YouTube suspende senador americano que criticou máscaras contra COVID-19

Tem gente que reclama da “ditadura das big techs” e defende ditadura do Estado. Como entender essas pessoas?

3 curtidas

Perai deixa eu entender uma coisa, o senador fala uma verdade cientifica comprovada, e é calado por dizer a verdade? É isso mesmo? Se a própria OMS diz que a mascaras de panos não são suficientes eficientes contra o covid. Que mundo doido estamos vivendo.

4 curtidas

Verdade científica? A OMS defende uso de máscara inclusive de tecido e recomenda apenas que em regiões com alta incidência com a variante Delta use uma segunda máscara(opcional). Não existe nenhuma publicação científica analisada por pares e publicação em revistas sérias dobre a idiotice de não usar máscaras.

Mas onde eu disse para não usar mascara? As recomendadas pela OMS; N95 e PFF2.
Pode ir no site deles ou procurar um mundaréu de reportagens que eles só defendem a N95. Eles não recomendam nenhuma outra. Alguns links do porque disso.
No penúltimo e no ultimo link para a própria recomendação da OMS em que diz o porque que mascaras de tecido não funcionam.

1 curtida

Tanto na matéria da BBC quando do G1 (que por sinal são exatamente a mesma) que você postou o link diz:

E a orientação da OMS que tem no site do governo de SP é uma orientação desatualizada, de março de 2020.
No site da OMS a mais atualizada é de dezembro de 2020.
https://apps.who.int/iris/rest/bitstreams/1319378/retrieve
Nessa orientação a OMS inclui um guia de quais fatores devem ser considerados na fabricação de máscaras de tecido (fabric).

E a OMS diferencia
-Respirators, que são as N95, FFP2 ou PFF2;
-Medical mask, que são as máscaras cirúrgicas; e
-Fabric mask, que são as de tecido.
E a OMS recomenda tipos de máscaras diferentes para situações diferentes, sendo que existem situações onde as de tecido são recomendadas. Claro, não quer dizer que nessas situações onde as máscaras de tecido são recomendadas as de tecidos devem ser usadas mas sim que nessas situações uma máscara de tecido deve ser o suficiente.

O principal ponto contra as máscaras de tecido é que elas não são reguladas por autoridades de saúde locais.

Mas:

Por fim eles dizem que:

Mas não usam essa conclusão para desaconselhar o uso desse tipo de máscara pelo público em geral em qualquer situação.

1 curtida

Consta novas orientações sobre como usar máscara reencarnados inclusive de tecido, no site da fiocruz e na OMS a mesma recomendação para uso de máscara caseira, N95 ou similar. No caso de tecido todas as publicações aconselham em regiões com variante delta o uso de máscara dupla.
Recomendo antes olhar site da Fiocruz, OMS(direto) e secretarias de saúde. E
Logo a fala do médico republicano e puro fake
Quanto a matéria sobre a Europa não remcomendar o uso de máscara de tecido isso se dá por dois motivos básicos: tem máscara n95 para toda a população e por conta da variante Delta ao invez de usar máscara dupla detectei use a
N95 ou similar.

1 curtida

Exatamente e por isto que a OMS recomenda o uso de máscara dupla(ou seja dias máscaras sobrepostas uma em cima da outra) e principalmente em países pobres a OMS até oferece moldes para a produção.

1 curtida

Na própria matéria diz ‘‘A agência ainda adverte que usar duas máscaras de tecido ao menos tempo pode oferecer certos riscos, já que poderia dificultar tanto a respiração do usuário que, muitas vezes, precisarão retirá-la para conseguir recuperar o fôlego… - Veja mais em OMS publica nova série de recomendações sobre uso de máscaras de tecido - 03/03/2021 - UOL Notícias’’.
Esse é o problema, ao mesmo tempo que ela faz uma afirmação logo em seguida ela a desfaz.
Quanto a eficiência das mascaras de pano uma coisa não muda, o tamanho do vírus é de 5 micrometros e somente mascaras medicas que conseguem barrar esse tamanho. Tem até essa parte por um biomedico ‘’“Para a proteção contra essas partículas (aerossóis), as máscaras de pano não funcionam. Então, ao entender a importância da transmissão por aerossóis, você reforça a importância de máscaras de melhor qualidade, bem vedadas ao rosto e com boa capacidade de filtração”, diz Mori.’’ Pós-doutorado na Faculdade de Medicina na Universidade de Vermont, Mori explica que a defesa do uso de máscaras com maior nível de proteção é reflexo de um progresso no conhecimento em relação às formas de transmissão do vírus, e não de uma característica específica da nova variante de coronavírus.
Na realidade parece que as mascaras de pano são usadas mais para tranquilizar a população do que ser realmente efetivas, você confiaria em ser operado com um medico usando mascara de pano ou mascara cirúrgica?

Ninguém recomenda que um médico use máscara de pano durante a cirurgia, mas mascara cirúrgica é a mascara usada na maioria das situações médicas.
O uso de máscaras de alta eficiência de filtração entre médicos é usada em situações onde há alto risco de contaminação por aerosóis, não para uso cotidiano nos hospitais.

Tanto é que em salas cirúrgicas os médicos usam máscara cirúrgica.

De novo, a OMS recomenda o uso exclusivo de N95/PFF2/FFP2 ou melhor apenas para casos específicos.
Em outras situações a OMS recomenda pelo menos máscara cirúrgica.
E ainda em outras situações a OMS recomenda pelo menos máscara de tecido/não-médica.

De novo volto a dizer, a função das mascaras é tanto tentar proteger de se contaminar quanto de contaminar os outros essa é a função de uma mascara, mascaras cirúrgicas são usadas em todos os procedimentos médicos assim como luvas e não somente em operações como na foto desse artigo da Wikipédia, e que inclusive as pessoas que estão aplicando vacinas não estão seguindo a recomendação básicas de se utilizar luvas para aplicação de vacina, esse é um requisito básico para não disseminar outras doenças tanto para quem aplica quanto para a outra pessoa que esta recebendo o procedimento.
Se você mesmo diz que a OMS ‘‘De novo, a OMS recomenda o uso exclusivo de N95/PFF2/FFP2 ou melhor apenas para casos específicos.
Em outras situações a OMS recomenda pelo menos máscara cirúrgica.
E ainda em outras situações a OMS recomenda pelo menos máscara de tecido/não-médica.’’ como pode ter certeza que vai funcionar? O vírus não vai perguntar qual é a situação que você se encontra, o vírus tem 5 micrometros e mascaras normais que não sejam N95/PFF2/FFP2, não são eficientes é uma questão de física de aerossóis nada muda esse fato. E não adianta por mais camadas de tecido para tentar aumentar a eficiência se você começa a ter que fazer mais esforço para respirar e vai ficar ajeitando a mascara toda hora e vai se contaminar uma hora ou outra, perdendo o significado da função da mascara.

Tem gente que adora o paninho na cara, só porque é feio ou chato.
Imagina se a população em geral pode comprar as máscaras que mais protegem com essas certificações aí, que diga-se de passagem, são bem caras. Agora imagina se pudessem, não sobraria nenhuma delas para quem realmente precisa, pessoas em tratamento contra o câncer cuja imunidade está baixíssima e qualquer vírus ou bactéria pode realmente prejudicar ou os médicos que estão na frente de batalha contra todo o tipo de doença e também precisam do máximo de proteção ou pessoas idosas ou com várias doenças auto imunes que a covid pode realmente matar (apesar de que estas já foram vacinadas e estão mais protegidas, vide os índices de óbitos por covid despencando vertiginosamente), por exemplo.
Acho um absurdo uma chamada big tech definir o que é certo ou errado quando tudo ainda está sendo investigado pela ciência, não abrem espaço para o debate, para a experimentação e para todo o esforço na procura de uma solução definitiva para isso, simplesmente decidindo o que vale ou não de acordo com as “políticas” deles. Gostaria sinceramente de saber quem são os sujeitos por trás disso, devem ser muito sábios né?

Em tempo, acabou de ser anunciado que em novembro poderemos até não precisar mais de máscara nenhuma, que Deus ajude.

1 curtida

Existem situações onde o risco de infecção é maior do que em outras.
Aerosóis contaminados com o vírus não é uma realidade em toda e qualquer situação.

Se você pegar a orientação mais recente da OMS vai ver que eles colocam uma tabela com explicando o cenário, o motivo de se recomendar a máscara, qual máscara recomendada e por ai vai.
E para um cenário comunitário, fora de um ambiente médico tem situações onde a OMS acha que máscara de pano (construída seguindo as orientações da OMS, óbvio) oferecem proteção o suficiente.

Ou seja, dizer que a OMS só recomenda máscaras N95/PFF2/FFP2 não é verdade.

Desculpe, mas situação mais perigosa do que transporte publico eu não conheço, onde 50 pessoas estão amontoadas, então novamente digo que mascaras que não sejam as recomendadas no meio medico não vão conter ou controlar o avanço dessa epidemia.

Veja que nessa tabela tem os casos de uso de cada tipo de mascaras, mas pergunto na tabela de situações mostra oque estou dizendo desde o primeiro post, depende da situação mas a situação é a mesma para todas elas, não faz sentido algum. Na tabela mostra também que você precisa ser especialista em saber a situação em que se encontra e na qual você pode ou não se deparar, ambiente bem ventilado? distancia de 1 metro se o vírus é aéreo deixa de existir corrente de ar que vai ultrapassar essa distancia? Shoppings onde o sistema de ar condicionado nem limpo é quanto mais filtros biológicos são utilizados? Escolas? Restaurantes onde você entra de mascara mas pode comer sem mascara? Qual é a logica disso?

Pessoas de menos de 60 anos sem enfermidades estão morrendo do mesmo jeito, então todas essas recomendações são de uma arbitrariedade sem tamanho que desafia a ciência, logica e física.

“Aerossóis contaminados com o vírus não é uma realidade em toda e qualquer situação.” como não se o vírus é aéreo? Então em qual situação não seria?

“Ou seja, dizer que a OMS só recomenda máscaras N95/PFF2/FFP2 não é verdade.”

Em vez deles terem a coragem em dizer o obvio que mascaras de pano não funcionam como devem, ficam trocando pela palavra “Recomendações”.
Que não tem mascaras para todos e pelo valor das que funcionam nem todos podem ter é obvio, mas passar informações contraditórias ou como hoje se gosta de falar muito isso sim “Fake News”, isso sim é criminoso.

E como a OMS se comportou e se comporta sendo ela um órgão criado para essa função especifica fica cada vez mais claro uso financeiro e politico por parte desta instituição que deve ser reformulada por completo com reais cientistas e não políticos como é o caso do presidente da mesma.

O meu ponto é que o seu argumento de que o senador foi suspenso porque falou algo corroborado pela OMS não se sustenta porque a OMS não corrobora o que o senador disse.

Agora se você concorda ou não com o que a OMS corrobora são outros quinhentos.

Como eu disse não é porque a OMS diz algo que se torna imediatamente uma verdade, visto que a interesses tanto políticos como orçamentários nessa situação.
Quanto a situação do senador, mostra um problema mais grave veja do porque que ele foi suspenso do youtube:
" O político recentemente afirmou em uma gravação que a maioria das máscaras, especialmente as de pano e tecido, não protegem contra a COVID-19. O YouTube entende que foi violado o trecho específico das [diretrizes de comunidade]"

Opinião baseada em fatos é quebra de diretrizes da comunidade?

e o cara tá errado ? mascara de pano é um lixo mesmo

1 curtida