Conexão 300 Mbps limitada a 100 Mbps

Boa noite pessoal, blz?

Contratei uma plano de internet de 300mb feliz da vida q chegou aqui nos confins da periferia de SP, mas nem tudo são flores. Eu tenho um cabo de rede cat6 de uns 40m conectado no modem da Tim e ele vem pra um switch pra distribuir pras minhas coisas no andar debaixo.

Vamos esquecer o switch por hora. Eu uso dois roteadores da xiaomi pra wifi, um 2,4Ghz no andar de cima e um só pra 5Ghz no andar de baixo.

Conectei o de 5Ghz no andar de cima utilizando um cabo cat6 recém comprado e bateu os 300mbps numa boa, o problema foi quando desci e conectei ele no cabo de 40m que mencionei, ele fica limitado a 100mbps.

Do q eu vi, não vejo nenhuma avaria no cabo q indique mau funcionamento, alguém sabe alguma coisa q possa estar ocasionando essa perca de velocidade/sinal?

1 curtida

Pergunta: não tem nada (com placa ethernet) de 100mbps ligado na mesma rede ethernet? Se tiver, vai tudo pra essa velocidade.

Se tu tiver mais de um dispositivo, tenta conectar um lá em cima, e no outro copiar arquivos do primeiro e vice versa.

1 curtida

Ter tem.
Do modem eu saio pra o roteador de 2,4Ghz q é 100mbps. Mas ele ta em paralelo com o de 5ghz, outro cabo e tal.
Isso pode interferir?

2 curtidas

Não, só interferiria se esse roteador estiver transmitindo via cabo para outro switch ou roteador.
Além do cabo tem outra coisa diferente no teste, tipo você esta usando 2 computadores diferentes para testar, 1 no andar de cima e outro no andar de baixo?

Então blz.

Não, usei o mesmo roteador tanto em cima quanto embaixo, só realmente troquei de cabo e testei a velocidade do wifi no celular mesmo.

Esse roteador está ligado diretamente no modem? Se sim, desconecta e testa.
Até onde eu lembro, um equipamento lento deixa a rede ethernet toda lenta, mas não sei se ainda é verdade isso. (Sei que funcionava pq a gente conectava placa de rede de 10mbps na rede 100mbps do curso só de sacanagem - era curso pequeno, logo não tinha toda parafernalha, até já faliu. hahaha)

Vou testar pra ver

1 curtida

Isso tem toda a cara de não estar funcionando em velocidade Gigabit.

Confere na interface web dos roteadores/switches/etc se eles estão conectados em gigabit/1000Mbps.
Se não, talvez seu cabo esteja quebrado ou mal crimpado (um par dando problema e já vai reverter pra Fast/100Mbps).

40 metros eh muita coisa, nao. Se o cabo for meia-boca, vai sofrer com interferencias eletromagneticas nessa distancia toda.

A única certeza que tenho é q é um cabo de boa qualidade.

Não vi nenhuma config do tipo. Mas como falei, o de 5Ghz q tem suporte para gigabit funcionou na velocidade correta quando conectei ele no modem com outro cabo, o problema se mostrou quando desci e conectei ele no cabo de 40m.

Vou torcer pela segunda opção, sem saco pra trocar 40m de cabos sendo q metade está nessas canaletas da foto.

Aliás, vi que curvas fechadas demais também podem causar esses problemas, seriam essas da foto fechadas demais?

Normalmente vai estar no status, não é uma configuração, é só ele relatando a velocidade.
Por exemplo, no meu roteador ASUS
image

Não sei, mas eu não descartaria você ter rompido um fio nisso. Se você conseguir um testador de cabo, tenta, pra ver se todos os fios estão inteiros.

Esse é o cabo q ta me dando problema. Não sei se é a crimpagem

Pretendo testar esse fds, mas pelo q me lembro quando instalamos esse cabo já com essas curvas ele funcionou sem problemas

Testei o roteador com outro cabo e funcionou de boa, mesmo com o roteador de 2,4ghz e o cabo problemático na rede.


Velocidade tem, mas não tem internet, dafuq?!

Te dizer que essa crimpagem não tá me inspirando confiança por essa foto não.

A velocidade que ele reporta aí é o PHY (a velocidade da interface de rádio entre o celular e o roteador), não a velocidade da conexão.

Eu tentaria conectar outro aparelho nesse cabo pra testar (um computador ou até mesmo um roteador) e ver se fica diferente. Mas, pelo sintoma de estar limitando a 100Mbps, tudo indica que não está se conectando em Gigabit Ethernet.

Conectei o roteador direto agr há pouco e consegui a velocidade nominal.
Suspeito de alguma interferência causada pelo modem antigo que ainda estava ligado e próximo ao novo ou alguma fonte de energia q estava ligada próxima a ele

Update, troquei os terminais e nada, continuo limitado a 100Mbps.
Não sei o q fiz ou deixei de fazer da vez q consegui os 300Mbps da outra vez, mas não consegui repetir.
Creio q o cabo 6 esteja rompido em algum ponto (baseado no teste de continuade que fizemos com o aparelho adequado).

Ou seja, provavelmente vou ter q trocar 40m de cabo em algum momento.

Troca amanhã. Não empurra com a barriga. hahaha

1 curtida

Update final:
Cortei o cabo aonde eu ACHO q ele estava zuado, coloquei terminais novos e uma emenda q supostamente é da Ugreen (acho q o vendedor do ML me tapeou) e troquei o terminal que chegava no meu switch (mais de uma vez) e agora o cabo FINALMENTE está dando continuidade direito.

Acho q inicialmente era mais questão de crimpagem mesmo e não do cabo rompido, mas agora q já cortei ele no meio não faz diferença.

Não sei como ou pq, mas fiquei algumas horinhas testando os pontos de conexão em vários lugares.
Switch direto no modem pra ver se chegava a velocidade no roteador.
Depois switch no meio do cabo de 40m pro mesmo teste, e de alguma forma uma vez falhou e outra funcionou
Aí quando cheguei no derradeiro final do cabo, não ia nem a pau
Após a milenar técnica do liga desliga algumas vezes finalmente deu velocidade.

O aprendizado é: odeio redes

Acredite, até quem trabalha com isso odeia.