Se fosse um celular de entrada, eu até entenderia. Agora 2500 reais sem 5G? Ridículo.
Samsung já vende celular de 1300 com 5G a muito tempo.
Curioso, o valor está longe de ser de entrada. No meu mundo ideal, acho que todo celular deveria ter NFC, 5G e começar com armazenamento a 256 gb.
Desova de chipset antigo.
Na verdade é descaso com o mercado.
Isso explica a Xiaomi oferecer 6 anos de atualizações de segurança e 4 anos de atualizações importantes do Android para Redmi Note 14 4G (matéria GSMarena), enquanto a versão 5G vai receber somente 2 anos. Devido a maior demanda e vendas da linha 4G. Inclusive o mercado cinza brasileiro vende o Redmi Note 14 4G 8/128GB por R$ 999 em 10x sem juros (peguei por R$ 938), o aparelho esta bem rápido/fluido, faltando o NFC, bateria com boa autonomia, carregador de 33W incluso, de resto, o desempenho em multitarefas, jogos e responsividade do sistema, superar um Samsung Galaxy A35, mas as câmeras do RDM14 4G chega perto do Galaxy A15.
Tecla SAP ativada: “As redes de varejo nos sinalizaram que há a possibilidade de ludibriar o povo brasileiro de baixa renda a comprar o telefone”
A regra é simples: Se vende, é porque há quem compre e não reclama(talvez), porém o fabricante está olhando apenas para o próprio umbigo ao invés de se preocupar com a experiência do usuário.
Hoje em dia já não deveria vender mais nenhum telefone sem NFC e 5G.
Exatamente!!! Super entenderia um Galaxy A0x lançado só com 4G, pq ficaria na casa dos R$800~R$1.000, agora por R$2.500? Absurdo o preço pra um aparelho 4G!!!
Esqueceu um detalhe complementar @_leo: “…a comprar o telefone, em 24x no “carnezinho gostoso”, pagando 4x o valor real do aparelho!”
O Brasil mal tem cobertura 3G que preste até hoje, imagina o 5G então.
5G por aqui só serve pra drenar bateria do smartphone, e falo isso tendo um aparelho top de linha que suporta a tecnologia e o “privilégio” de morar em São Paulo, onde em teoria a cobertura e velocidade do 5G são excelentes. Deixo a configuração dos dados móveis do chip sempre no 4G, senão a bateria vai embora em minutos, e o 4G me atende super bem.
Tenho minhas ressalvas sobre o 5G, mas NFC e 256GB eu concordo demais. Hoje um Spotify da vida chega a ocupar dúzias de GB, dependendo de quantas músicas a pessoa tem baixadas.
Cobertura 4G é maior que a cobertura 3G, e não é por pouco.
GSM e 3G são tecnologias legadas a esse ponto, as operadoras estão doidinhas pra se livrar o quanto antes.
Menos a Claro…que fica limitando VoLTE pra pós pago…
Postei e saí correndo…
Inclusive, pode me corrigir @evefavretto se eu tiver errado, principalmente por causa da TIM, pois, diferente da Vivo e Claro, que investiu pesado em 4G, mas tinha muita “rede legado”, a TIM cresceu sua cobertura nacionalmente a base do 4G, por isso inclusive que foi a primeira compatível com o VoLTE (antes da VIVO ser amplamente compatível, e a Claro, que limita até hj só aos planos pós-pagos, e só se solicitar a ativação)!!!
O Brasil nem ta coberto de 5G ainda, fora que o 5G do Brasil é falso, e tem lugar que nem pega, o 4G pra mim funciona em todo lugar, então 5g ainda é uma realidade distante , faz sentido ainda continuar sendo vendido
Mais ou menos, a cobertura 4G de todas é maior que em 3G, pelo menos em cidades.
ERRATA:a Vivo cobre mais cidades em 3G, mas a diferença é de umas cento e poucas.
E a Tim supostamente cobre todas as cidades
Pela minhas viagens pelo interior dos estados do Brasil 2024/2025, a cobertura 2G e 3G dominava os interiores de Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, aonde o 4G esta fora de cobertura nas cidades com 3mil a 12mil habitantes, aonde o sinal 4G LTE nestas cidades era de enfeite, a velocidade ficava abaixo da HSPA/HSUPA do 3G. Em consulta, as operadoras alugava suas torre entre se, aumentando a latência de conexão, falta interesse das operadoras em micro/nano cidades dos interiores do Brasil, porque o custo de investimento é maior que do lucro, além do licenciamento com os municipios para instalar os equipamentos, diria que não investiram o necessário no 4G LTE para limpar o 2G ou 3G nos proximos anos, vai demorar outros 5 anos, se o 6G não chegar para atrapalhar o 5G no Brasil.
Todo dia saem o malandro e o otário de casa, quando eles se encontram, sai negócio.