Muito simples, só usar o Win11 IoT LTSC como ponto de partida e adicionar o framework do Xbox. Pronto.
Sem todo aquele bloatware desnecessário.
O problema do Windows não é o bloatware e sim o Kernel excessivamente grande. No SteamOS foi fácil pra Valve ter performance porque eles trabalharam em cima do Kernel Linux e extirparam tudo que não precisa rodar no portátil. Diria que uns 95%+ de inutilidade.
Lá vem o Xbox series P…
Mas na real mesmo acho que não daria certo pela própria Microsoft por que eles são muito engessados.
O ideal seria realmente focar em software, otimizar o Win11, para que outros fabricantes desenvolvam e distriibuam o hardware, sem necessidade de pagar muito pelo licenciamento… Deixa a galera assinar o gamepass que o investimento retorna.
Deram uma missão quase impossível pros caras
Desconheço o assunto por isso pergunto. O kernel Windows não permite uma limpeza no que é desnecessário tal qual o kernel Linux ?
Kernel do Windows é um enorme Jenga, tem tanta coisa empilhada, que se você tirar alguma coisa, o kernel vai pro chão.
Kernel do Windows é ridiculamente complexo, grande e cheio de tralha, é um dos motivos de o painel de controle existir ainda, se remover sem reprogramar muita coisa, ele só quebra.
Tem gente que acredita nessas matérias sensacionalistas pra atrair hates e fãs pra engajar nos comentários. O Xbox One e séries é feito com Windows, então que diabos a Microsoft ia sofrer pra fazer um portátil rodando sob windows? Só quem é leigo acredita nessas matérias porque eu mesmo como conhecedor de tecnologia, sabendo que a Microsoft dona do código fonte do Windows, saberia muito bem pegar a base do Windows e transformar em um console portátil. Não tem nada de problema em Kernel, quem sabe o código fonte do kernel é a própria Microsoft.
Então, eu de primeiro pensei a mesma coisa mas, tem um porém. A Microsoft de fato já tem um sistema pronto que ela poderia usar em um portátil, que é o sistema do Xbox. Seria apenas questão de melhorar o código para funcionar em um dispositivo portátil. Mas porquê isto é inviável? Eles não querem um Xbox portátil, eles querem competir com o Steam Deck e muitos outros do mercado, que não são apenas um console de jogos (como o Switch) e sim também um computador portátil.
A insistência no 11 envolve compatibilidade, roda tudo, desde Steam, Epic, GOG, Emuladores, Discord, e ainda aproveita o ecossistema de jogos de PC que é gigantesco. Só pra rodar jogos de Windows no sistema do Xbox a Microsoft teria que portar APIs do DirectX, adaptar o gerenciador de janelas, lidar com DLLs, etc. Praticamente recriar metade do Windows dentro do Xbox.
Windows 11 já tem quase 4 anos de idade.
Se lançarem um portátil com Windows 11 em 2027 o Windows 11 já vai estar com 5 ou 6 anos de idade, muito provavelmente próximo ou mesmo depois do lançamento do próximo Windows (ignorando a possibilidade remota de que o Windows 11 vai ser o “último Windows” como era pro 10 ter sido).
Sendo assim fica a dúvida se valeria a pena ficar focando em otimizar o Windows 11 por mais 2 anos antes de lançar ou simplesmente focar no próximo Windows e lançar um portátil com esse próximo Windows logo de uma vez. Afinal, eu chuto que causaria um buzz maior lançar um portátil com o Windows mais recente ao invés de com um Windows de 6 anos (também ignorando as subversões 2XH2).
Eu também acho que a Microsoft já deveria começar a preparar o lançamento do Windows 12 para o final deste ano ou começo do ano que vem, e lançar um portátil com o Windows 12 entre 2026 e 2027.
Fala isso pro Phil Spencer mano, tu conhece mais do Windows do que a própria Microsoft
Será que vão abrir mão da telemetria para otimizar o desempenho do windows? ou vai ser só mais uma versão desnecessariamente pesada do windows?
Já respondido pelos colegas mas elaborando um pouco melhor: o Kernel do Windows é uma massa gigante de código mal feito. Não tem como excluir algo sem prejudicar outra coisa. E isso eles só descobririam na “tentativa e erro”. No Kernel Linux a tarefa é mais simples porque é tudo compartimentalizado. Você pode apenas excluir o que o seu hardware não suporta/não precisa e ficar só com o necessário pra que ele funcione. Não é uma tarefa difícil, apenas trabalhosa. Você precisa saber exatamente o que o seu hardware precisa para funcionar.
“Ah, mas o Steam Deck é bugado, blablabla…” o problema do Steam Deck é a nível de compatibilidade de API de games. Muito jogo roda em cima do Proton, que é uma camada de compatibilidade pra que jogos que não suportem nativamente Linux consigam rodar. Vários games AAA, por exemplo.