LineageOS 21 é lançado com Android 14 e apps nativos renovados

2 curtidas

Sou um pouco leigo quando o assunto é sobre os’s alternativos, mas qual a real possibilidade de abandonar o android por uma alternativa assim?

LineageOS é Android.
Praticamente tudo o que roda no Android vai rodar no LOS, com excessão de algumas coisas de segurança que precisam de certificação do fabricante, como o Knox da Samsung.

2 curtidas

Antigamente fazia muito sentido estes projetos de Android alternativo por alguns pontos:

  • Era bem comum a fabricante lançar um telefone e nunca fornecer nem sequer uma única atualização pra ele!
  • Surgiam muitas novidades interessantes nas novas versões do Android e muitas delas eram incompatíveis com versões antigas. Aí pra muita gente, a única forma de ter as novidades era trocando de telefone.
  • Você conseguia dar uma bela sobrevida ao telefone.
  • Além das novidades, estas custom roms entregam muitas funcionalidades e ainda mais liberdade que não existem no Android padrão.

Mas sinceramente, não vejo muito sentido em utilizar estas versões alternativas atualmente, por alguns motivos:

  • As fabricantes atualizam os telefones por um bom período
  • Não tem nenhuma novidade relevante nos novos Androids para justificar este trampo de usar custom rom
  • Diversos apps essenciais não irão funcionar (normalmente apps de bancos e alguns apps mais enjoados, se n me engano o WhatsApp exige uma rom autêntica). Até é possível conseguir funcionar, mas é um trampo e nem sempre é garantido.

Eu pessoalmente usei custom ROM até aproximadamente 2016, depois começou a não fazer mais sentido pra mim. E cara… como era bom aquela época de descobrir novas custom roms, testar e customizar o telefone até a tampa. Hoje não tenho mais saco pra isto, só quero um telefone que funcione :sweat_smile:. Mas ainda acho fico feliz que estes projetos seguem firme.

Aposto que a adesão das custom ROM caiu drasticamente nos últimos anos, mas acho que é algo que não irá morrer. Atualmente não tenho nenhum amigo que usa custom rom e antigamente cerca de 30 ou 40% deles usavam algum.

11 curtidas

Nunca dei sorte com o Lineage OS, a câmera fica sempre ruim. Trava, fecha. Nunca entendi.

2 curtidas

LineageOS é a rom que menos se deve esperar grandes novidades, é praticamente o Debian das custom roms, lenta pra atualizar, lentos para postar qualquer novidade em seu blog. Até hoje usam o launcher antigo mesmo tendo uma versão mais moderna. Algumas funcionalidades do Android 14 não estão de forma total nela. LineageOS é mais usado como base para outras roms e em customização, o Lineage peca muito em comparações com outras roms conhecidas. Atualmente estou utilizando o crDroid e não pretendo mudar. Tenho um Galaxy S10+ que a Samsung simplesmente “matou” e estava tendo problema com alta drenagem de bateria, mesmo com remoção de apps inúteis que eles forçam em colocar. No fim, só a crDroid conseguiu melhorar a situação. A câmera padrão que vem não deixa a desejar não, mas estou usando uma versão da Gcam que gostei muito. Apps de bancos estão a funcionar até então e não uso root, mas dependendo do caso, pode vir a calhar.
Não sou do tipo que compra celular a cada 3 anos.

3 curtidas

Eu ainda tenho os arquivos .tar de 2017 jogados aqui. E definiu perfeitamente, antigamente era algo “divertido” e útil de se fazer, hoje em dia perdeu o sentido (pra 90% das pessoas)

2 curtidas

Não entendi direito no texto a parte do Android TV/Google TV, entrei no site e não vi sobre… seria que irão lançar versões da LOS para sistema ATV/GTV ? Se for é interessante, Poder atualizar as Mi Box largadas pela Xiaomi, e com launcher próprio sem os anúncios irritantes que a Google fica abusando de colocar na tela inicial.

Ainda existe um público alvo, exatamente por esse motivo. Usuários de Motorola, que ela mal atualiza 1x e larga.

Eu por exemplo, se não mudar pra um Samsung, vou acabar usando custom rom, já que a oficial da Motorola é uma :poop: que atualmente vive de dizer que a Interface de sistema parou, direto mesmo, quase que toda vez que desbloqueio demora uns segundos e acontece. Percebi que é como se o sistema hibernasse profundamente, aí vou usar, volta com tudo, trava e da esse problema.

O ideal sempre é já que trocou a rom, ver uma Gcam compatível que depois é sucesso.

1 curtida

As custom roms perderam relevancia principalmente pois ficam na sua maioria proximo ao android padrao google que venhamos esta levando pau de quase todas adaptações de fabricantes, antes exemplo a touchwizz era um skin sobre o android puro, hoje a OneUI trabalha codigos internos no android e deixa como deve ser fluído com o toque do fabricante o legal do android oficial alem da alta taxa de atualizacao por anos como faz hoje na samsung é ela ter o goodlock que deixa ainda melhor sem comprometer bateria e performance. No caso desta custom rom da reportagem acompanho eles desde meu S1 que ainda tenho guardado mais ela nunca resolveu seu maior problema consumo de bateria.

Com certeza, sempre terá um público alvo pra praticamente tudo.
Só q este público reduziu drasticamente com o amadurecimento de todo o meio relacionado a smartphones:

  • fabricantes entregando mais atualizações
  • o android tá maduro, com praticamente todas funcionalidades que a maioria dos usuários querem/precisam
  • não saem mais novas funcionalidades, pq simplesmente já foi feito todo o essencial, o trem tá maduro.

E ainda, tem o pessoal q usa Android em outras aplicações q n pra celular, n sei se estas custom rom são uteis ou usadas como base pra essas plataformas. Pode ser q sim, mas n faço ideia.

3 curtidas

Hoje em dia, está mais para privacidade. As principais Rooms que conheço hoje não coleta dados e não têm aplicativos da Google, Microsoft ou Meta instalado.

1 curtida

Acho que faz muito mais sentido agora do que antes, era muito aparelho de entrada que mal mal aguentava o próprio stock original, atualmente é comum aparelhos intermediarios com hardware de sobra para android, ter que trocar por não ter a versão recente e ser limitado a alguns apps ainda é um razão plausível para isso.

Sou um pouco leigo quando o assunto é sobre os’s alternativos, mas qual a real possibilidade de abandonar o android por uma alternativa assim?

Você não abandona o android, você abandona a fabricante kkkk, pra mim vale, inclusive uso, desde o 12 o android puro finalmente ficou bonito.

1 curtida

A Samsung atualiza, por que o resto, vish

1 curtida

Todos os apps de banco funcionam, se você troca de aparelho a cada dois anos é logico que não vai fazer sentido

Galaxy Tab A7 até que enfim

Eu uso a lineage MICROG.
Eu escolho o aparelho que vou comprar somente se tiver como usar a lineageos.
Foco total em privacidade.
De início é complicado mas depois que vc acostuma nem percebo que estou usando uma rom diferente. Vc já sabe quais app usar e os macetes pra burlar as restrições de alguns apps.
A bateria dura muito mais tempo pois não fica um monte de processos rodando em segundo plano enviando dados sabe lá pra quem.
Respeito quem prefere as facilidades que o fabricante oferece mas hoje não consigo usar o aparelho sem a lineageos…

3 curtidas

A ironia é que os aparelhos melhor suportados pra essas coisas são…os Google Pixel.

1 curtida

Tenho um Pixel que ganhei de um parente que foi embora, embora uso o iPhone como principal. Vou Testar o Graphene OS e soluções livres.

1 curtida

Ja fiquei muito tempo nessa de custom ROM para Android.

Usei no Sony Xperia, Galaxy 5, Motorola G3, Leeco LE 2…

Hoje estou com um A31 já faz uns 3-4 anos e a rom padrão da samsung para mim ainda está boa e consigo usar tudo o que preciso. Só sinto que o celular está devagar para algumas coisas, principalmente ao comparar com o A34 da minha esposa que é muito satisfatório de se usar.

Até pensei em me aventurar neste LOS 21, mas só de lembrar das dores de cabeça que eu tive com problemas na camera, gps, bluetooth e alguns apps que não funcionavam direito… melhor deixar padrão mesmo kkk tenho mais esse tempo não e nem paciencia