Nunca tinha tido um problema com isso antigamente, mas agora ficou comum o Windows Explorer no Windows 11 dar problema. Sim, é umas tarefas mais básicas de um computador e deveria ser a interface de administrar arquivos/taskbar e desktop, o problema é que está funcionando de maneira péssima, com a claro ajuda do OneDrive para ficar pior.
Não raramente, a taskbar some ou fica em tamanho aleatórios aqui, tendo que ir no Task Manager reiniciar ela. Ou então, o desktop fica todo preto.
Mas a pior: administração de arquivos, não está sendo raro ficar 5, 10 minutos para o Windows conseguir apagar um mísero .txt, fica infinitamente naquela tela de descobrindo arquivo e depois só para apagar. Para fazer download não é raro travar no meio e ficar aquele arquivo em branco que deveria só aparecer durante o download, e daí trava para abrir/apagar esse arquivo fantasma.
Arquivo que trava, não consegue abrir, não consegue fechar também.
Isso sem falar dos arquivos fantasmas que o OneDrive fica criando. Você clica para abrir e fica 5min para fazer download de um screenshot.
Ficou nisso até que depois de um tempo e ele não conseguiu abaixar e pediu para tentar de novo.
Às vezes não consigo sequer abrir uma pasta, fica carregando e não abre:
Se tornou comum ter que reiniciar várias vezes por dia o Windows Explorer ou mesmo o Windows inteiro.
Enquanto isso a Microsoft fica só fazendo propaganda do Copilot, da sua integração com Windows, sendo que o Copilot é muito pior que a versão gratuita do Chat GPT, e, portanto, próximo ao inútil. Deveriam ser inteligentes e transferir metade dos funcionários do Copilot para resolver esse problemas básicos do Windows.
EDIT:
OneDrive precisa de funcionários novos também…