YouTube trava em HD ou Full HD com plano de 15 Mb

Olá, tenho o seguinte problema: uso plano banda larga 15MB e tento assistir vídeos no YouTube em HD ou full HD, mas não consigo devido aos constantes travamentos quando selecionado nestas opções!

O que há de errado? Pode ser o roteador? Ping? Latência etc?

Devo deixar claro que utilizo DNS Cloudflare 1.1.1.2/1.0.0.2 para mitigar os efeitos de ping e latência; no geral, resolve, porque reduz razoavelmente quando feito os testes de velocidade!

De qualquer forma, quais soluções devem ser feitas a esta situação?? Deixem aqui neste tópico (óbvio)!

Não dá pra saber sem ter informações básicas sobre a tua rede, como roteador, operadora, tipo de rede (Fibra, Rádio, Coaxial, DSL ou a gambiarra da rede Metro/PacPon), se fez teste pelo cabo, quantas pessoas utilizam o WIFI, se não tem vizinho usando a tua internet…

DNS só te dá o IP de determinado domínio, não tem ligação com latência em conexões diretas com IPs (jogos, testes de conexão…) ou de domínios com a resolução DNS cacheada. Até ajuda na navegação, mas não tem efeito em testes de velocidade, pois a latência é verificada pelo IP.

1 curtida

@Francisco, seguintes observações: em casa, de 4 a 5 dispositivos conectados (nenhum vizinho utiliza devido à segurança minimamente reforçada); roteador Multilaser 150Mbps “N” RE047 (aquele de 1 antena); provedor local do bairro.

Vamos ao básico, esse problema acontece em qual equipamento, pc, celular, tv ou outro? Esse problema se repete em outros dispositivos? está conectado por cabo ou wifi?

testa a velocidade de download baixando essa iso e diz quanto foi ela http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-7.0.iso

1 curtida

Seguinte: segundo relatos de 2 usuários conectados via smartphone, conseguem assistir YouTube em HD; na Smart TV vai normalmente em full HD. O link que postou está baixando (aparentemente demorará um pouco para baixar).

Observação: conectado por Wi-Fi. O link postado baixei, mas não foi possível abrir o arquivo.

Fiz o teste de velocidade via App Speedtest. informações abaixo:

O arquivo não é para abrir, é para olhar a velocidade de download dele enquanto baixa e se ela é constante ou fica oscilando. O speed test nem sempre é confiável, até pq é um teste rápido.

Aparentemente o problema é com o teu celular e não com a internet.

1 curtida

Olha, apesar da demora por conter muitos MB deste arquivo, aparentemente não oscila tanto! Quase constante. A causa pode ser o roteador? Exemplo do roteador: download (8) download (7)

Dispositivos assistindo ao mesmo tempo?
Qual o modelo dos aparelhos?

1 curtida

Em média, 4-5 dispositivos. Modelos dos aparelhos: Samsung Galaxy J5, " " Galaxy J5 Metal, Moto E4 Plus, Smart TV Philco Full HD 39 polegadas e LG L20.

Então, 15mbps é suficiente pra 1 ou 2 pessoas (eu mesmo usei assim até pouco tempo). Mas à medida em que vc acrescenta dispositivos fazendo streaming ao mesmo tempo, 15mbps vai virando gargalo.

Considere aí o fato de serem aparelhos já com 5 ou 6 anos, onde as atualizações de app vão consumindo cada vez mais RAM e deixando poucas sobras pra transmissão de vídeo.

3 curtidas

Então, 20MB seria suficiente para 4 ou 5 dispositivos conectados?

Já consideraria algo como 35mbps.

O problema é que seus aparelhos estão bem defasados.
Tente assistir os vídeos em 480px.

2 curtidas

Até que ajuda, porém, é chato assistir vídeos 480p — sem ser desumilde! Creio na possibilidade de culpa do roteador! Dei o exemplo lá na resposta anterior. Caso mude para a versão 300Mbps (daquele de 2 antenas), ajudaria na solução do problema??

Creio que não, Já utilizei 100Mb em um roteador da tplink com especificações semelhantes, não passava toda a internet via wi-fi, mas era mais do que suficiente para todo mundo aqui acessar sem problemas que não fosse cobertura do sinal.

1 curtida

Quantos dispositivos conectados à época?? Penso que, quanto mais alcance, possivelmente melhor aos demais dispositivos conectados!

Normalmente são 4 celulares conectados, 3 deles geralmente estão assistindo algo, em alguns momentos também o notebook conectado. Mas na época já tive uns 10 dispositivos conectados nele, e o único problema que ocorria era perda de pacote quando tinha muito tráfego no roteador, dava pra sentir um pouco mais lenta a navegação, mas não chegava a ponto de ter que diminuir a qualidade do YouTube, sempre assisti em 1080p.

1 curtida

Você atualmente utiliza roteador Gigabit? Penso em mudar de provedor para melhorar um pouco (não sou assinante, porém, o titular está quase concordando). Parece que o provedor utilizado parou no tempo (apenas suposição).

Infelizmente não, coloquei o roteador que o provedor fornece, que é um Tplink C20. Fico limitado pra transferência de arquivos na rede interna, mas a rede sem fio ficou melhor agora, maior alcance, não há perdas de pacote se eu puxar toda internet e também maior velocidade. Se tu conseguir mudar de provedor pode ser uma boa, já passei mais de um ano em um provedor esperando que eles melhorasse, só recebia desculpas e resolveu quando passei pra outro.

1 curtida

Ok. Muito bem. Caso mude para outro provedor, o mínimo seria de 20MB por R$50 (por esse valor, é pago pelo 15MB). O atual contratado tem um grande diferencial: suporte 24/7, inclusive feriados, das 08h as 22h. Desconheço se o futuro pretendente faria o mesmo, porém, viria fibra óptica FTTH — fibra até a casa do cliente de ponta a ponta.

Comodato: ONU GPON + roteador Wi-Fi 4 (n) 300Mbps, caso assine 50MB, vem na versão dual-band – 2,4Ghz e 5Ghz. Tentador… o que acha??

Pra usar uma velocidade baixa com tanta gente dividindo ela e não ter problema só se colocar um roteador com bom controle de banda, ai ele não deixa ninguém se adonar de toda a velocidade da internet.
Acho que vale a pena trocar por uma internet mais rápida do que ficar gastando com roteador novo e fica fazendo malabarismo com a velocidade de internet.

1 curtida