Xiaomi prepara RAM virtual na MIUI para expandir memória do celular

Quem lembra do ReadyBoost do Windows? Espero que aqui seja diferente.

Se ficar bom essa função da Xiaomi ele deveria ser automática e não manual. Quero ver quais vão ser as desvantagens na pratica.

É impressão minha ou isso é a boa e velha memória swap?

4 curtidas

Os celulares android já usam um truque pra aumentar a RAM, é um módulo do Kernel Linux que compacta parte da RAM, alguns androids com ROOT (descobri que dá pra fazer sem root também). permitem também fazer swap.

1 curtida

Sim, é a Swap proprietária da Xiaomi.

RAM virtual: recurso que poderia estar presente nativamente no Android!

Silêncio, os jovens engenheiros chineses estão descobrindo a memória Swap.

3 curtidas

Espero que isso seja uma solução visando lançamentos de aparelhos com menos RAM e não pros aparelhos intermediários pra cima, que são lançados com 4GB ou mais de memória RAM.
Ou será estão preparando isso visando a longevidade dos seus aparelhos?

Nenhuma das alternativas creio eu. Provavelmente é para reduzir custos e controlar melhor a supply chain.

E meio que se caminha para não existir mais a distinção de memória do sistema, de memória RAM. No futuro poderá ser uma coisa só, a medida que as velocidades das memórias estão subindo exponencialmente. E outras alternativas é reduzir espaço interno condensando mais componentes em um único bloco. O que acaba reduzindo custos.

Nos processadores de celular a memória RAM é integrada no mesmo circuito do processador/gpu, igual é nos processadores M1 da Apple?

Já sai da fábrica da Snapdragon com CPU+GPU+RAM no mesmo módulo?

O que acontece hoje é que a memória RAM e a ROM são empacotadas no mesmo pacote, mas são tratados isoladamente, não como uma memória unificada do sistema

O M1 tem tudo no mesmo SoC. Eles não estão dentro, mas ligados por “uma ponte”.

1 curtida

É nativo e vem ativo em todos os Android.

1 curtida

Como ativo-o?

Tá… eu fiquei na dúvida na sua frase… então no caso de processadores de celular a memória RAM não está no mesmo SoC do processador, correto? Ou é igual ao M1?

O da Apple é até feio, que fica parecendo que fizeram uma “gambiarra” para colocar a memória no mesmo SoC.

Foto do M1 pelo iFixit:

O que eu quis dizer é que no caso do M1 existe uma ponte no SoC para fazer essa memória unificada. No caso dos smartphones em geral, a ROM e RAM estão dentro do mesmo pacote, mas não necessariamente dentro do SoC, e não são tratadas como uma memória unificada.

Essa questão da RAM virtual, não é a mesma coisa que memória unificada. Em teoria esse recurso da Xiaomi é uma gambiarra de software. E ela nem é a primeira a fazer isso, teve outra chinesa que já fez.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.