Como configurar corretamente roteador com repetidor?

Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Vamos ao contexto:

Tenho internet da Claro/NET 240mb de “velocidade” com Modem Humax e duas conexões configuradas 5Ghz e 2.4Ghz. Quando utilizo qualquer dispositivo na frente do modem, consigo boa conexão (nunca os 240 prometido… mas algo aceitável), mas no escritório e no quarto não. O podem está do outro lado da parede do escritório e pega legalzinho. O quarto tá depois do Escritório e praticamente a internet fica intermitente e isso tá sendo bem irritante.

Solução 1:

Para tentar minimizar o caso, pesquisei bastante e vi alguns tutoriais e comprei um TP-LINK AC1750. Rápido de configurar, poucos cliques e tava tudo bem. Deixei no corredor da casa com o mesmo nome/senha da rede original pra não ter q ficar trocando de rede. O sinal melhorou absurdamente, mas a qualidade da conexão não, e ficava caindo demais a rede (imagino q seja o dispositivo mudando do tplink pro humax).

Captura de Tela 2020-08-03 às 16.44.13

Solução 2:
No TP Link, criei mais duas redes e imaginei que ficaria mais estável. Ao conectar no iMac ou iPad ou qq outro dispositivo no TPLink, as vezes ficava MUITO rápido mas voltava e caia de novo, como se existisse uma especie de conflito. No Humax ficava na mesma situação. Com essas instabilidades, tirei o TPLink na tomada mas voltei pro problema.

Problema:
Imagino que possa ser alguma configuração errada de canais ou em um dos dispositivos. Já pensei em chamar um técnico da claro/NET e reclamar do modem, mas ele vai chegar aqui, falar q tá funcionando e cobrar a visita técnica.

Baixei o app Wifi Analyzer e printei o grafico de canais que fica exatamente assim no momento que to escrevendo esse texto. To conectado na rede 5G no escritório que apesar da navegação um pouco mais lenta, tá mais estável.


Minhas redes são 5/2.4 Casa23.

E agora ? Me sugerem algo ?

Obrigado!

Quanto a questão da velocidade não chegar perto da contratada, esses modems que a NET entrega realmente não são bons o suficiente para entregar uma velocidade como a de 240 Mega via wifi.

Só um roteador bom e recente vai te ajudar nisso.

Quanto a questão de os dispositivos ficarem caindo, é porque os pontos de acesso não suportam os padrões 802.11k, 802.11r e 802.11v, que facilitam o roaming de dispositivos entre si (agora não lembro se os três protocolos precisam ser suportados ou só algum(ns) deles).

No mais, a maneira mais simples de resolver esse problema seria com um conjunto de wifi mesh, se você estiver disposto a investir. Alguns exemplos são os Deco da TP-Link (algo que a NET costumava suprir para clientes dependendo do plano, vale a pena conferir no 10621 se eles ainda suprem e se seu plano é elegível), Google (Nest) Wifi, eero da Amazon, Velop da Linksys, Orbi da Netgear…

Quanto aos equipamentos que você dispõe (modem Humax e TP-Link AC1750), depende de como eles estão configurados.

Primeiramente eu recomendaria deixar apenas uma rede (leia um SSID).

Assumo que você esteja usando o wifi do Humax, logo ele deve estar no modo roteador, então o TP-Link deve ser configurado como repetidor. Idealmente, o TP-Link deveria se conectar via cabo Ethernet ao Humax e ser configurado no modo AP.

Não sei com seus equipamentos, mas eu tinha um roteador TP-Link e um powerline TP-Link com wifi e funcionava relativamente bem, ambos configurados com o mesmo SSID e senha.

1 curtida

O modem é um Humax HGB10R-02, né? Tenho o mesmo aqui e o WiFi dele é péssimo, muito instável, mesmo estando próximo do modem. Minha recomendação é desativar completamente o WiFi dele, configurá-lo em modo bridge e deixar apenas o roteador da TP-Link gerenciando o WiFi. Muito provavelmente o sinal dele chegará no quarto com uma qualidade satisfatória mesmo após movê-lo para perto do Humax.

Você pode manter ambas as redes de 2.4 GHz e 5 GHz com o mesmo SSID, assim os outros aparelhos se encarregariam de trocar de banda conforme a qualidade do sinal. Assumindo que o roteador da TP-Link seja um Archer C7, você também pode instalar o OpenWrt nele, que adicionaria suporte ao 802.11r (melhora bastante o roaming entre as duas redes, como o @gusta mencionou) e até mesmo ao WPA3, funções que não estão disponíveis na firmware original da TP-Link…

2 curtidas

Além das ótimas sugestões já passadas, eu simplesmente desligaria o wi-fi do modem, ligaria o TPLink via cabo nele e, mesmo que ficasse no local que está hoje (sala e não corredor), o sinal será superior ao atual e talvez resolva o problema.
Outra coisa é utilizar canais menos ocupados, como 3-4 ou 8-9, pois a sobreposição de sinais está alta.
E só complementando a dica do roteador mesh, tem também a opção do Intelbras Twibi Giga (não é o Fast, por causa da velocidade da sua internet), se não me engano é o que o Mobilon usa, e ele costuma ser mais em conta que os outros citados.

2 curtidas

O recomendado é deixar a rede 2,4 GHz num dos canais que não se sobrepõem, mesmo que mais redes estejam utilizando um desses canais. São eles os canais 1, 6 e 11 (apenas 3!). Sua rede está no canal 1.

Eu recomendaria deixar no canal 1 ou mover para o canal 6 (canais que não se sobrepõem menos congestionados), pois alterando para o canal 3 ou 4, teria interferência das redes dos canais 1 ao 6.

Num primeiro momento o canal 1 é o que faz mais sentido (mesmo número de redes do canal 6) e as outras redes estão com um sinal mais fraco que as do canal 6.

Porém, a rede OniNet também está sobrepondo-se no canal 1 (tal rede provavelmente está configurada com uma largura de canal de 40 Mhz).

Então, talvez seria melhor colocar sua rede no canal 6.

No mais, eu deixaria o roteador configurado para escolher o canal automaticamente, se tiver essa opção.

E se seu roteador tiver a opção de largura de canal de 40 MHz, deixe como 20 MHz. O espectro na sua região (e em qualquer região urbana) está superlotado para suportar canais de 40 MHz.

1 curtida

Opa, pessoal!

Vou fazer alguns testes mencionados aqui para tentar melhorar o problema. Respondendo algumas questões:

@gusta Imagino que esses modens entregues por operadora não sejam os mais confiáveis. Quando tinha TIM Live no outro ap, acabei comprando um tp-link que resolveu o problema. Uma pena que ele não funciona na net. E vou seguir sua sugestão colocando a rede 2.4 no canal. Vou ver essa questão dos 20MHz se é possível.

Infelizmente não tenho como investir em uma rede mesh agora. Mas vai ficar nos planos caso alguns dos testes não amenizem a situação.

Estou usando o wifi do Humax e ele está no modo roteador. O TP-link já tinha configurado como repetidor, mas é isso q não tá rolando.

@mbc07 Sim, é esse modem mesmo. Então, vou fazer esse teste hoje a noite desativando o wifi dele, conectando-o ao tp-link via cabo e o tp-link ser responsável por compartilhar o sinal. Vamos ver se melhora. Não conheço nada sobre OpenWrt, vou deixar mais pra frente.

@xavier É o que vou tentar fazer hoje. Obrigado pela sugestão.

Assim que finalizar os testes, coloco aqui os resultados.

Obrigado, pessoal!

tu tá usando o tp-link como repetidor sem fio? se sim esse é o motivo das quedas, o wifi do modem da net fica caindo e derrubando o tp-link.

O ideal ai seria passar um cabo até o corredor e colocar o tp-link ali e desativa o wifi do modem da net, não sendo possível, a segunda opção é seguir o que falaram e colocar ele junto do modem e desativar o wifi do modem.

Pessoal, dando um feedback a todos que me ajudaram:

Tentativa 1:
Desliguei o wifi do modem da NET e liguei ele via cabo ao TP-LINK que ficava no inicio do corredor (não no meio, como mostra meu desenho na primeira postagem). Apesar de melhorar a estabilidade, a velocidade continuava baixa.

Tentativa 2:
Seguindo a tentativa 1, mudei o modem pro modo bridge. Ele reiniciou e ai a internet caiu. O TP-link assumiu o 192.168.0.1 e ele ficou no 192.168.100.1 mas a internet não funcionava. Nem ligando o computador via cabo direto no modem rodava.

Tentativa 3 e Solução:
Voltei a deixar o modem em modo router e a internet voltou. Desliguei o TP-link, liguei o wi-fi do modem e segui a dica do @gusta de mudar os canais da rede - utilizei o app Wi-fi Analyzer para indicar qual canal seria melhor - e principalmente reduzir a largura da banda pra 20 MHz. Eles estavam em 40 e 80. Com isso consegui resolver o problema. A internet nos últimos 3 dias se manteve estável e venho conseguido ótimos velocidades no quarto, no escritório e outros cantos da casa!

Vou deixar assim mais alguns dias e se realmente ficar estável, vou vender o TP-LINK.

grande abraço a todos

A conexão pode estar instável por:

  1. Conflito de SSID (fora do protocolo mesh isso é caótico)
  2. Conflito de DHCP (idem)

Só lembrando que minha dica de reduzir a largura de banda de 40 para 20 MHz se aplica apenas a rede de 2,4 GHz, pois nessa rede há apenas 3 canais que não se sobrepõem (o 1, 6 e 11). Na rede de 5 GHz eu voltaria a rede para 80 MHz se tiver essa opção.

Sobre o seguinte trecho

Para colocar o modem da NET no modo bridge (pelo menos com esse modem que você tem), primeiro você precisa configurar a porta WAN do roteador para receber o IP por DHCP (ou modo Cabo).

Depois é preciso plugar o cabo de rede na porta LAN 1 do modem e na porta WAN do roteador. Feito isso, você precisa redefinir o modem para as configurações de fábrica e então configurar o modem no modo bridge (precisa desligar o wifi do modem também).

Eu tive o mesmo problema quando configurei meu modem em bridge e fazendo esse procedimento funcionou.

Mas eu acho que não compensa o trabalho se já conseguiu fazer funcionar

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.