Windows 11 é vantagem

Qual vantagem ou desvantagem em ter Windows 11, se tiver que comprar notebook bem mais caro só pra atualizar o sistema?
Já começa com essa desvantagem no bolso. Não uso games nem editores de vídeo. Escrevo o dia todo.

Perguntei ao COPILOT que respondeu:

Copilot

Entendo sua preocupação com o custo de um novo notebook para atualizar para o Windows 11. Aqui estão algumas vantagens e desvantagens do Windows 11 que podem ajudá-lo a tomar uma decisão informada:

:bulb: Vantagens do Windows 11:

• Interface do Usuário: A interface do usuário do Windows 11 foi projetada de maneira mais atraente, com o botão Iniciar no centro da barra de tarefas e uma nova música de inicialização.
  • Desempenho Aprimorado: O Windows 11 é projetado para ser mais rápido e eficiente do que o Windows 10, oferecendo inicialização mais rápida, maior duração da bateria e menor uso de recursos.
  • Compatibilidade: O Windows 11 é compatível com diversos softwares e hardwares, tornando-o uma opção atraente para usuários domésticos e profissionais.

:bulb: Desvantagens do Windows 11:

• Requisitos de Sistema Rígidos: O Windows 11 tem requisitos de sistema mais rigorosos do que o Windows 10. Isso inclui um processador de 1 GHz ou mais rápido com 2 ou mais núcleos, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.
  • Compatibilidade: Alguns usuários experimentam travamentos de aplicativos, falhas de driver e, em alguns casos, erros de BSOD.
  • Custo: Se o seu atual computador não atender aos requisitos do sistema do Windows 11, você precisará comprar um novo, o que pode ser caro.
    Dado que você mencionou que usa seu computador principalmente para escrever, a atualização para o Windows 11 pode não oferecer benefícios significativos para você. No entanto, se você estiver interessado em uma interface de usuário mais moderna e em melhorias de desempenho, pode considerar a atualização. Lembre-se de que a decisão final depende de suas necessidades e orçamento pessoais.
1 Like

Até que as respostas estão boas, têm divergências, mas estão boas

Motivo de trocar o notebook por causa do windows são atualização e segurança e só isso mesmo. Mas deixaria isso só pro final do ano que vem, quando chegar a data mesmo de encerramento de suporte do w10

2 Likes

Bem mais caro onde? Tem notebook novo por menos de 2 mil reais que atende os requisitos do Windows 11…

1 Like

Para quem só digita e não usa programas pesados ou jogos, um i3 já resolve, outro requisito seria teclado retroiluminado, infelizmente não colocam em todos os modelos

Eu colocaria como desvantagem a instalação em HDs. É impossível hoje em dia utilizar o Windows 11 se não for num SSD, ainda que seja um SATA dos mais simples.

Mas incrivelmente a Microsoft não mexe nesse quesito…

1 Like

Uma desvantagem que vi no Windows 11 é a barra de tarefas ser fixa na parte inferior.
Nessa imagem abaixo temos o Windows 10 com a barra de tarefas na esquerda, acho que essa possibilidade existia desde o Windows 95 e foi removida no Windows 11.

Existe uma gambiarra que permite forçar ela nos lados ou em cima, mas só funciona bem na parte de cima, nas laterais fica bem bugado.
Sinto falta dessa função no Windows 11.

No geral eu gosto mais do Windows 11, o iniciar não é mais tão bagunçado e o visual é mais bonito. As configurações também ficaram mais organizadas e a função de “Solucionar Problema” do Windows 11 também funciona melhor, pois no Windows 10 raramente resolvia o problema e no Windows 11 já vi funcionar várias vezes.

2 Likes

Vai sofrer bagarai, mas por milão dá pra rodar o 11.

https://www.americanas.com.br/produto/7490162825/notebook-multi-ultra-ub260-intel-celeron-n4020c-4gb-ram-128-gb-e-mmc-tela-15-6-windows-11

3 Likes

e é uma tela de 15 polegadas.

tá caro não

meu note é velho e rodo W11 nele, mas visando um melhor desempenho, comprei ontem um Lenovo ThinkPad Ryzen 5 serie 7000, 14 polegadas, para substituir meu note que já anda cansado… aguardando chegar, não sou fã de jogos mas preciso do mínimo para rodar um Autocad, não faço nada em 3D, é apenas projetos técnico em 2D mesmo. meu note que ja tenho ele a uns 4 anos, é um lenovo Ryzen 5 serie 3000, com 20 gb de ram, SSD nvme de 120gb com mais um SSD de 250gb para arquivos. ainda aguenta bem… Mas como não projeto tanto, gostaria de um mais portátil de 14 polegadas. e o fato dele tbm possuir carregamento via USB-C, transportar menos cabos na mochila durante viagens.

1 Like

Multilaser…? O M de multilaser é de masoquismo. hahahaha

2 Likes

Esses tablets disfarçados de notebook da Multilaser e cia. são na faixa dos 1000. Até 2 mil você começa a encontrar marcas decentes (Acer, Asus, Lenovo, se bobear até Samsung), claro que não dá pra esperar milagres (tudo modelo de entrada, maioria com Celeron), mas pelo menos são modelos com um SSD de verdade ao invés de eMMC e até RAM expansível, em alguns casos…

2 Likes

Se tiver Celeron é praticamente coisa à lá Multilaser de qualquer forma. Os que eu vi nem eram os Celerons mais recentes… É sempre um N4020… hahaha
Se fosse um com i3-N300 até seria decente… alias, um N95/N100 também seria top… mas duvido que esses CPUs cheguem ao Brasil por esse preço. haha

1 Like

Os de marca decente não brickam aleatoriamente só de entrar na BIOS (sim, já aconteceu comigo com um Multilaser e também com um Positivo Motion que descobri depois que usava a mesma “placa-mãe” – se bobear deve ser o mesmo white label chinês), e também tem um pós-venda minimamente decente, caso você tenha problemas técnicos.

Já sobre o produto, você também ganha uma construção minimamente decente, com componentes que podem ser trocados (SSD, RAM, placa Wi-Fi) e com um sistema de refrigeração tradicional ao invés de uma simples chapinha de cobre…

1 Like

Eu prefiro mil vezes o Linux como meu sistema operativo padrão, mas acabei por instalar o Windows 11 num SSD externo para testar e também deixar como máquina alternativa caso alguém precise usar o Windows aqui em casa e surte com meu Linuxinho (tipo minha prima e o técnico da NET que pode vir por algum problema ou mudança de roteador).
Mas configurando o Windows 11, removendo alguns bloatwares (que a Microsoft permite) e também atualizando todo sistema eu já tive o primeiro bug… Os widgets pararam de funcionar do nada mostrando que estava faltando o tal WebView2 Runtime, aí tentei instalar essa desgrama pela loja da Microsoft (não deu), tentei instalar pelo site da Microsoft de 3 formas diferentes (não funcionou as 3 formas), tentei um comando do winget (não deu), aí apelei pra um monte de comando no Power Shell (não funcionou), então desisti e deixei assim mesmo bugado e do nada o negócio começou a funcionar, hahaha. E depois dizem que o Linux que é difícil e só na base do terminal… Aham… SQN
Agora eu entendo porque tanta gente tem ódio do Windows 11, é bonitinho mas ordinário.
Tem uns bugs bizarros que tava lendo no Reddit. Teve atualização que apagou os arquivos pessoais das pessoas. Felizmente nele não deixo nada importante.

3 Likes

Multilaser e Positivo nem são marcas. São eWaste caros

Dá pra instalar em SSD externo?

Instala dizendo com Inglês (Mundo). Zero bloatware. hahaha

Se a BIOS do computador oferecer suporte, sim. Acredito eu que todo PC que atenda aos requisitos oficiais do Windows 11 seja novo o suficiente para suportar isso…

Dá sim, você pode usar o Ventoy ou Rufus para isso. Como tinha o Windows em dual-boot com Linux, resolvi aproveitar o próprio Windows 10 (antes da remoção total) e usei o Rufus mesmo. Tirei o dual-boot e mantive só o Linux e coloquei usando o próprio Windows 10, selecionei a opção Windows To Go e particionamento GPT no Rufus e pronto.
Inclusive o Rufus pergunta se você quer dar bypass, por isso preferi ele, no meu caso foi necessário por ser processador da sexta geração.

O pior é que eu removia os bloatwares, tipo Spotify, Office Web, Clipchamp e os negócios apareciam de novo, aí eu removi pela segunda vez e apareceu a terceira. Meu Deus, pensa numa coisa irritante, por essas e outras que não consigo mais usar o Windows. É tanta dor de cabeça…

1 Like

O meu é um SSD externo simples da ADATA, entra na porta USB 3.1 e roda o sistema como se fosse um tipo de pendrive, só que muito mais rápido por ser um SSD e não um HDD, pendrive ou cartão de memória.

Da ultima vez tentei, precisei de alguma gambiarra (como usar o vmware em modo disco fisico) e mesmo assim deu umas bugadas. Me pareceu que não dava para instalar o Windows 10/11 em HD externo.
Vou testar com o rufus. Seria top ter um Windows no pendrive. haha

Instala com aquele idioma que para. hahaha

Se funcionou com meu SSD externo, vai funcionar com seu HDD. Teste.
No passado já instalei o Windows num pendrive, mas ficou tão lento, mas tão lento que travava o tempo todo mesmo numa boa máquina (e o pendrive ficou tão quente que parecia que ia derreter), pior ainda se você ousar instalar num cartão sd. Pense na lerdeza. Ainda mais esses genéricos aí.

Vou deixar assim, já chega de trabalho. Quase o dia inteiro pra arrumar essa porcaria, hehehe.
Mas como é esse lance de inglês mundo? Você fala do idioma da iso?