Windows Dev Kit 2023 é mais um passo da Microsoft rumo a PCs com Snapdragon

O dia em que não houver a exclusividade da Qualcomm no Windows para a arquitetura ARM, talvez o Windows melhore em tablets e notebooks com processadores dessa arquitetura.

1 curtida

Será que AGORA vai? (ou racha de novo?)

Se agora for, tenho certeza que estaremos mais próximos de um mundo com processadores ARM e os x64 começarão à cair em desuso em 10-15 anos. hahaha

1 curtida

Bem difícil. O Windows só suporta processadores da Qualcomm na arquitetura ARM. Talvez liberando para outras fabricantes de processadores ARM, como a Apple seja uma solução para a popularização do Windows na plataforma.

1 curtida

Se fragmentar logo de cara nada vai funcionar direito e não vai fazer sucesso, primeiro garante um produto funcional com os chips da Qualcomm, depois abre pra outros fabricantes ARM.

5 curtidas

Já faz mais de 1 ano que têm noticia da Mediatek querendo investir também e até agora nada. Windows deu tão certo justamente por que funciona tão bem tanto em Intel quanto AMD… Só vai vingar no ARM se tiver a mesma maleabilidade.

2 curtidas

É tudo muito maluco que ainda não conseguiu girar essa chave de transição a Microsoft. Foi pioneira, mas desde entõ são anos de um sistema que funciona mais ou menos, e nem reclamo assim tanto do desempenho. A parte mais chata mesmo são as incompatibilidades, travamentos e softwares que não funcionam nem mesmo com o emulador.

1 curtida

DEviam aprender com a Apple.

Embora o arm vai requerer um nivel de otimização absurdo do sistema operacional para rodar bem sem problemas.

2 curtidas

Acho eu que a Nicrosoft não deu tanta atenção ao ARM quanto deveria. Mas para a Apple a mudança acaba sendo mais simples, por ser uma fabricante do hardware e ter um controle maior dos desemvolvedores. O Windows é um mundo bemmmm maior, mais complexo e com um pé enorme no setor corporativo.
E claro, a migração sem maiores problemas da Apple deve ter sim trazido muitas lições para a Microsoft, a disponibilização dos kits já é uma resposta nesse sentido.

1 curtida

Se a MS não estiver pronta, eu estou. Só falta mesmo é hardware no mercado, por enquanto.

Tá cheio de SBCs por aí com desempenho até que respeitável pra brincar de Arm com Linux.

Espero que dessa vez a coisa embale pra valer, mesmo.

1 curtida

Eu desejo que sim, mas sinto que não. Pelo o que eu ando observando, a idéia do Windows com ARM parece bem jogada de lado.

Mas esses movimentos são interessantes, veremos se surtem algum efeito.