O fim de uma era no PC.
Cada vez mais eu me firmo na “promessa” da Microsoft de 2015. O Windows 10 será o (meu) último Windows.
A cada atualização do W11, tenho menos vontade de sair do Windows 10.
É uma novidade pior que a outra. A ÚNICA boa novidade do W11 é o explorador de arquivos com abas e mesmo esse tem como colocar no W10.
Depender de internet para ligar um computador novo é o fim da picada, se a pessoa só precisa gerenciar alguns arquivos localmente vai precisar de internet para isso.
Abandonei o Windows na época do Windows 7, quando percebi que a Microsoft estava transformando o ecossistema a partir do Windows 8. A empresa começou a tratar o usuário como produto, impondo aplicativos indesejados, forçando a telemetria, aumentando os requisitos de hardware e trazendo uma série de mudanças questionáveis.
Fui fazer o backup de um computador novo de um cliente que me pediu pra retirar a senha, além de não ser mais possível deixar o sistema sem senha, agora só consegue logar no Windows se tiver acesso à internet.
Avisei ao cliente que o Windows agora é assim e que não tem o que fazer. Não me aprofundei muito em como quebrar isso pois eu só iria arrumar um problema pra minha cabeça quando a MS soltasse alguma atualização.
Futuramente Planejo Usar somente o Linux no PC de mesa.
e enquanto o macbook durar o Mac(mas futuramente vai ser tudo linux)
eu uso conta local na instalação porque eu gosto de escolher o nome que vai ficar na pasta c:\users\USUARIO, se eu coloco a conta microsoft, fica metade do meu email e fica uma porcaria (censura chata com algumas palavras que tem aqui, nem sabia).
é coisa simples e boba, mas pra mim faz diferença, rufus nele
Cada vez menos prático e customizavel, para empresas pior ainda, bora lucrar com contas
Pra empresas a situação é diferente. Nesses casos a Microsoft está empurrando o Entra ID.
Já encontraram uma maneira de burlar… quem sabe daqui uns 3 dias o Tecnoblog publica isso…
E vamos ver por quanto tempo a MS vai deixar essa opção disponível também.
@Junior_Lopes por favor, pode me indicar o que você fez/qual ferramenta utiliza pra ter o explorador de arquivos com abas no W10? Quero adotar por aqui (note mais antigo que não suporta W11). Obrigado!
Tem um jeito ainda mais fácil: Na tela de instalação aperta Shift + F10 daí no terminal digita: start ms-cxh:localonly
e pronto.
Pode seguir com a instalação normalmente
O login “Guest”/“Visitante” ainda existe no Windows?
Porque fico imaginando um dia em que a pessoa (ou um técnico da provedora sem um laptop próprio) precisa configurar algo no modem pra re-estabelecer a conectividade de Internet, mas ficará impossibilitada de fazê-lo porque a inicialização de uma sessão no Windows demandará uma autenticação pela Internet, portanto precisará de Internet pra re-configurar a Internet.
E por incrível que pareça, muita provedora e muito técnico de provedora de Internet têm Windows nos laptops que usam em suas funções in situ, o que significa que até técnicos configurando Internet alheia serão afetados com uma possível extinção de contas locais…
(enquanto isso, o adduser
/useradd
do Linux, FreeBSD e afins, continuam funcionando perfeitamente, out-of-the-shelf, e ainda permitem personalizar com módulos no PAM para autenticação online se o usuário assim quiser… com ênfase na parte importante: “se o usuário assim quiser”, diferente do Windows que empurra as mudanças goela abaixo)
Windows 7 é o último windows, tenho dito. Era funcional e simplesmente perfeito na usabilidade. Não tem nada de saudosismo isso, pois esse sentimento é mais ligado a coisas que, quando você tenta usar atualmente, acaba percebendo que não é muito aquilo que imagina ou que guarda com tanto carinho na memória. O Windows 7 é diferente disso, tudo nele funciona perfeitamente.
Não acredito que todo login seja on-line. Acredito (ao menos tenho esperança) que seja apenas o 1º login on-line e depois ocasionalmente, tipo para uma atualização ou configuração, ela envia uma solicitação de login on-line e na próxima vez que você for acessar o PC se faça necessário estar conectado.
Não deixa de ser ruim, mas é menos pior.
E também, ela pode apenas fazer a verificação na próxima conexão com a internet, pois depois do 1º login conectado (obrigatoriamente), em algum momento você irá se conectar novamente, então a verificação de conta poderá ser automática mesmo você tendo feito o login “localmente”.
Meu chefe é desenvolvedor e ainda usa o Windows 7 no desktop dele.
Eu só não uso ele porque minha máquina é mais nova e não tem drivers do windows 7, possivelmente vai ficar aquela proporção e resolução bugada por conta do driver generico de video… só aí se vai por terra a coisa mais linda do windows 7: a interface aero e suas animações.