Windows Dev Kit 2023 é mais um passo da Microsoft rumo a PCs com Snapdragon

O dia em que não houver a exclusividade da Qualcomm no Windows para a arquitetura ARM, talvez o Windows melhore em tablets e notebooks com processadores dessa arquitetura.

1 curtida

Será que AGORA vai? (ou racha de novo?)

Se agora for, tenho certeza que estaremos mais próximos de um mundo com processadores ARM e os x64 começarão à cair em desuso em 10-15 anos. hahaha

1 curtida

Bem difícil. O Windows só suporta processadores da Qualcomm na arquitetura ARM. Talvez liberando para outras fabricantes de processadores ARM, como a Apple seja uma solução para a popularização do Windows na plataforma.

1 curtida

Se fragmentar logo de cara nada vai funcionar direito e não vai fazer sucesso, primeiro garante um produto funcional com os chips da Qualcomm, depois abre pra outros fabricantes ARM.

5 curtidas

Já faz mais de 1 ano que têm noticia da Mediatek querendo investir também e até agora nada. Windows deu tão certo justamente por que funciona tão bem tanto em Intel quanto AMD… Só vai vingar no ARM se tiver a mesma maleabilidade.

2 curtidas

É tudo muito maluco que ainda não conseguiu girar essa chave de transição a Microsoft. Foi pioneira, mas desde entõ são anos de um sistema que funciona mais ou menos, e nem reclamo assim tanto do desempenho. A parte mais chata mesmo são as incompatibilidades, travamentos e softwares que não funcionam nem mesmo com o emulador.

1 curtida

DEviam aprender com a Apple.

Embora o arm vai requerer um nivel de otimização absurdo do sistema operacional para rodar bem sem problemas.

2 curtidas

Acho eu que a Nicrosoft não deu tanta atenção ao ARM quanto deveria. Mas para a Apple a mudança acaba sendo mais simples, por ser uma fabricante do hardware e ter um controle maior dos desemvolvedores. O Windows é um mundo bemmmm maior, mais complexo e com um pé enorme no setor corporativo.
E claro, a migração sem maiores problemas da Apple deve ter sim trazido muitas lições para a Microsoft, a disponibilização dos kits já é uma resposta nesse sentido.

1 curtida

Se a MS não estiver pronta, eu estou. Só falta mesmo é hardware no mercado, por enquanto.

Tá cheio de SBCs por aí com desempenho até que respeitável pra brincar de Arm com Linux.

Espero que dessa vez a coisa embale pra valer, mesmo.

1 curtida

Eu desejo que sim, mas sinto que não. Pelo o que eu ando observando, a idéia do Windows com ARM parece bem jogada de lado.

Mas esses movimentos são interessantes, veremos se surtem algum efeito.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.