Windows 11 avança em recurso de abas no Explorador de Arquivos

Em nome da preguiça parte II. M$ fosse um pouco mais esperta, compraria o Files, app que roda em UWP e faz tudo que o explorer faz com o visual do Windows 10/11 e sem gambiarras. Maass…

Já usei o Files e sinceramente não é tudo isso que falam não, pode até ter abas e um visual mais moderno mas ainda faltam coisas que só tem no Windows Explorer, fora a performance do Files que poderia bem ser melhor (vive dando pequenos engasgos aqui e ali, principalmente no menu de contexto e em pastas com muitos arquivos)…

Sim, notei isso também e deixei o feedback para o dev. Se ele não for do tipo que sai cagando e andando espero que melhore com o tempo.
Mas ainda sim o Explorer merecia mais.

Parte da culpa da lentidão é da própria Microsoft rs. Sério. A Microsoft recomenda sua nova tecnologia “WinUI3” para apps para Windows 10 e 11, e leva as principais novidades só pra ela. Porém, ela chega a ser duas vezes mais lenta que as tecnologias anteriores como WPF.

Se quiser ver isso na prática, é só comparar o novo menu de contexto do Windows, que é feito em WINUI3, com o anterior.

Pelo menos aqui, o novo menu de contexto do Windows 11 abre tão rapidamente (em alguns casos até mais rápido) quanto o do Windows 10.

Já os engasgos no menu de contexto dentro do Files são bem mais severos, as vezes a barra de título até muda momentaneamente para “Não respondendo”. Consigo reproduzir esse engasgo do Files tanto no Windows 10 quanto no 11…

Ele está bem inconsistente, pra alguns está rápido, pra outros lento. No reddit do Windows 11 tem bastante discussão acerca do novo menu de contexto do Windows, aqui no meu PC mesmo (i7 com 16GB de RAM) chega a levar varios segundos para abrir.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.