Windows 11 22H2 vai obrigar uso de conta Microsoft até na versão Pro

Péssima decisão. Desde 2013 quando fui na Microsoft falei insistentemente pra bolha de Program Managers que o mundo não é como na Microsoft, que tem internet disponível e abundante em todos os lugares. Tem lugar que pode-se passar dias sem internet. Como instalar o Windows 11?
Além disso, no auge da questão de desconfiar de coleta de dados e de proteção de identidade de usuários, vão exigir uma conta Microsoft.

9 curtidas

Nem a Apple em todo o seu clubismo, obriga o uso de uma Icloud no Macbook. Você consegue ficar sem conta icloud, só não pode usar a AppStore e os recursos de rastreamento.

E isso é péssimo para empresas, muitas empresas usam Windows, mas não querem usar o Office 365, usando o GSuite em seu lugar.

1 curtida

adeus ao Windows

As versões Enterprise não exigem, AFAIK

1 curtida

Você só está esquecendo que pequenas e micro empresas não usam a Enterprise (Até muitas empresas de tamanho médio, não usam) :wink:

A própria Microsoft vende o Windows Pro como uma solução para empresas, dá uma olhada nas features disponibilizadas e propaganda (A Enterprise é anunciada como foco para GRANDES corporações):

https://www.microsoft.com/pt-br/windows/compare-windows-10-home-vs-pro

1 curtida

Ahhhh começou a MS com graça :woman_shrugging::man_facepalming:
Ainda dá pra instalar hackintosh?

Agora com a migração da Apple para o ARM, vai ficar cada vez mais dificil. O jeito, para quem não quer usar conta Microsoft, vai ser comprar um Mac ou migrar para o Linux.

Agora o Linux vai!

4 curtidas

eu acabei de migrar de vez

a ironia que está sendo com ajuda da MS

Na verdade, já foi faz tempo, nesse momento mesmo, tu tá usando mais Linux do que Microsoft.

Masss acho pouco provável que isso vá forçar a galera de desktop a migrar para distros Linux, apostaria mais na vertente de que o Windows 11 vai virar o novo Windows 8, todo mundo vai evitar atualizar e quem já tiver atualizado, vai retroceder para o 10.

1 curtida

Quando você faz deploy do Win11 Pro em uma rede com domínio (Active Directory) as políticas que valem são as internas. Essa política de ter que usar conta MS vale pra instalações que não estejam nesse tipo de rede ou vão se conectar a uma rede doméstica.

Novamente vocês estão comparando com grandes empresas ou mesmo empresas que usam AD. Existem empresas que usam o GSuite como Directory e sequer passam por soluções da Microsoft para isso.

Muitas Startups, inclusive, o usuário da máquina é local e apenas as ferramentas em cloud da empresa são gerenciadas por um Okta ou diretamente pelo GSuite.

penso diferente, nunca vi o Linux estar em tanto foco agora em relação a antes. e a própria MS está ajudando com o Subsistema Linux dentro do Windows.

Até software jurídicos que “tinha” para Linux só para dizer que tinha e tinha várias dependências para serem instaladas até manualmente, estão aparecendo em arquivos únicos e funcionando corretamente. E antes, a regra era ter um computador com Windows para trabalhar, e nem adiantava ter Mac porque não se comparava.

As distros estão ficando mais fáceis de usar, os requisitos de hardware são menores.

o pecado do linux ainda continua sendo o mercado de games e engenharia, isso está bem atrasado em comparação ao Windows, talvez a esperança seja o mercado de jogos no cloud e proton da steam para que possa aumentar o mercado.

1 curtida

Não estou comparando, estou falando que a exigência de conta MS no Win11 Pro é dispensada no caso de haver AD.

Entendo. Mas meu comentário refere-se as empresas que não usam tais soluções, caso de muitas startups, inclusive. Algumas mantem um park misto de Mac, Linux e Windows, onde o usuário é local e a Suite usada é o Google e suas ferramentas.

Nos próprios EUA, GSuite corresponde a 59% da demanda, enquanto no resto do mundo, estava em 21% até 2018 (Agora já deve ter maior adesão).

E segundo o Gartner, até 2020 a Google tinha 10% do mercado de office, ou seja, +10% no mundo sequer compra o Microsoft Office, não usando nem a solução de e-mail/conta da Microsoft e nem o pacote MS Office.

Esse número agora deve ser maior, pois sempre apresentou uma média de crescimento de 2% ao ano, porém não tenho o levantamento do Gartner 2022 agora.

E ainda tem o Zoho que domina alguns mercados. Além de empresas que acabam adotando soluções próprias ou menores, tipo Zimbra e LibreOffice ou OnlyOffice.

Então ainda acho um tiro no pé tal exigência, principalmente a considerar que nem a Apple exige isso. Apostaria que as empresas vão ficar quietinhas no Windows 10. Algumas até adotarem o Mac, uma tendência que tenho notado em algumas startups.

Sei lá, posso estar sendo cético. Mas na minha visão, o Linux em Desktop vai continuar mantendo seu nicho que são os entusiastas e programadores (Desenvolvedor, quase sempre, acaba preferindo Linux ou Mac)

Eu ainda acho pouco provável o Windows deixar de ser adotado pelo usuário final, vejo como maior probabilidade a galera ficar no W10 e a Microsoft manter seu histórico de 1 versão boa e 1 versão ruim.

2 curtidas

entendo seu ponto de vista e não duvido de ser do jeito que você descreveu.

só o tempo que vai dizer,

esperar a MS implantar de forma definitiva e ver como as pessoas vão reagir, de tempos em tempos sai levantamento de alguns serviços de qual SO utilizam, e tem bons tempos que continua estável, nem os desenvolvedores de MACs acreditam que vai ter alteração no percentual deles

Mais ou menos, muitas utilizam o pro ao invés do interprise, mesmo algumas maiores.

1 curtida

Só vejo chororô desenfreado e pessoas criando a conta pra continuar usando.

Pra maioria das pessoas nem faz diferença. Não quer ser rastreado (como se já não fosse)? Cria uma conta nova e deixa ela no sistema e não usa pra mais nada, é simples.

É muito drama pra pouca coisa. Provavelmente quem tá reclamando deve ter baixado o Windows em algum lugar sem pagar 1 centavo.

1 curtida