WindowsXP é invadido em minutos depois de ser conectado à internet

1 curtida

Pra surpresa de ninguém :grin:

5 curtidas

Importante destacar que Parker desativou o firewall para o teste. Porém, o resultado não seria muito diferente, já que o firewall também foi descontinuado.

Nem sabia que firewall precisava de atualização, achei que a função dele era primariamente bloquear o acesso a portas do computador de redes com origem não confiável como a internet.

4 curtidas

atualização, penso que precise, corrige algum bug, aumentar a segurança, etc.

agora, desativar, isso não faz sentido

2 curtidas

Muito interessante, mas realmente gostaria de ver o experimento com o firewall ligado, mesmo que não vá fazer assim tanta diferença.

4 curtidas

Não sepode usar nenhum sistema Windows sem um antivirus atualizado.
Computadores antigos que não sejam compatíveis com o windows 10 ou 11, devem tentar usar algum dos sistemas Linux, que tenham atualizações.

1 curtida

Eu uso um windows XP em maquina virtual pra rodar um jogo de magic the gathering da micropose que na epoca só rodava bem neste windows e nunca aconteceu isto e ele esta conectado a web. Enfim pra mim ele mesmo invadiu foi pago e bem pago pra estumular no usuario a atualizar, comprar um novo PC e por ai vai.

2 curtidas

Expressei-me mal. Atualização não do programa, mas as regras

2 curtidas

Dependendo da configuração da maquina virtual, ela fica atrás da parede de proteção do sistema hospedeiro, que inclusive é o padrão de muitos desses softwares.

3 curtidas

Com zilhões de IPs na internet… alguém encontra um Windows XP em 15 minutos. ok. quem estaria procurando Windows XP, um OS de 23 anos atrás e descontinuado a 10 anos?

Sei lá, sounds like bullshit to me…

1 curtida

Por isso tem tantas opções de linux para pc antigo e de instalação fácil.

2 curtidas

Se o computador tiver um ip real, é o normal. Eu tenho um servidor que só funciona pra endpoint de api que por dia recebe centenas de tentativas de invasão automática.

1 curtida

Bem, em 2021 o XP ainda estava instalado em 9 milhões de aparelho (no site que eu trabalhava na época, falamos disso).

Esse número baixou nos últimos anos, com o statcounter falando que hoje o XP tem 0,33% de market share. Se existem mais de 2 bilhões de dispositivos com Windows, ainda dá ~6 milhões

Provavelmente países mais pobres têm os maiores números de usuários do XP. Além disso, pequenos empresários (donos de restaurantes, mercadinhos), podem seguir usando algum PDV básico que só funciona no XP.
Ou mesmo que seja compatível com um Windows mais novo, não precisa mexer no time que está ganhando. Agora tô curioso para saber o PDV e SO do mercadinho perto de casa hahaha

Desktop Windows Version Market Share Worldwide | Statcounter Global Stats

2020 If you can believe it, millions of people are still using Windows XP | TechRadar

4 curtidas

kkkkkk que tb é igual a não ter, se o XP for antes do service pack 1, o firewall é só de “enfeite”

1 curtida

Apesar de AINDA serem 2 bilhões de dispositivos e serem 6 milhões de Windows XP… ainda existem 1.994 bilhões de dispositivos…
O Windows XP é sim problemático e desatualizado mesmo, mas 15 minutos eu duvido… só se a pessoa conectou com até o firewall do modem desativado, o NAT ativo e/ou DMZ… Nesse caso é como pegar gasolina, jogar em cima de si mesmo, acender um fósforo e dizer que humano é inflamável em 15 segundos…

Se duvidar, tem Windows CE. Mas provavelmente não deve estar ligado direto com a internet sem proteção alguma… (seja ela o firewall do modem, um VPN ou coisa do genero)
- se bem que eu nem duvidaria que tivesse Windows XP rodando ainda nesses PdV com AMD Geode…

1 curtida

Usar Windows XP em 2024 é igual a usar um PC muito antigo atualmente.
Queria ter dinheiro para comprar um notebook que satisfaça legalmente o Windows 11.
Com o suporte do Windows 10 acabando, coisas como essa tendem a ocorrer no Windows 10 à medida que os softwares perderem o suporte ao sistema.

1 curtida

de só conectar e ser infectado já era quase um ditado do xp, a “regra” já era para atualizar assim que conectar na internet, devia ser até bem menos na época, mas 15 minutos só mostra que ele continua funcionando bem após tantos anos, dar até para acreditar que esta sendo mantido financeiramente por aí

1 curtida

Foi literalmente o que ele fez. Desativou o firewall e ainda conectou a máquina direto à internet, com um IP público.

É pedir pra ser infectado mesmo, francamente. Não faria algo assim nem em um sistema novo!

Teste sem nenhuma credibilidade.

5 curtidas

Essa história me parece mal contada. Se não me falha a memória, o Windows XP não trabalha com IPv6 da mesma forma que os sistemas mais modernos. Resta o IPv4 que estará por trás de um NAT, geralmente um CGNAT de operadora. A única exposição do XP seria caso uma porta fosse configurada no modem para que o XP fosse visível, e nem todas as portas são passíveis de port forwarding na maioria das contratações residenciais de internet, sobretudo SMB e demais protocolos que o Windows costuma usar.

Assim, a menos que exista um invasor na LAN, é virtualmente difícil que um invasor sabe-se-lá de onde consiga acesso ao sistema operacional antigo sem que haja um acesso web de um navegador ou uma exposição de alguma porta no modem. Corrijam-me se eu estiver equivocado, mas assim que vejo o NAT e port forwarding.

2 curtidas