Windows 11 em ARM não vai oferecer suporte a Macs com Apple M1

Ou seja, quem comprar um Macbook com chip M1 ou superior será restrito ao macOS.
Isso é ruim para quem comprar um mac.

1 curtida

Acho eu que até não seja nenhuma estratégia de limitação da Microsoft, e sim a baixa escala de usuários de MAC(que precisam do Windows), e especificamente com o SOC M1 nesse momento. Talvez mais a frente a Microsoft mude suas postura, ainda mais quando o Windows se torne mais maduro na plataforma ARM.

Mais um empecilho pro W11. E contando…

2 curtidas

Seria um paradoxo ter o Windows rodando decentemente no Apple Silicon enquanto roda precariamente nos Surfaces.

Pra mim seria um cenário bem possível, pois o chip da Apple já é bom, bastaria a Microsoft dar uma forcinha adicional no software. No quintal da Microsoft o problema é ao quadrado. O Windows ainda não está 100% e os chips que a Qualcomm vem fazendo pra Microsoft são uma piada.

1 curtida

Também acho. Antigamente o abismo de software entre plataformas era imenso. Hoje o Windows não é tão necessário assim visto que o MacOS já roda quase tudo que interessa para a maioria nativamente.

A Microsoft não oferece nem suporte robusto ao próprio Windows com ARM, que dirá dedicado para MacBook M1.

Se a Microsoft quisesse, ela mesmo poderia vender uma licença, ou criar toda uma categoria de serviço dedicada e esse nicho, só que pra isso teria que ter o Windows ARM maduro o suficiente, coisa que ela não tem. Nesse cenário, prefere esperar uma mobilização maior do mercado e se for realmente inevitável, vai precisar se adequar ao futuro em ARM.

Acho que a maioria esmagadora que compra o M1 não se importa de não ter o Windows.

Pelo o que eu ando vendo a Microsoft simplesmente faz o mínimo para o Windows ARM ser algo real. A empresa poderia estar fomentando parcerias, criação de produtos, etc, mas não vejo muita movimentação nisso.

Com certeza o foco está mesmo em serviços e manter o suporte aos x86 de Intel e AMD, que são ainda a grande maioria esmagadora de PCs e servidores rodando o Windows.

Para quem quer uma terceira via, inacreditavelmente o Linux pode ser quem vai ocupar os Macs M1 como SO alternativo, mesmo sem ter ajuda de ninguém da Apple.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.