YouTube remove fake news sobre câncer e atualiza suas políticas de saúde

Copiam tanta coisa, poderiam copiar mais uma.

A ferramenta de notas da comunidade do Twitter é bem mais útil pra conter desinformação do que ficar censurando as coisas. As pessoas que acreditam nessas maluquices vão continuar acreditando sem que o contraponto seja colocado na mesma intensidade da mentira. Censurar não ajuda em absolutamente nada.

1 curtida

Desculpa puxar essa carta, mas tu já teve parente diagnosticando com câncer na família? Minha mãe morreu disso. A doença não é só física, é também psicológica — afetando também os familiares.

Remover conteúdos desinformativos e notícias falsas sobre uma doença grave e tão destruidora como câncer não é censura. É proteger gente altamente vulnerável de cair no papo de gente mau caráter — chamar de maluca é elogio. É o certo a se fazer.

Você realmente acha que uma pessoa que está entrando na terceira etapa de uma quimio está psicologicamente bem? Que vai ligar para uma “notinha” do Twitter (que nem fica em uma posição fácil de visualizar) ou no YouTube dizendo que o assunto é falso? Vivemos na era da pós-verdade e manter conteúdo absurdamente falso e prejudicial amplia esse momento de gente que ignora fatos para dizer “ah, é tua opinião”.

Cara, tem vídeo de gente falando para tomar VITAMINA C e parar com tratamento de radioterapia. Remover um conteúdo assim é censura? Óbvio que não. É o mínimo. Uma pessoa que faz uma coisa dessas é criminosa.

2 curtidas

Não câncer, mas já tive familiar com doença grave acreditando em mentira, que não, não será extirpada porque censuram uma ou outra.

É muito mais útil, mas muito mais útil mesmo, que a verdade venha acompanhada dessa mentira. Pessoas que acreditam nessas coisas não vão atrás da verdade se ela não for escancarada na frente dela.

No Twitter mentira não se cria mais. De lado nenhum. Eles conseguiram resolver o problema deixando todo mundo contar a verdade ao invés de simplesmente tentar censurar supostas mentiras.