YouTube Music x Spotify

Olá amigos da Comunidade Tecnoblog.
Eu tô com um sério problema se assim posso falar. Tudo começou quando minha mãe passou a adotar o YTM depois do trail e cadastrou o mesmo no meu cartão de crédito, pois a mesma não possiu. Já eu, utilizo o Spotify a uns 4 anos, então acaba que tô pagando dois serviços, o que da mais do que um plano familiar, ela já tentou usar o Spotify e não se adapta pelo simples motivo do YTM ser muito mais eficiente em encontrar as músicas que ela costuma ouvir. Gostaria de ler aqui quem usa o YTM e abandonou o Spotify como foi o processo, e se vale a pena migrar.

PS: desculpem o textão, é o meu primeiro!

No meu caso é complicado opinar sobre um e outro. Comecei a usar o Spotify pra valer mesmo faz uns 2 anos, quando um amigo meu pegou aquele plano família e dividiu entre o pessoal, me incluindo no esquema. No começo não gostei do Spotify pelo simples fato de achar ele muito “burro” na hora de me recomendar músicas. Mas depois fui percebendo que o burro na verdade estava sendo eu por não saber que precisava “ensinar” o programa sobre o meu gosto musical. Resultado: hoje uso bastante o Spotify e as playlists de Daily Mix geralmente são sempre bem assertivas em me recomendar o que eu gosto de ouvir.

Já com relação ao Youtube Music, minha experiência começou logo que lançaram o serviço. Como ele é oferecido de “brinde” junto com o Youtube Premium (esse serviço sim me interessa bastante), acabei dando uma olhada na novidade, mas até hoje nunca consegui cair de amores pelo YTM. Sinto falta do Daily Mix que tem no Spotify, e a interface dele eu acho muito colorida/chamativa com aquelas capas aparecendo em toda a parte. Mas também não posso dizer que o serviço seja ruim ao todo; no meu caso ele já conhece bem o meu gosto musical, visto que eu sempre tive o hábito de escutar música pelo Youtube. Então, é bacana quando eu coloco uma música para tocar e ele já sugere na sequência várias outras que eu curto.

Hoje, estou usando o Spotify só porque não pago nada por mês. Mas, se o meu amigo resolver cancelar o plano ou, por qualquer motivo ele não puder mais compartilhar com a gente, provavelmente vou acabar ficando com o YTM (atualmente estou pagando aquele plano de estudante do Youtube Premium + Music) e tentar me adaptar com ele. Só voltaria para o Spotify se o YTM se mostrar muito, mas muito ruim mesmo. Recomendo a você que dê uma chance ao Music e veja se ele vai te atender de forma ao menos semelhante a do Spotify.

1 curtida

Obrigado pelo seu relato OP. Isso me ajudou bastante agora. Eu particularmente não uso muito o YT, então o YTM seria o meu principal.
Eu vou cancelar o Spotify e testar o YTM por uns meses.
O Daily Mix é muito bom, e consegue me entregar o que quero ouvir, já o radar de novidades não é tão legal quanto deveria, mas acaba que vindo até umas músicas legais.
Mais uma vez agradeço seu relato!

1 curtida

Eu usava Spotify desde que tinha sido lançado no BR e mudei pro YTM a algum tempo. Tinha uma playlist bem grande no Spotify e a migração dela foi meio complicada, mas depois disso foi bvem de boa. Tenho alguns pontos que não gosto do YTM. Um deles é não ter App pra Windows. Não tenho problema com internet, mas eu gosto de ter minha playlist baixada e disponível de forma fácil e isso não é possível no YTM. Outra coisa é um funcionamento bizarro no celular onde eu preciso ficar sincando minha playlist offline e em viagens eu não posso simplesmente abrir a playlist. Eu tenho que ir em Downloads e abrir a playlist por lá pra poder ele tocar as músicas offline. Se eu abrir a playlist direto ele vai fazer streaming normal o que pra mim é bizarro.
Mas ai tem uma parada que compensa e muito na minha visão. Acervo virtualmente ilimitado se comparado ao Spotify. Uma versão obscura de uma música, ou uma banda recente ou pouco famosa com toda certeza está disponível no Youtube(Consequentemente no YTM também)e nem sempre no Spotify. A pesquisa do Youtube não precisa de comentários também que é algo absurdo. Então no geral estou muito satisfeito com o YTM.

2 curtidas

Obrigado pelo relato OP. Eu acabei assinando o YT Premium já que consequentemente vem o YTM junto, porque minha mãe gosta muito. Já consegui migrar umas playlists. Obrigado pelo aviso sobre ir na playlist que já está baixada hehe. Sim, o acervo do YT é surreal, principalmente quando você curte uma versão de música X do artista que ao vivo ficou melhor do que a gravada em estúdio, isso o Spotify não supre. Achei bem legal o App no YTM e espero me adaptar ao máximo, já que são quatro anos consecutivos de Spotify.

Eu usava o Spotify há mais de 3 anos, um belo dia eu me frustrei com tanto anúncio no YT que resolvi assinar o Premium por 6 meses grátis (pela vivo) e jurava que não pagaria após o período de avaliação. Tentei voltar a usar o YT com anúncio depois dos meses gratuitos do Premium porém não aguentei nem uma semana e acabei assinando novamente, dessa vez pagando pelo serviço. Como o YTM estava incluso no plano fui migrando aos poucos do Spotify pra ele. Hoje eu uso o YTM apenas porque está incluso no pacote, logo deixei de assinar o Spotify para economizar grana. Eu admito que prefiro o Spotify, ele tem mais integração em diversas plataforma e já minha opinião é mais otimizado. Porém acabei ficando com o YTM pra não precisar pagar por dois serviços

2 curtidas

O acervo do YT Music é monstro. Qualidade do áudio muito boa. App OK. Resumindo: deixei de pagar Spotify e não sinto diferença alguma que me fizesse voltar à usá-lo. Acho que vale para quem não conhece, experimentar o YT Music.

1 curtida

Eu fiz a migração do Spotify pro Youtube Music e posso te dizer que foi bem tranquila.
No processo usei o serviço https://www.tunemymusic.com/ para transferir as minhas principais playlists (por conta de uma limitação das APIs do youtube music, existe um limite de transferências por dia. Se tiver muitas coisas para transferir, irá precisar fazer o processo durante vários dias).

Outro ponto negativo na mudança foi que perdi a integração do Spotify com o Amazon Echo dot. Para isso, não achei uma solução direta e atualmente o que faço é conectar o celular via bluetooth no echo.

1 curtida

Eu com certeza vou sentir falta da interação do Spotify com o Playstation, porque em determinados jogos eu curto ouvir um som a interação do Spotify com o Playstation é ótima!
O YTPremium tá sendo muito bom, mesmo não usando muito antes, agora tô dando mais atenção. Mas tô me adaptando.

O YouTube Música tem um acervo de músicas maior do que o Spotify. Mas ele peca por ter um número menor de músicas licenciadas.
O Spotify possui um número bem maior de músicas licenciadas. As propagandas do Spotify free ocorrem em menor quantidade do que as do YouTube.
Só queria um jeito de assinar o YouTube Premium de um modo mais fácil.

1 curtida

Quanto a isso, usuário do chrome ou edge pode instalar o site como um aplicativo (abre em janela separada, sem as barras do navegador) ou, que eu recomendo, usar o Youtube Music Desktop App, um cliente de terceiros com interface em português e com diversos recursos úteis (integração aos controles de mídia do Windows, miniplayer, iniciar no logon, entre outros).

3 curtidas

Você poderia optar pelo Kotas, não!?

uso Spotify desde 2016, já experimentei o mês grátis do YouTube Music mas não consegui me adaptar com ele não (ele não é ruim) só não me adaptei mesmo, o Spotify ganha por enquanto por ter mais integração com outros serviços.

1 curtida

Rapaz, eu sou de escutar bastante música e de variados ritmos e sempre consegui me virar no Spotify, por mais que o client desktop seja bugado, os recursos gerais do serviço me prendiam de um jeito que nem Deezer ou outro app de música me tirava dele.
Só tinha um problema, não tem todas as músicas que escuto. Haviam músicas que estavam em conflito judicial, mas estão em outras plataformas, músicas vazadas que nunca foram lançadas e várias outras situações. Foi aí que decidi mudar para o YouTube Music, lá é terra sem lei e até dá pra fazer upload.

No YouTube Music senti falta de vários recursos do Spotify. Vou até fazer uma lista.

  • não tem crossfade
  • modo offline é podre (e eu poderia falar muito mais do que isso)
  • poucas playlists do YTM (mesmo com a atualização que chegou agora com novas playlists personalizadas)
  • o loading das músicas não é feito antecipadamente, como ocorria no Spotify, daí trava com mais frequência
  • a sugestão de músicas não aparece em todas as playlists
  • falta modo offline no pc

Enfim, faltam diversos recursos que nem tô lembrando agora. O app parece abandonado. Na comunidade do YTM fizeram uma lista (que eu complementei) e acho que ela já tem um ano e nenhum dos recursos chegaram.
Alguns recursos até besta, que creio que nem são difíceis de serem desenvolvidos.

Só continuo por talvez sentir falta de algumas músicas, além de até agora não pesar tanto, e também na esperança dos novos recursos chegarem.

2 curtidas

Eu usei também um serviço (acho que esse mesmo) pra transferir minhas dezenas de playlists.
O que eu não gostei foi que ao converter ele selecionou várias músicas nada a ver, parece que nem pesquisou pelo artista, só pelo nome da música (ex: Ed Sheeran - I’m a Mess). É também colocava vídeos ao invés de músicas na minha playlist.
Transferi tanta playlist com tantas músicas que até hoje tô tendo que consertar essas coisas. Kkkkkk

Lembrei agora que não tem todos os álbuns da Beyoncé no YouTube Music. Achei um absurdo. Kkkkk Uma das artistas mais escutadas mundialmente.
A Google deveria parar de ser mão-de-vaca e pagar mais que nem o Spotify. Kkkkk
A sorte é que dá pra pegar as músicas faltantes pelos vídeos upados por outras pessoas (e também fazer o próprio upload).

1 curtida

Se você for o tipo de pessoa que não escuta músicas mais “raras” ou artistas de plataforma exclusiva ou que não tá totalmente no Spotify (tipo Tim Maia), talvez sirva pra você apenas se os recursos “frufru” do Spotify não forem muito importantes.
Senão, melhor permanecer mesmo no Spotify, até hoje considero o melhor.

Agora vou parar com os textões. Kkkkkkk

1 curtida

Experimentei esse app pela sua recomendação e foi uma grata surpresa. É o único que consegue fazer scrobble do Last Fm. Não faz ideia de como me ajudou!

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.