Xbox Series X e S baixam de preço mas lojas não devolvem diferença

Originally published at: Xbox Series X e S baixam de preço mas lojas não devolvem diferença – Jogos – Tecnoblog

Microsoft reduziu preço do Xbox Series X e S após corte no IPI de videogames; lojas não confirmam reembolso da diferença de valor

Não entendo essa frescura de comprar um produto antes dele estar disponível, ainda mais se não há qualquer vantagem ou desconto, mas enfim.

E Amazon é Amazon, né pai, a empresa tem outra mentalidade e respeito com o consumidor, ao contrário das empresas brasileiras.

7 curtidas

Basicamente exclusivismo desnecessário. Mas possivelmente porque é o estoque disponível no momento e demoraria a sair a venda novamente.

3 curtidas

Pra você frescura, pra quem adquiriu a garantia de não esperar o lançamento e não conseguir comprar.

3 curtidas

Pior que a Amazon devolve mesmo, já recebi vários estornos da diferença de coisas que comprei e no outro dia cairam de preço

O melhor a fazer é procurar em loja física mesmo no dia 10 de novembro. Até pq as pré-vendas só despacham o console no dia do lançamento. E dependendo do estado, vai saber que dia chega.

Por que não consulta o Procon para saber se a loja é obrigada a devolver o valor?

Porque a loja seria obrigada a devolver a diferença? A Amazon e pelos relatos que li, a Magalu também, vai devolver por cortesia, mas que eu saiba ela não é obrigada a fazer isso. Se a loja não aceitar reembolsar o cliente, é se contentar ou cancelar a pré-ordem.

E quem não quis esperar e comprou em uma loja que não fará o reembolso vai pagar mais caro, não vi vantagem nenhuma. Eu já fiz pré-compra de alguns jogos, mas só porque vinha a trilha sonora e alguns extras como bônus. Eu nunca compraria antes do lançamento se não tivesse vantagem nenhuma como no caso dos consoles.

3 curtidas

ela não é obrigada, já que a loja pode cobrar o preço que quiser por um item

Nunca entendi comprar em pré-venda algo que só vai ser despachado no dia do lançamento.

Já fiz uma compra na pré-venda, mas foi de um iPhone nos EUA porque ele é enviado antes e no dia do lançamento ele está na sua casa. No meu caso chegou às 9h da manhã do dia do lançamento. Isso sim é uma pré-venda que faz mais sentido.

4 curtidas

Pq elas devolveriam? Pra quem não sabe a redução do IPI não foi retroativa, então as lojas pagaram o preço antigo pelo aparelho. Provavelmente vamos ver redução nos preços quando uma nova remessa for adquirida pelos revendedores. Também é possível que nem chegue em algumas lojas por causa do dólar que não para de subir

2 curtidas

Eu não sei se existe alguma legislação que obrigue as lojas a devolverem.

E eu não sei como é feita a coleta do imposto em caso de pré-venda, se ela ocorre apenas no ato da entrega do produto ou no ato da compra em si. Se for apenas no ato da entrega do produto, a MS poderia repassar o desconto retroativamente para todas as pré-vendas.

Claro que mesmo se esse for o caso, as lojas ainda não precisariam devolver a diferença porque a loja pode cobrar o quanto quiser, mas devolver a diferença pro consumidor serviria como uma boa jogada de relações públicas.

Quem comprou pagando o preço anterior antes da XboxBR oficializar a redução tem que ir brigar pelo reembolso da diferença se o varejista não se prontificar a devolve-lo de alguma forma!
Não tem nem que cancelar compra pra pedir outra vez (correndo risco de perder oferta por esgotamento de estoque).
O cliente tem o código de defesa do consumidor à seu favor nesse caso; ele está sendo lesado pela dita política irredutível das lojas de manter o valor sendo que foram feitas apenas RESERVAS; a compra só conclui quando a nota é emitida e o produto entregue.
A redução veio antes disso, então HÁ SIM direito de ao menos negociar, ainda mais tendo a própria fabricante feito o comunicado oficial sobre um produto de valor tabelado para não ocasionar disparidades muito extremas com a concorrência. Caso de alguma forma isso não ocorra, é caso de PROCON, juizado de pequenas causas e até ações coletivas contra os devidos varejistas, podendo resultar até, no mínimo, no dobro do valor que eles tem a obrigação de devolver se tudo correr de forma amigável.

PS: seria diferente se a derrubada do preço tivesse ocorrido dia 11, após notas emitidas e caixinhas até entregues, mas não foi o caso, então vão a luta e reivindiquem!

Não pagaram não… Quem comprou há 1 mês fez um deposito pra garantir sua parte no estoque entregue assim que o lançamento ocorra. O dinheiro foi confiado à loja e está aguardando os itens serem disponibilizados para faturar e despachar. O processo dos impostos e tudo mais só acontece na emissão da nota e, tendo a própria Microsoft anunciado a redução por meio dos canais oficiais da marca Xbox antes da ocasião de lançamento (inclusive aconselhando clientes a procurar os lojistas responsáveis), os vendedores serão cobrados pelas peças faturadas de acordo com o novo valor do item.

O valor não é tabelado, a MS não tem poder para isso, o único que tem é o Estado, oque a MS pode fazer é sugerir um preço, mas no fim quem decide o preço é a loja, neste caso o consumidor não possui direito de reembolso, pois ele não esta sendo lesado de forma alguma.

1 curtida

A Sony vai repassar esse desconto?

Se a nota fiscal foi faturada da fábrica pra loja, não tem muito o que fazer. A loja já é obrigada a pagar o IPI antigo. Nesse caso não tem como devolver o valor. Em pré-venda quando o estoque é limitado é muito comum as lojas pedirem faturamento pra garantir que vão ter o produto no lançamento.

Ademais, esse é um risco de quem compra na pré-venda. Tem que estar ciente que algo pode acontecer e o preço cair até o lançamento. O que podem fazer é esperar a entrega e devolver em menos de 7 dias. Mas ai ninguém garante que terá console pra comprar após fazer isso, já que a Microsoft tá com estoque no limite em todo o mundo.

Como já disseram ai pra cima, não vale a pena comprar na pré-venda sem uma vantagem. Eu por exemplo comprei um Note20 quatro dias antes do lançamento, já sabendo que o preço iria cair no momento que fosse lançado, só que, por comprar com antecedência, ganhei um voucher de R$2000, então valeu a pena. Nos consoles não acho que comprar antes tem alguma vantagem. No máximo vai ter o produto garantido no lançamento, mas nada que esperar uns meses não resolva.

3 curtidas

e hoje tá sendo vendido por 2.519 na magalu…
pra quem comprou e tem cartão gold ou black tem a proteção de preço, pode ser uma boa.

1 curtida

Já solicitei o estorno da diferença na submarino e se não me atenderem recebo o Xbox uso por 6 dias e depois devolvo assim cada um exerce seu direito

2 curtidas