Youtuber Gesiel Taveira denuncia deep fake com propaganda falsa

3 Likes

Quem acredita em acesso vitalício a internet por R$184, qualquer que seja o provedor, tá implorando pra levar golpe. Sei que tem uma galera leiga, mas tá muito na cara.

9 Likes

O grande problema está nas pessoas que não tem conhecimento digital ou que possuem baixa renda e acreditam que é uma oportunidade única/imperdível. Se não houver penalização dos envolvidos em criaram/disponibilizaram esses materiais na plataforma (afinal, elas vieram de algum lugar onde uma ou mais pessoas estão envolvidas), continuarão fazendo vítimas.

12 Likes

Sempre evitei de por imagens minhas na internet justamente por causa disso : pessoas se passando por outras.

Agora com IA, vai ficar pior ainda.

6 Likes

Gesiel versão caipira do interior de minas kkk

3 Likes

Pois é, o povo mais simples geralmente é mais inocente. Porém o problema é que até pro povo mais simples deveria ser óbvio… se eles pagam, digamos, 59 reais/mês por acesso à internet… como algo que custaria 3 meses seria vitalicio? É só questão do minimo de lógica… Só se o pessoal estiver achando que é tipo TV pirata…

Mesmo que haja, e espero que haja, os outros vão continuar fazendo. Esse tipo de coisa dá lucro com pouquissimo trabalho. Quando um vai preso, outro começa.

As plataformas de propaganda é que deveriam filtrar esse tipo de coisa, seja por IA, seja por verificação manual.

1 Like

Essa semana apareceu várias vezes propaganda no YouTube do Marcos Mion falando sobre essa “promoção” do Mercado Livre, dava pra ver que a voz era fake mas procurando na internet já vi que tem gente postando no Reclame Aqui falando do Mercado Livre, quando nem se tocaram que caíram em golpe. O pior é o Google/YouTube não fazer nada, ou demorar demais, pra derrubar essas propagandas

3 Likes

É mais complexo do que você pensa. Existem problemas simples que as pessoas não conseguem resolver por falta de conhecimento sobre aquilo, onde recorrer ou porque não há alguém para dizer dos riscos. Às vezes acham que tudo que está na internet é para trazer facilidades.

É difícil ter o mesmo senso crítico se não temos as mesmas vivências/experiências. Sempre existirá a possibilidade de sairmos prejudicados por algo que pouco dominamos.

Sim, mas… se tu olha as ofertas MENSAIS de internet, ai do nada chega uma custando 2~3 meses que é vitalicia. Quando a oferta é demais, né… é só questão de parar dois segundos e pensar. Mas se tu for afobado, tu cai nessas.

Cansei de denunciar ao Instagram anúncios fraudulentos criados por IA e que utilizam a imagem de figuras públicas.

Sabe qual foi a resposta do Instagram em todas as vezes? Pasmem: não encontraram nada de errado e os anúncios denunciados por mim não violam as políticas da rede social.

2 Likes

certezas que todas essas denuncias, nenhuma passou por verificação humana, todas automatizadas

3 Likes

O colega @Luhkas comentou algo interessante, mas eu já penso diferente, eu acho que a maioria cai no golpe mesmo por ganancia, R$ 100,00 ou R$ 200,00 para um Internet vitalícia é bom de mais, mas a pessoa quer acreditar que se isso realmente acontecer a quantidade de dinheiro aplicado é muito menor que a recompensa, é o puro suco da ganancia e vontade de sair ganhando, mesmo se na cabeça dela é algo inviável para a empresa, ela vai ter que cumprir.

Para mim é o mesmo comportamento das pessoas quando observam um produto precificado totalmente errado e bem abaixo do preço, a maioria das pessoas que conheço tem conhecimento dos produtos que consomem ou desejam consumir além de realizar pesquisas antes de adquirir o algo novo.

Como alguém está visualizando um “peça publicitaria” nas redes socias sem ter algum conhecimento prévio do preço que paga da sua propria Internet? Se não paga, vai contratar sem perguntar o motivo do vizinho ou o conhecido não está usando o mesmo?

São muitos questionamentos para apenas a ideia de “Internet vitalícia”, é uma mistura de acreditar que a empresa vai ter que cumprir, preguiça de pesquisar e se perder dinheiro é muito pouco comparado com o premio.

Tem um caso que uma empresa foi obrigada a cumprir a oferta, Black Friday.

Lembrando que é minha opinião, pode ter algum dado na Internet refutando minhas crenças.

2 Likes

Geralmente as pessoas não gostam do assunto, até mesmo pela influência e deturpação que fazem sobre esse debate, mas quando se fala em regular as mídias sociais não está se falando em censura, mas em combater exatamente esse tipo de coisa, e aí tem várias big techs fazendo lobby contra porque financeiramente não é interessante para elas, ainda mais nessa época de crise dos anúncios em que andam passando.

Acontece que para as plataformas tanto faz, elas estão recebendo dinheiro para isso e isso para elas é o que importa, já que jamais seriam responsabilizadas pelos absurdos que veiculam sem uma regulação clara. Se tira todos os anúncios fraudulentos do Facebook, por exemplo, sobra o que? Instagram também está lotado de anúncios desse tipo, e o YouTube nunca ficou atrás nesse ponto (só lembrar da Betina dos milhões, que virou meme na época). Twitter, do tão aclamado Elon Musk por boa parte da comunidade tech, só piorou essa situação depois que virou X, quem está na plataforma já percebeu. Alguns anúncios são claramente fraudulentos, como esse, onde fizeram esse absurdo com o Gesiel, outros são mais na linha da Betina, coisa bem produzida, mas cujo conteúdo é só balela para te fazer comprar curso ou investir em sei lá o que.

2 Likes

Eu deixei de ter pena de certas vítimas em determinados golpes faz tempo

1 Like

Uma coisa que entendi é que já estamos em Cyberpunk 2077, tirando os excessos, culturalmente já estamos.

Perfil low profile em rede social, VPN e nextdns é obrigado pra dizer bom dia, esse é o destino de todos os influencers e por muitos anos pessoas vão cair em golpes até que se atualize o golpe

Eu vi muitos, influencer e políticos sendo vítimas de deep fake (é bem notório a falsificação, mas para idosos incautos cai sim), aí falta a plataforma entrar e banir, só vi em anúncios do Facebook, denunciei todos.

1 Like

Quando usava o facebook, a maioria dos ads eram fraudulentos. Sempre denunciava e apareciam mais ainda (provavelmente porque eu olhava por mais tempo pra denunciar). Uma piada pronta!

1 Like