Windows 10X roda no Lumia 950 XL e em Mac com Apple M1

Originally published at: https://tecnoblog.net/403967/windows-10x-roda-no-lumia-950-xl-e-em-mac-com-apple-m1/

Windows 10X aparece em fotos e vídeo instalado em Lumia 950 XL, Mac com Apple M1 e dispositivos da linha Surface

Pronto, já temos o sétimo ou oitavo sistema que a Microsoft lança pensando em portáteis.

Windows CE
Windows Mobile
Windows Mobile 8
Windows Phone 7
Windows Phone 8
Windows Phone 10
Windows 8 (versão tablet)
E agora o 10 x

2 curtidas

faltou o 8.1

3 curtidas

Parece bem leve e rápido, tomara que vingue

Fiquei um pouco perdido, esse Windows 10x vai ter versões tanto ARM quanto x86? Pois o Surface Go roda Intel, o cara virtualizou?

1 curtida

Windows 10X roda em Mac com Apple M1
Também pelo Twitter, @imbushuo apresentou uma captura de tela com o sistema operacional virtualizado com auxílio do QEMU

Vou rodar qualquer coisa no QEMU, pra ver se viro notícia…
É cada coisa.

O Surface Go roda em um processador X86 e no Windows 10S, não X, mas pelo que eu vi, sim. O proposito é usar esse sistema em computadores portáteis baratos, então ambas arquiteturas serão suportadas com qualquer chip que a fabricante prefira.

O sistema irá rodar apps que já rodam nas duas como UWP e Web apps (WebView como competidor aos Chromebooks), e Win32 no início desde que sejam portados para ARM64 e estejam na loja (Office, Edge já são) e a antiga WPF está sendo portada pra ARM.

Eles tentaram rodar apps Win32 tradicionais em containers mas com falhas. No lançamento somente os desenvolvedores poderão testar para converter seus apps existentes, possa ser que seja implementado no futuro quando pronto.

Como eles estão separando o código da modernização do sistema (Project Reunion 1.0 em Outubro, anunciado na WinUI Community Call de hoje) e fazendo rodar em várias maquinas, acho que o 10X vai dar certo se eles melhorarem a distribuição de apps. Seria bom deixar instalar apps verificados fora da loja e é preciso melhorar a loja tenebrosa de aplicativos de hoje.

Mas pelo preço e rodando Office, quem vai comprar um Chromebook ao invés disso? principalmente escolas e empresas.

3 curtidas

Não considero o 8.1 como um sistema propriamente mas meramente um “service pack” do 8.

1 curtida

Bom, antes tarde do que mais tarde (agora que vi essa notícia): o Windows tá caminhando pra voltar a ser um SO de Smartphone também? É pra louvar de pé!

Sim, sim, sei que só tem eu por aqui que ainda sente saudades do Windows Phone, mimimi… mas mesmo que não seja exatamente o foco da MS e que eles nunca vão conseguir participação significativa no mercado, já é uma grande notícia no meio da polarização entre iOS/iPadOS e Android. Se isso vier de fato a se tornar realidade, migro fácil pra um Windows Phone. Viro early adopter fácil.

1 curtida

Não é verdade.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.