Winstall - GUI para instalação de apps pelo Winget

Não faz muito tempo que a Microsoft anunciou um gerenciador de pacotes para o Windows 10, que funciona por linha de comando (winget).

Agora um desenvolvedor criou um site que facilita o trabalho de quem costuma formatar o Windows frequentemente (eu), que funciona como se fosse uma GUI para o winget. Basta pesquisar por apps no site, adicioná-los a um “pacote” e clicar para gerar um script, que será mais ou menos assim:

winget install --id=Mozilla.Firefox -e && winget install --id=Spotify.Spotify -e && winget install --id=Discord.Discord -e && winget install --id=Notepad++.Notepad++ -e && winget install --id=GIMP.GIMP -e && winget install --id=DelugeTeam.Deluge -e && winget install --id=7zip.7zip -e && winget install --id=Valve.Steam -e && winget install --id=EpicGames.EpicGamesLauncher -e && winget install --id=ElectronicArts.Origin -e && winget install --id=Ubisoft.Uplay -e && winget install --id=Blizzard.BattleNet -e && winget install --id=Microsoft.VisualStudioCode -e && winget install --id=Python.Python -e && winget install --id=Microsoft.WindowsTerminal -e && winget install --id=LibreOffice.LibreOffice -e

Para quem quer testar:

Como o Windows ainda não vem com o winget instalado, você precisa instalar antes:

Matéria no The Verge sobre:
Winstall lets you bulk install Windows apps with Microsoft’s package manager

2 curtidas

Gerenciador de pacotes (ou quase) via linha de comando. Tipo o apt do Debian. Mas até onde entendi ainda não existe suporte oficial dos desenvolvedores dos aplicativos disponibilizados ou basicamente qualquer um pode criar um pacote a partir de algum programa conhecido, submeter a eles e o programa pode estar contaminado com algum tipo de malware.

O conceito em si é bastante interessante e facilita bastante, principalmente pra administradores de redes que precisam fazer deploy de várias máquinas ao mesmo tempo.

1 curtida

seria interessante poder monta um repositório próprio ai tem certeza da qualidade dos softwares lá.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.