Xbox Series X: Microsoft dá detalhes sobre cartão de expansão de 1 TB

Originally published at: Xbox Series X: Microsoft dá detalhes sobre cartão de expansão de 1 TB – Jogos – Tecnoblog

A velocidade de leitura do cartão no Xbox Series X será de 2,4 GB/s

só acho que 2tb, ainda mais com jogos em 4k, não será suficiente, terá que fazer vários malabarismos para ter alguns jogos, deveria vir 2 no padrão e pode aumentar para pelo menos 4

Concordo que 1tb como padrão é pouco, porém acrescentar mais memória deixaria o custo do console mais elevado para consumidor final, que pelas especificaçoes já irar ser bem caro

Ao invés de uma entrada PCI Express, deveriam ultilizar o USB 3.1 tipo C.

O USB C tem velocidades máximas de até 10Gbps, alcança correntes altíssimas e com uma conexão direta com o processador (Como a Thunderbolt faz) daria inclusive pra acrescentar uma GPU externa no futuro.

E por ser um padrão aberto e de fácil uso, aposto que muito mais gente iria se interessar.

10Gbps é metade da velocidade alcançada pelo SSD do console, a Microsoft certamente quer que o usuário tenha uma experiência exatamente igual tanto com o SSD interno, quanto com o externo.
Porém, acho que o console deveria ter sim, pelo menos UMA porta tipo C. Todo mundo (ATÉ A APPLE!!!) mudando pra USB-C e a Microsoft nada.

1 curtida

De fato, me enganei. Confundi 2,4GB/s como 2,4Gbps.

Contudo, o USB-C usando o protocolo Thunderbolt (ao invés do protocolo USB 3.1), por exemplo, chegara a 40 Gbps, o que se torna o dobro da velocidade alcançada pelo Microsoft atualmente.

De fato! Uma porta USB-C abre muitas possibilidades para o futuro, como um acessório VR, uma GPU externa ou até mesmo um SSD estilo esse q a Microsoft tá fazendo.

Pessoal, vocês estão se confundindo demais. Primeiro, USB type C é só o conector na ponta, o principal é a versão do protocolo rodando ali. No USB 3.1 (ou USB 3.0) geração 1, o limite de velocidade é 5 Gbps (650 MB/s), que na prática considerando os overhead etc atinge uns 450 MB/s ±, na geração 2 o limite é 10 Gbps (1.25 MB/s), que vai ser atingir 1.1GB/s na prática, aí existe o USB gen 2x2 (nome horrível), que vai até 20 Gbps, os SSD atingem 2.4 GB/s (felizmente em SSD não adotaram as medidas em Gbps), então só se usassem o USB 3.1 gen 2x2 pra chegar perto das velocidades. Na prática eles estão fazendo um conector PCIE fisicamente diferente, mas continua sendo 4 vias PCIE (e por ser zen 2 deveria suportar até PCIE 4.0). O problema do thunderbolt foi a Intel querer royalties muito altos no começo, agora o padrão não foi muito pra frente.
Quem quiser mais detalhes tem em USB 3.2 Speed Comparison & Drive Benchmark | Everything USB

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.