LineageOS 21 é lançado com Android 14 e apps nativos renovados

2 curtidas

Sou um pouco leigo quando o assunto é sobre os’s alternativos, mas qual a real possibilidade de abandonar o android por uma alternativa assim?

LineageOS é Android.
Praticamente tudo o que roda no Android vai rodar no LOS, com excessão de algumas coisas de segurança que precisam de certificação do fabricante, como o Knox da Samsung.

2 curtidas

Antigamente fazia muito sentido estes projetos de Android alternativo por alguns pontos:

  • Era bem comum a fabricante lançar um telefone e nunca fornecer nem sequer uma única atualização pra ele!
  • Surgiam muitas novidades interessantes nas novas versões do Android e muitas delas eram incompatíveis com versões antigas. Aí pra muita gente, a única forma de ter as novidades era trocando de telefone.
  • Você conseguia dar uma bela sobrevida ao telefone.
  • Além das novidades, estas custom roms entregam muitas funcionalidades e ainda mais liberdade que não existem no Android padrão.

Mas sinceramente, não vejo muito sentido em utilizar estas versões alternativas atualmente, por alguns motivos:

  • As fabricantes atualizam os telefones por um bom período
  • Não tem nenhuma novidade relevante nos novos Androids para justificar este trampo de usar custom rom
  • Diversos apps essenciais não irão funcionar (normalmente apps de bancos e alguns apps mais enjoados, se n me engano o WhatsApp exige uma rom autêntica). Até é possível conseguir funcionar, mas é um trampo e nem sempre é garantido.

Eu pessoalmente usei custom ROM até aproximadamente 2016, depois começou a não fazer mais sentido pra mim. E cara… como era bom aquela época de descobrir novas custom roms, testar e customizar o telefone até a tampa. Hoje não tenho mais saco pra isto, só quero um telefone que funcione :sweat_smile:. Mas ainda acho fico feliz que estes projetos seguem firme.