Windows Terminal ganha visual do Windows 11 e “rodar como admin” por padrão

Eu não acho seguro o terminal já abrir como admin, seria o mesmo que no linux o terminal estivesse sempre como root, vai dar muita merda isso ai.

2 curtidas

Tem como desabilitar e usuário comum nem vai usar ou baixar esse terminal.

O uac (imagino que ele ainda exista no Windows 11) tá aí pra colocar uma camada básica de segurança na execução de um programa como administrador.

Você está supondo que o usuário padrão vai saber configurar isso?

Usuário padrão usa o que vem e da forma que vem.

Se a coisa vier configurada para rodar como administrador, por padrão, tretas ocorrerão.

Mas uac ativo é o padrão do Windows.

Mas esse modo não vem ativo por padrão, o usuário tem que ir nas configurações e ligar essa opção…

1 curtida

Se for só uma possibilidade de configurar como admin, ótimo. Quem tem bom senso vai deixar desativado. hahaha

1 curtida

Não vem como padrão não, abrir normal e tente alterar a senha do seu usuário pela linha de código.

Gostei da funcionalidade. É um pouco chato ter que abrir outro terminal com os privilégios de admin quando se quer executar algo, e isso geralmente acontece depois de ter digitado o comando.
Seria bom se pudéssemos ativar o modo admin somente ao executar tal comando como no Linux, mas nem tudo é como gostaríamos.

1 curtida

Existem algumas ferramentas p/ Windows que permitem uma funcionalidade parecida com o sudo.

Eu uso uma que está disponível no gerenciador de pacotes Chocolatey.

Em um exemplo, quando uso o seguinte comando:

sudo notepad

O prompt do UAC aparece e, depois de eu confirmar, uma nova janela elevada do Notepad é aberta.

O lado ruim nessa ferramenta (ou diferente do Linux) é que processos elevados no Windows precisam rodar em novas janelas. Por isso, apps de linha de comando como o nano ou bcdedit serão abertos e uma nova janela do cmd se executados com sudo.

Também existem outras alternativas para essa funcionalidade nesse post do StackOverflow.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.