Windows Hello chega a quase 85% dos usuários no Windows 10

Originally published at: Windows Hello chega a quase 85% dos usuários no Windows 10 – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

O Windows Hello vem instalado por padrão no Windows 10 e permite a autenticação por biometria, chaves externas ou PIN mesmo

Uso o Windows Hello desde que comprei meu netbook Samsung Flash F30, que possui um leitor de impressões digitais. Depois que você se acostuma com a praticidade fica difícil voltar a digitar senhas, me sinto no futuro desbloqueando meu computador com um toque (mesmo já usando isso no smartphone há anos). Vou sentir falta quando eu fizer um upgrade, biometria ainda é um luxo dos ultrafinos, o Samsung Flash é a única exceção.

1 curtida

Mas qual é a vantagem do PIN em relação à senha convencional?

Windows Hello não requer uma webcam? Porque sério… eu não vou mandar meu rosto pra Microsoft.

1 curtida

É menor, portanto menos tempo digitando.

1 curtida

E em questão de segurança, que é o que deveria interessar?

1 curtida

Windows Hello pode ser utilizado com um PIN, leitor de impressões digitais, chave de segurança USB ou webcams com tecnologia Intel RealSense.

Quando você conecta uma conta Microsoft no Windows 10, a senha de logon do usuário passa a ser a mesma senha da conta Microsoft (trocar a senha do usuário trocará a senha da conta Microsoft e vice-versa).

Utilizando um PIN você adiciona uma camada extra de segurança pois ele funcionará apenas no computador em que foi cadastrado. Numa hipótese do computador ser atacado ou ter sua segurança comprometida, vazará somente o PIN ao invés da senha da conta Microsoft associada…

2 curtidas

Impressão digital é outra coisa que eu não mando. hahaha

Isso se não espiar os navegadores e roubar os cookies/senhas salvas…

Bom, o risco real seriam os cookies, no entanto a maioria dos serviços permite desconectar a conta de todos os locais que foram logadas através de outro dispositivo, normalmente isso também é feito automaticamente se você mudar a senha.

Em relação às senhas salvas, no Chrome e no Edge elas só serão mostradas em texto puro após confirmar a senha da conta do usuário do Windows que está logado na máquina, nesse cenário você teria apenas o PIN. Não sei dizer se no Firefox é assim também, mas acredito que sim…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.