YouTube pode ganhar limitador para prevenir "vício" em Shorts

Seria mais fácil se eles facilitassem o ocultamento de shorts.

Por enquanto a única opção é abrir o navegador e clicar em ocultar a sessão de recomendação de shorts, isso faz o YouTube parar de recomendar shorts por 30 dias, depois é necessário fazer isso novamente…

Pelo aplicativo não tem como ocultar, ao tentar ocultar o app diz que entendeu que você quer receber menos shorts, mas ele continua recomendando.

3 Likes

Enxergo um fator adicional de “redução de custos” nessa abordagem aí. Rolagem infinita significa constante uso de banda dos servidores deles. Por um lado, gera receita, através dos anúncios e/ou das assinaturas, mas por outro, gera carga constante, além da maior dificuldade em detectar atividade automatizada no Youtube, como o de downloaders e clientes third-party (mesmo que a própria Google faça atividade automatizada com o Gemini e atue como “third-party” para sites, “roubando” o tráfego que legitimamente iria para um blog/site e gerando demanda insaciável por parte dos crawlers da LLM).

Google e demais empresas estão pouco se lixando com o bem-estar alheio, com problemas com “vícios” e etc. Na realidade, essas empresas se beneficiam dos vícios consumeristas. Um supermercado ou shopping center, por exemplo, geralmente não têm janelas para a rua, e botam músicas de fundo, na intenção de que o consumidor perca a noção do tempo, já que não há referência da claridade e sons externos… e isso gera uma “rolagem infinita no mundo físico”: o “zanzar infinito” pelo mercado/shopping que só é interrompido quando se nota que a hora passou através do fechamento das lojas/balcões.

Mas o zanzar infinito tem seus contras para a empresa: desgasta os pisos e as escadas rolantes, suja os filtros do sistema de ar condicionado, gasta água com os banheiros, daí existem medidas como fechar às 22h, senão, por eles, os estabelecimentos funcionariam 24 horas por dia (e os funcionários explorados também). Custos similarem ocorrem para a Google, ByteDance (TikTok), Kwaishou (Kwai) e afins que, por eles, entregavam somente anúncios infinitos e não o conteúdo que as pessoas buscam.

2 Likes

Eu desinstalei do YouTube justamente por causa disso, ficava horas e horas e perdia a noção do tempo. atualmente só acesso pelo navegador pelo Firefox, aí para completar instalei uma extensão que bloqueia anúncios e outra extensão que bloqueia todos esses shots. Zero problemas até o momento.

Tu não precisava ter instalado esse bloqueador de anúncios, o YouTube tem a assinatura Premium, que não mostra anúncios.

4 Likes

No smartphone eu uso o NewPipe e no PC uso o Freetube. Zero shorts e propagandas. Só consumo conteúdo de canais que sou inscrito ou que pesquiso para um fim específico. Pra mim foi o único jeito de não virar um escravo do algoritmo.

3 Likes

Bem lembrado… Né

1 Like

É terrível você abrir o youtube e já aparecer um short daqueles que você nunca pediu pro algoritmo indicar.

2 Likes

“vicio em shorts”, gente, o que é isso? Sejamos donos de nós mesmos, por favor. Tenho pavor de gente quando chega pra mim e fala que gasta horas por dia em redes sociais, seja tiktok ou instagram. Tá mais que na hora de todo mundo ser autosuficiente ao ponto de gerenciar o tempo bem, ler um livro, aprender algo novo ou crescer na vida.

1 Like

Caso tiver TV com GoogleTV, use o SmartTube. Sempre recomendo ele e é muito bom.

Quero muito que teu comentário tenha sido ironia, porque se não for… não é possivel kkkkk

1 Like