo realizar o procedimento, mas antes gostaria de saber: é seguro? Traz algum problema? O que vocês acham?

Agradeço, desde já.

1 curtida

“pm uninstall -k –user 0 com.android.stk”?

Isso remove o SIM ToolKit. Deve resolver. Não deve brickar o celular, mas se der alguma cagada minima, só fazer um factory reset. Edit: veja o post do mbc07 abaixo.

O jeito mais garantido é…convencer a operadora a parar de te enviar spam. Esses alertas malditos usam o SIM card toolkit, e as operadoras chamam de smart message.

Rapaz,

Quando usava a operadora OI, parei com esses avisos irritantes na própria função deles; discando *880# tinha a opção de remover esses anúncios e não ter a caixa postal.

Hoje na Claro, não sei fazer isso e tenho que aguentar esse popup irritante com a notificação da caixa postal ali em cima.

Ninguém merece :sweat:

Sim, resolve. Dá pra reinstalar sem restaurar as configurações de fábrica, se necessário (pm install-existing com.android.stk), mas duvido muito alguém precisar dessa tranqueira, visto que todas as operadoras brasileiras usam esse recurso exclusivamente para enviar propagandas indesejadas.

(ah, em alguns aparelhos dual SIM é necessário desinstalar também a “cópia” utilizada pelo segundo chip – com.android.stk2)

3 curtidas

Ótimo, então, no caso, isso não afetaria os demais serviços das operadoras, como envio e recebimento de SMS?

Não. Essas notificações não tem relação com SMS, pois usam um canal exclusivo que deveria ser utilizado apenas para mensagens de emergência, por isso que aparecem como popup por cima de qualquer aplicativo (até mesmo sobre a tela de bloqueio).

Desinstalando o toolkit do SIM você estará removendo o app responsável por exibir essas popups, então mesmo que as operadoras continuem enviando propagandas para o seu aparelho atráves desse canal, ele não terá mais como mostrá-las…

4 curtidas

Err, não. Alertas de emergência tipicamente usam Cell Broadcast, que é outra coisa. No Brasil, só se usa pros indicadores de código de área (VIVO RS 54 e tal, no canal 50.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.