Expansão de RAM do Acer Aspire A315-41-R790

Olá, pessoal, tenho um Acer Aspire A315-41-R790. Ele vem com 4 GB de RAM e gostaria de saber se no outro slot posso colocar uma de 8, ou teria que ser do mesmo tamanho da que já vem com ele?

vc pode por 8GB sim, a única coisa que vai acontecer é que não vai ativar o dual channel

1 curtida

Muito obrigado!

Uai, dizem que não precisa ser mais do mesmo tamanho para dual channel.

Sim e não. Realmente não fica full Dual Channel, com tamanho diferente entra em Flex Channel, 8GB em Dual Channel e 4GB em single.

Dá algum problema muito grande?

Não, funciona sem problemas. Aqui com meu FX eu usei até um dia desses nessa configuração, inclusive o pente de 4GB com overclock para 1600MHz, só que o pente começou a apresentar problemas 3 semanas atrás, como já estava precisando de mais RAM comprei outro pente de 8GB, algo que pretendia fazer 6 anos atrás.

Mesmo usando essa memória de 4GB mais lenta e com latência maior, eu tinha ganhos de desempenho em jogos, não fiz testes para comparar, mas pelo menos Forza Horizon 4 foi o mais perceptível, já que agora tem lugares que simplesmente não pega 60fps. Horizon Zero Down ficou com mais stuttering, mas também pode ser pelo fato de ter apenas 8GB no sistema.

Se a placa de vídeo for suficiente para 60fps, então deve ser o baixo desempenho do single core da série do FX. (Eu tenho um FX-6300, o single thread dele é bem fraquinho)

Fraquinho para não dizer péssimo, mas antes geralmente caia abaixo de 60 quando tinha muita destruição, agora tá na casa dos 50 com o carro parado. A maior diversão é tentar tirar cada gota de desempenho dessa CPU já que a grana tá curta para um sistema novo.

Tem piores. O SingleThread dos Xeons dos kits do AliExpress são 50% piores.

Tem de esperar o dólar voltar à normalidade… isso depois das eleições americanas e fim do covid deve dar uma melhorada. (espero)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.