Monitor externo Mac Mini

Olá pessoal!!

Hoje recebi um Mac Mini M1 que comprei, porém estou tendo dor de cabeça ao usar ele.

Tenho um monitor AOC 24G2 e conectei o Mac nele via HDMI. Inicialmente funcionou muito bem, porém após atualizar para o macOS Monterey, o monitor está exibindo uma tela preta conforme a imagem abaixo.

Já troquei o cabo HDMI e não resolveu. Ao conectar o Mac a minha TV LG, a imagem é exibida normalmente.

Alguém poderia me ajudar como tentar resolver esse problema? Já passaram por isso?

A mensagem exibida pelo monitor é “Entrada não suportada”

capaz de estar setado para uma resolução que o monitor não gosta.
Já vi uns relatos dos novos Macs com M1 terem alguns problemas com HDMI.
Tenta abrir a tela de configurações do monitor (usa a TV), mantenha aberta e conecte o cabo no AOC.
Ou tenta outras coisas desse post Problems connecting an external monitor to your M1 Mac? Here's the fix! | iMore

Poxa… como assim? O cara atualiza o MacOS e o MacOS troca a resolução da tela? Pode isso?

Esse monitor é fullHD, por a caso a TV é 4k?
Esse Mac Mini tem displayport?

A TV é 4K

Percebo que nas configurações de tela, a TV está em 60 Hz. Já o monitor, o Mac joga pra 144Hz. Tento reduzir para 60Hz, a imagem volta a ser exibida pelo monitor, porém ao remover a conexão com a TV e ficar apenas pelo monitor, a imagem volta a ficar preta e a mensagem é exibida novamente

O Mac tem saídas HDMI ou Thunderbolt

Muda a resolução pra Full HD 60hz. Mas é estranho esse bug.

Mesmo colocando a resolução da saída pra TV pra Full HD, ao retirar o cabo HDMI da TV e recolocar no monitor, volta a mensagem de entrada não suportada

Se nada resolveu, melhor tu ligar pra Apple. Eles tem um bom suporte pra esse tipo de coisa, se não me engano tem Sábado e Domingo também

O Mac não tá conversando direito com o monitor e não tá acertando a resolução e frequências certas, tem de ver com o suporte se tem alguma maneira de entrar em “modo de segurança” ou “modo de baixa resolução” e acertar na mão a resolução certa.

1 curtida

Brother, HDMI e Displayport é só dor de cabeça no Mini. Comigo era muito frequente quando eu tinha um Mini Intel, tanto que abandonei o monitor e resolvi encarar o Thunderbolt Display de uma vez.

Agora anos depois, peguei um Mini M1 como o seu e um monitor da Samsung, e fui logo pro cabo thunderbolt orando pra não passar pelo mesmo problema.

E foi a melhor coisa que fiz, um ano e contando sem problema.

1 curtida

Eu uso o meu num monitor Dell 2k via Thunderbolt. Não sei se seria uma boa referência, mas vale fazer um ajuste do refresh rate, como já indicaram ou até mesmo trocar o hdmi por um modelo mais atual (tive um problema deste tipo no meu PS4)

Ou seja, não é um bug, é só a apple enfiando coisa proprietária dela goela abaixo do consumidor.
Resumindo o de sempre.

1 curtida

Eu consigo fazer o ajuste de fresh rate conectando ele na tv. Mas ligando apenas no monitor, a mensagem volta a aparecer.
Como moro em São Paulo, vou na Apple Store ver se eles resolvem

Pessoal, acredito ter encontrado a causa do problema.

O meu monitor é um AOC 24G2, segundo a fabricante, ele tem suporte a 144Hz e era essa a frequência que o Mac tava enviando. E o PC que eu usava antes usava 60Hz e nunca tive problema. Porém, após pesquisas em vários fóruns, vi que muitas pessoas receberam alguns lotes que aparecem a mesma mensagem ao setar para 144Hz (apesar do suporte anunciado pela AOC). Então fui testar o monitor com um PC e imagem a 144Hz, e curiosamente a mensagem voltou a aparecer.

Paliativamente, reduzi a taxa de atualização para 120Hz e o Mac voltou a exibir a exibir a imagem normalmente. Ao voltar para 144Hz, a mensagem de erro surge novamente.

Fica o alerta pra quem tiver esse monitor, caso tenha algum problema parecido. Aparentemente a AOC resolveu o problema nos lotes mais novos.

https://www.reclameaqui.com.br/aoc-do-brasil/monitor-aoc-hero-24-nao-funciona-em-144hz_4KEBjZe0kG1bQUlJ/

https://www.reclameaqui.com.br/aoc-do-brasil/monitor-aoc-hero-nao-funciona-na-frequencia-144hz_6u5WWE3voePjyBqB/

caraca, imagina pagar horrores por um display 144Hz e ele só funcionar em 120hz… eu devolveria. hahaha (sério)

Isso inclusive entra como vicio oculto, não tem prazo de devolução ou garantia que invalidem a reclamação, mesmo depois da garantia tu pode reclamar, e eu faria isso, exigiria a troca por um com 144HZ.

Tu mudou pelas configurações do Mac isso? teve de usar um outro monitor pra acetar a frequência?

Eu tive que conectar outro monitor pra poder fazer isso. Aí liguei os 2 simultaneamente e configurei. Só assim consegui mudar. Vou levar ele na assistência e solicitar a troca.

1 curtida

Aproveita e pede um brinde pelo transtorno.

Atualização do caso: hoje o monitor retorno da assistência técnica, segundo eles, foi trocada a placa principal. Agora está funcionando em 144Hz sem problemas!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.