Windows 11 tem derrubado o desempenho de alguns SSDs NVMe

É por isso que só vou instalar esse W11 em 2023

9 curtidas

Só faltava essa. Acho que esse fim de semana vou finalmente tomar vergonha na cara e reinstalar o Windows 10 no notebook, melhor recomeçar do zero do que passar raiva com esse Windows 10.1 todo capado. Há pouco descobri que a Microsoft removeu até as miniaturas (thumbnails) das pastas, chinelagem demais.

3 curtidas

Por causa do Windows Subystem for Android eu não volto mais para o Windows 10. :pensive:

1 curtida

Olha, a Microsoft tinha acertado tanto no Windows 10, que é até estranho tantos problemas assim no 11. Em todo caso, melhor mesmo é não ser early adopter de SO.

6 curtidas

Depois de muito pensar e repensar, há cerca de 1 mês resolvi instalar o W11. Desde lá fiz um upgrade de memória no notebook, que foi a única alteração à nível de hardware. Tirando algumas palhaçadas que fizeram com a remoção de atalhos, gostei do sistema. A parte estética é totalmente subjetiva, portanto não vou criticar (mas eu gostei!).

Acredito que algumas coisas que “foram embora” em relação ao W10, especialmente às relacionadas aos atalhos, ainda retornarão por pressão dos usuários. De resto, tudo de boas e todos os softwares que utilizo (inclusive alguns antigos) estão rodando 100%.

2 curtidas

Por isso travei a atualização do Windows 11. Já é bizarro o que o Windows 10 fez com HDs, fazendo a leitura de disco ficar em 100% o tempo todo, diminuindo a vida útil dos mesmos. Peguei diversos clientes com laptops de diversas marcas diferentes dando pau em HD com dois anos de comprados. Isso é um absurdo.

Agora, não satisfeita, a empresa dá um jeito de diminuir a performance de dispositivos NVME. Incrível.

2 curtidas

Kakakaka. A cada dia só piora. Cadê o recall? Ah é, não existe pra sistema operacional

3 curtidas

Meus HDs de notebook nunca foram de durar mais do que isso, só parei de ter problema quando migrei pra SSD, e isso desde o windows 7, provavelmente teus clientes são cupins de computador.

Voltar para o Windows 10 ou não? Eis a questão.
Essa do SSD é grave e eu fiz o teste aqui e a leitura e escrita aleatória de 4KiB caiu quase 40%

Acabei de configurar o Windows 10 após reinstalar do zero, deu trabalhão mas valeu a pena, a UI depenada do 11 estava atrapalhando a produtividade e usabilidade.

O W11 prometeu e não cumpriu. O pior é q a Microsoft só quer dar uma atualização decente em 2022 :skull:

4 curtidas

Eu até hoje não entendi o propósito do Windows 11.

3 curtidas

Forçar a adoção de hardware novo

6 curtidas

E como faz quando o sistema que força um hardware novo dá problema justo no hardware novo :exploding_head:

5 curtidas

Pois é. Fizeram de propósito.

Todos os PCs que vi que tinham HD + win 10 o problema de disco 100% era crônico. Fizeram nada até a última versão fazendo o usuário ser forçado a comprar um ssd.

Window XP e 7 sempre rodaram tranquilo com HD.

2 curtidas

Ainda bem que não preciso usar Windows (fora do trabalho, claro).

Então vc comprou de 2ª mão, só pode! HD, mesmo de note, dura uns 4 anos tranquilo, depois uma boa parte dura 5 anos, mais do que isso poucos. Mas raramente um HD dura menos que 3 anos.

2 curtidas

Eu, early adopter que sou, tenho que confessar que o Windows 11 está testando minha paciência. Consigo reconhecer os pontos positivos do novo SO, mas os detalhes que minam a produtividade são bem frustrantes, mesmo.
Vou citar apenas um: o lag do Windows Explorer quando navegando em arquivos hospedados no Sharepoint. Rapaz, minha empresa toda, desde o início da pandemia, roda via Sharepoint, com ele mapeado como se fosse um drive local (o famoso ícone do “predinho azul”), com todos os arquivos na nuvem e sincronizando apenas o que é demandado. O Windows 11 teve a “manha” de cagar essa experiência, ao ponto da navegação ficar mais rápida quando o Windows Explorer está no modo tela cheia (F11). Precisam arrumar isso logo.

1 curtida

Não creio. Embora, de fato haja muita gente que maltrata equipamentos, sendo desleixados, não existe a possibilidade de uma pessoa ligar estragar deliberada, ou sem querer um hd, principalmente sendo de laptop. Pra isso a pessoa teria que ter algum nível de conhecimento para executar aplicações com alta carga de leitura e escrita, mantendo o mesmo aquecido o tempo todo.

Se teus hds duram só dois anos sem o tipo carga acima, o cupim de computador deve ser você, pois isso é um ponto totalmente fora da curva. E sobre ssds, você deve Ester usando ssd ruim meu amigo. Já instalei ssds (Kingston e SanDisk originais) em PCs e laptops há mais de 6 anos e nenhum parou até hoje. Nunca tive qualquer cliente retornando máquina e tendo como diagnóstico sdd ruim.

No mercado de ssds, principalmente num país caro como o Brasil, tem muito lixo, teoricamente mais barato, como Adata, Walram, Goldenfir, Datotech, Kunup e outras tranqueiras, que apesar de menos caras, tem prazo de validade curto. Além disso, há muita pirataria, principalmente em marcas tops, como os da Kingston. Logo, você pode ter comprado pirata e nem sabe,já que num primeiro olhar nem a embalagem te diz muita coisa.

1 curtida