Qual a necessidade? Até parece que tem fabricante lançando computador com processador de 8ª geração em pleno 2025…
Pelo jeito você desconhece totalmente o mercado. Já vi integrador BR lançando computador com chip Intel de 3a. geração. Novo, “lacrado” e com garantia.
E o Windows OEM você compra bem mais barato que uma licença de prateleira.
E com Windows 24H2 (ou até um mais recente, 2023 em diante) pré-instalado? Você está falando de um processador lançado em 2012-2014 e um sistema em que sua primeira versão foi lançada em 2021…
A 10ª geração teve seu anúncio de fim de ciclo em 2021. Os últimos lotes vendidos pela Intel da 10ª geração foram entregues em 2023 (no início do ano, se não houve atrasos). Sendo que já havia gerações mais novas.
Talvez você não tenha percebido o contexto. Eu disse “lançando computador”, não disse vendendo peça antiga sem uso, pois afinal computadores novos.
Você acha computadores novos com esses processadores antigos até para vender em alguns sites, modelos que ficaram encalhados, mas nenhum foi lançado recentemente, tampouco vieram com 24H2 pré-instalado.
A medida é desnecessária. Já temos pelo menos 2 anos desde a entrega do último lote dos processadores listados. Ninguém vai lançar mais nada de novo com isso.
E mais uma vez a Microsoft dando a entender que não sabe trabalhar o software criado por ela mesmo… que várzea.
Essa iniciativa dela eu vejo mais como ela dando uma prévia do que fará em breve com o Windows 12.
E vejo esse alarmismo como algo proposital por parte dela, pra deixar os usuários com esses processadores preocupados mesmo, e já pensarem em adquirir novos notebooks, por mais que isso não faça muito sentido.
Pra MS faz porque ela diminui o leque de processadores que ela precisa dar suporte.
Não sei quanto custa lançar um OS novo com suporte pra uma gama de processadores de 10+ anos de idade.
A sorte é que ainda existe alternativas no Linux, xBSD e afins. O problema é que essas alternativas nem sempre são uma opção viável para todos.
Por falar em Windows 12, alguém sabe qual a previsão de lançamento do novo sistema operacional?