YouTube-DL volta ao GitHub e gera mudança em política antipirataria

Originally published at: YouTube-DL volta ao GitHub e gera mudança em política antipirataria – Internet – Tecnoblog

GitHub revisou caso e liberou o repositório do YouTube-DL após concluir que ele não viola a lei americana de direitos autorais

RIAA tendo a negativa que merece. Se acham os “todo-poderosos” e que podem mandar e desmandar em qualquer lugar.

E vai ser um bom precedente pra evitar as “arbitrariedades” que eles (RIAA) obrigam empresas a fazerem de “fechar primeiro e investigar depois”. Quer dizer, fechava e nunca mais voltava mesmo se quem foi prejudicado provasse que não infringia direito já tava tão atolado na avalanche que não tinha força pra se reerguer depois.

6 curtidas

Essa ação do Github mostra que a plataforma tolera a pirataria.
Ativadores do Windows e do Office estão hospedados lá e o Github não remove esses ativadores, no caso o HWIDGEN, o KMS38 e o Microsoft Activation Scripts.
A decisão do Github no caso YouTube-DL mostra que a plataforma estaria disposta a defender pirataria de plataformas de empresas concorrentes da Microsoft, a dona do Github, criando um fundo de 1 milhão de dólares para a defesa dos criadores do YouTube-DL.
Será que a comunidade da pirataria irá apoiar o Github?

1 curtida

Isso porque a Microsoft é dona do Github. Como o Github colocou um fundo de 1 milhão de dólares para a defesa do youtube-DL, já dá para ver que a briga entre Github e às detentoras de direitos autorais não será fácil.
Semana passada houve a derrubada de ferramentas que burlavam a Wildwine DRM no Github e nos repositórios da web. Mas digo que há muita pirataria no Github: os ativadores do Windows e do Office estão hospedados por lá.

Esse é um dos motivos que o Linus Torvalds não utiliza o Github

Não usa? Um dos maiores repositórios de software opensource lá é dele.

2 curtidas

Há 8 dias teve uma edição em um dos repos dele. Acho que ele parou de usar durante esse 7 dias, hein?

Calma aí, tem ativador do Office? Ou ferramentas de uso do próprio sistema kms do windows?

Fiquei confuso se isso é pirataria.

Tem sim. O Github hospeda o Microsoft Activation Scripts, um programa que ativa as versões mais recentes do Windows e do Office gratuitamente. Isso para mim é considerado pirataria.

O youtube-DL por definição é uma ferramenta pra baixar vídeos do YT. Agora se o conteúdo que é baixado tem copyright aí é outra coisa. O que foi demonstrado e que o Github apoiou é que a ferramenta pode (e é muitas vezes) usada para baixar conteúdo que seja do próprio criador e/ou conteúdos que não tem copyright definido e/ou estão listados com licenças permissivas como a Creative Commons.

Se fosse assim o torrent seria uma ferramenta para pirataria por definição. Mas cada vez mais tem empresas importantes usando o protocolo pra obter mais velocidade e menos sobrecarga em seus serviços, como a Blizzard, por exemplo.

A analogia burra que eu sempre faço a respeito de assuntos assim é a do martelo. O martelo é uma ferramenta. A utilidade dele é feita por quem empunha.

Agora quanto a programas notoriamente usados para burlar esquemas de licença como os que você citou, é simples: denuncie o repositório. Não precisa de uma organização pra isso.

O Linus usa o Github como repositório secundário e para projetos menos importantes. O repositório principal do kernel fica hospedado em outro lugar.

Aliás o próprio Linus é quem criou o GIT porque nenhum outro programa de controle de versões de software se adequava à forma como o kernel era desenvolvido.

Mas então qual repositório ele usa como principal que eu não tô sabendo? Ele é bem ativo lá no GitHub

Esse é o principal. Github é espelho.

https://git.kernel.org/

1 curtida

Interessante. Ouvi dizer que ele não aceita interação de outros lá no GitHub e tem um uso bem limitado, mas ninguém nunca me falou desse outro git do kernel.

Filho… o YouTube-DL não faz pirataria sozinho, não é P2P, nada. Ele apenas serve para baixar vídeos, dos quais muitos são (legalmente falando) legais. Se o usuário quer fazer coisa ilegal com ele, problema do usuário. Tu não pode, nem deve, culpar a ferramenta pelo seu uso… facas não foram feitas para esfaquear pessoas… mas são usadas para isso.

Se a Microsoft, como você mesmo notou, dona do GitHub, tá pouco se importando com ferramentas para piratear o Windows, seu próprio sistema operacional, o que vão fazer… ?

Facas também. hahaha

Se a Microsoft, a maior interessada em evitar isso, não faz… Não é possível que eles não saibam disso. Sério.

Finalmente alguém pra devolver o tapa da RIAA.
Extremamente satisfatório.

A RIAA e a MPAA são um câncer que se vale do lobby para policiar a internet mundial. Nunca me esqueço quando fecharam o Megaupload, em que muitos usuários perderam milhares de arquivos pessoais e completamente legais hospedados lá.

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.