WTF, como assim o prospecto do Nubank tem 1314 páginas?

O Nubank orienta a ler o prospecto, principalmente a seção de riscos. O prospecto tem uma densidade de informações e conceitos muito grande, até desanimei de me interessar em investir.

1 curtida

Você não precisa ler tudo, pois ele é na verdade vários documentos num só, em duas línguas, inglês e português.

3 curtidas

Eu fui ler e tinha 500 páginas kkkkkkk Deixei pra lá.

As ações sobem independente de quantas páginas há no prospecto. A diferença é que o prospecto do Banco do Brasil não existe porque ele tá na bolsa há uns 100 anos

Velho, só porque é dificil não quer dizer que tu tenha de desistir. Tu não precisa ler e entender tudo numa sentada só. Lê um pouco hoje, um pouco amanhã e quando tu viu, já foi metade do livro. hahaha (pode até dar vários meses, mas esses meses passaram lendo isso ou não… então tenta, uai.)

1 curtida

Muita informação no prospecto é redundante. Boa parte dos documentos se repetem em si e entre si. Os docs menores cobrem a partes com as quais vc se relaciona mais diretamento.

Do prospecto eu li as partes que eles indicam (que eles afirmam que vc precisa estar ciente) de “Programa de Clientes” e “em especial a seção fatores de risco” no CTRL+F e deu pra agilizar bem a leitura. Agora o mais importante são essas partes, mas como Keaton falou, dá pra ir lendo aprofundadamente aos poucos.

Esse documento é o que vai ser submetido à Comissão de Valores da Bolsa. Por isso ele tem que ser tão longo e detalhado. Como pra muita gente é algo totalmente novo, há de se haver essa estranheza com a quantidade de páginas. Basicamente o Nubank está descrevendo suas operações atuais, seu caixa, capacidade de liquidez, etc. Fora parceiros que dão garantia, quem auditou…

Basicamente: investir no mercado de ações é um grande risco. Você tem que estudar muito e se informar mais ainda. E não só sobre a empresa em si.

Particularmente eu já manifestei interesse em ter mais um pouco investido na NU Holdings. A oferta pública deve fazer o valor do investimento dar uma boa subida logo de cara. Mas eles já afirmam logo de cara que você não pode vender sua cota antes de 1 ano. Então não veja isso como “investimento de liquidez imediata” e sim como uma poupança com rendimento maior e risco maior ainda.

1 curtida

O que tenho pra dizer é: o valor inicial do IPO do Nubank é muito alto, quase o mesmo dos bancões. O nubank não vale isso tudo (ainda)

os 10 dólares no prospecto?

Meu conselho, defina um objetivo pro seu investimento. Esquece esse folhetos. Basta que vc tenha um objetivo em mente e saiba onde está pondo seu dinheiro

Não sei se entendi direito a pergunta. Mas o valor da ação determina o valor da empresa (total das acoes). O Nubank, ao meu ver, está avaliando o valor da empresa muito acima do que deveria, tentando jogar um valor de mercado próximo a Itaú, Bradesco… então $10 pode ser caro sim

1 curtida

Comigo foi a mesma coisa, além disso a letra do PDF é bem pequena, acabei não aceitando meu pedacinho… Não estou podendo correr riscos. :grin:

Voce está falando do pedacinho que eles vão dar de graça? Esse aí não tem risco, o pior que pode acontecer é o valor dele cair pra 0, você não corre o risco de perder mais do que eles te deram.

A única coisa que você tem que se atentar é como declarar isso no imposto de renda, caso você ainda não invista na bolsa, e como pagar o imposto caso você venda ele quando for liberado, mas aparentemente o Nubank vai explicar isso para os clientes quando for a hora.

2 curtidas

Tem alguma letra miúda (taxa e/ou afins) nessa parte do pedacinho grátis?

As letras miúdas, nem tanto assim, é você não poder fazer nada com isso durante 1 ano.
Edit: eles só estão fazendo isso para chamar a atenção para o Nu Invest.

1 curtida

E quanto a declaração no imposto de renda? É mandatório ou segue as regras da isenção?

Você deve declarar todas as ações que vc tem, embora você não seja taxado pelo IR apenas por ter ações, você só pagará IR se dentro de um mesmo mês movimentar pelo menos 20mil reais em ações.

1 curtida

Em teoria é mandatório, mas o Nubank disse que não será necessário nesse primeiro ano. O que estão especulando é que eles não vão oficialmente custodear o BDR em seu nome durante o prazo em que você não pode vendê-lo.

(PS: Não confunda declaração com pagamento de imposto. No caso declaração tem que fazer sempre que você tem um BDR em seu nome, no ano seguinte. Já o pagamento você tem que fazer apenas quando vende, no mês seguinte, e apenas caso essa venda tenha lucro - como o BDR veio de graça, ele “custou” zero reais, e o lucro é o preço total de venda. Tem mais umas complicaçõezinhas, mas em geral é isso. Como já foi dito, aparentemente o Nubank vai esclarecer todas essas questões para auxiliar os clientes com a declaração quando for a hora.)

1 curtida

Entendi. Eu tô com receio de esquecer disso daqui um ano e tomar uma possível multa hahahah

Quando chega a época de declarar o IR o banco responsável pela a ação, vai te mandar o “informe de rendimento” para você poder declarar a ação corretamente, então fica difícil esquecer.

1 curtida