Windows: Microsoft decide trocar Área de Trabalho Remota por novo app

Tudo o que é bom e funciona bem há muito tempo na Microsoft, eles fazem questão de:
1 - piorar o produto com uma nova versão do próximo sistema operacional, ou
2 - “rebrand” do aplicativo com um novo nome péssimo.

Eles conseguiram a proeza de fazer os dois ao mesmo tempo com a Área de Trabalho Remota.

6 Likes

RDC da MS exige que seja a versão Professional (ou superior) pra haver a conexão. Então se esse programa novo eliminar isso já é uma grande mudança (e se o programa chegar ao usuário final, claro).

1 Like

O fato é que a Microsoft tem um histórico curioso de nomes confusos, complicados ou simplesmente duvidosos para seus produtos e serviços.

Vou listar uns aqui pra você

  • Zune
  • People Hub
  • Windows 10x
  • Windows Live Mail
  • Microsoft Office SharePoint Server 2007
  • Bing Chat Enterprise
  • Microsoft Teams :sweat_smile:
  • Microsoft Bob
  • MS-DOS Executive
  • Windows Vista Ultimate Signature Edition
  • Internet Explorer 6 for Windows XP Service Pack 2
  • Microsoft Defender Advanced Threat Protection (ATP)

e por ai vai!

2 Likes

O nome está horrível mesmo. Ninguém vai entender quando dizer “abre o Windows”. Toda vez vai ter que falar “aplicativo Windows”. Se simplesmente usassem um nome único, seria muito melhor.

6 Likes

Esse parece até nome de carro da CAOA Chery, como o incrível CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive (ufaaaa jskskskk)!!

6 Likes

Xbox One… E depois Xbox One Series S/X

Lembra o nome de desenvolvimento? Xbox Scorpion… Porra meu, nome matador. Seria sucesso.

1 Like

Xbox One que na verdade era o terceiro Xbox…

4 Likes

E o Xbox 360 então, que na verdade era o segundo.

Claro que a MS não saber contar é meio que senso comum. Só ver os Windows.
7, 8, 10.

1 Like

Esse windows app é uma porcaria. Não da pra copiar da local e colar na remota, não da pra acessar o armazenamento da local na remota. Unica ‘vantagem’ é que da pra tu conectar no remoto via browser (mas a qualidade é bem questionável). Decisão horrorosa, como esperado da msft

1 Like

Pois é, poderiam ter lançado o Xbox One como 720
Esse teve até aparição no filme Real Steel kkkkk

2 Likes

Imaginei até a cena kkkk O setor de TI pedindo para o usuário (em sua maioria leigo, principalmente nos dias de hoje) para abrir o Windows e a pessoa dizendo que já abriu, e futuros stresses kkkk

Ela poderia ter colocado de Door (porta) já que está dentro da Janela. kkkk

4 Likes

Mais uma ■■■■■ feita pela Microsoft. Parece algo simples isso daí, porém quem atende usuários que são mais burros que uma porta, que se você não colocar o atalho na área de trabalho ou na barra de tarefas, não consegue achar, isso daí só vai gerar retrabalho pra quem trabalha com suporte.

Por sorte só tenho 1 local que dou esse tipo de suporte ainda, todos os outros clientes apenas consultoria N3, porém nesse lugar, sei que vou sofrer um pouco com 3 ou 4 colaboradores.

Alguém poderia dizer como fazer a área de trabalho remota funcionar???

Eu tento para controlar o pc pelo celular e ao iniciar a conexão só recebo erro 0x204

Geralmente suporte utiliza programas de terceiros, como TeamViewer e Ammyy. O TeamViewer, em particular, é extremamente consolidado, atendendo até mesmo Linux e Android. O RDP do Windows só vi sendo usado em “terminais burros”, como em supermercado no computador de balcão para acessar PDV e retaguarda, mas pra assistência, foram raras as ocasiões que vi sendo usado, e isso há muito tempo, falo desde a época que comecei a trabalhar com programação e suporte (2013).

Sendo um advogado do BeelzeBill Gates do diabo aqui, a contagem começou lá atrás, depois abandonaram a contagem (mantendo-a apenas internamente), depois voltaram a contar.

A ordem foi: Windows 1.0 (1985), Windows 2.0 (1987), Windows 2.1 (1988), Windows 3.0 (1990), Windows 3.1 (1992), então começaram a usar o ano de lançamento a partir do Windows 95 (internamente 4.0), Windows 98 (internamente 4.1), Windows Me (internamente 4.9), depois começaram a usar nomes estilizados a partir do Windows XP (internamente 5.1), Windows Vista (internamente 6.0), daí voltaram a contar a partir do Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows 8.1 Updates 1 e 2, aí pularam do 9 por questões técnicas* diretamente pro 10 do Windows 10 e agora o Windows 11.

*: muitos programas verificavam se o Windows era 9x mais ou menos da forma platform.substring(0,9) == "Windows 9" e um Windows 9 seria mal-interpretado como sendo um Windows 9x por esses programas. Como o Windows 8.1 envolveu duas atualizações que praticamente “contaram como um Windows 9”, decidiram que era suficiente pro contador pular pro 10.

Mas sim, a contagem não deixa de ser estranha, principalmente quando mudam de estratégia para naming/branding e depois mudam de volta. E mais ainda esse do Xbox 360, Xbox One e afins, que aí realmente é uma contagem bizarra.

2 Likes

Existem várias possibiilidades:

  • O acesso remoto está desativado nas “Políticas de Grupo” (gpedit.msc)
  • A depender da versão e edição do Ruindows Windows, os componentes de acesso remoto sequer estão instalados (porque é algo voltado ao Professional/Enterprise, principalmente porque permite múltiplas sessões simultâneas, como um Windows Server)
  • Por falar em sessões simultâneas, o usuário que você está tentando logar já está logado no computador físico, o que dá conflito por não ser um Windows Server.
  • A porta (se não me engano) 3389 TCP não está liberada no Firewall

O primeiro e segundo caso são diagnosticáveis com um netstat -tupln (tem um comando desse no Windows, se não me engano é netstat mesmo, só não lembro qual o parâmetro exato que o Windows usa) que lista as portas: se ali tiver 3389 TCP, significa que o Serviço RDP está rodando, portanto tem o componente, daí o problema seria um dos outros dois: firewall ou conflito de login simultâneo.

1 Like

Você esqueceu do Windows 3.11 for Workgroups.

Fora que a linha NT, que era paralela ao Windows mais “consumer” começou no 3.1, de propósito pra igualar a numeração com o Windows “normal”

1 Like

Isso, verdade. E paralelamente, tem os Windows Server: o Windows Server 2007 2008 sendo o Server paralelo do Vista, por exemplo.

Paralelo não, era literalmente o mesmo codebase. E se é pra falar de nomenclatura bizarra, o Windows Server 2008 R2 era o “Windows 7 Server”

1 Like