Windows 10X é cancelado e Microsoft explica os motivos

Acho desnecessária uma versão do Windows 10 para dispositivos mais simples. O Windows 10X já nasceu morto.
A Microsoft poderia apenas lançar uma versão gratuita do Windows 10 e isso já abocanharia o mercado do Chrome OS para computadores de entrada.

4 curtidas

O erro da Microsoft é chamar o Windows 10x de Windows. Na mente dos usuários mais leigos fica a imagem de que poderão instalar e usar todos os programas disponíveis para Windows e no final vem aquele banho de água fria (Windows Phone/ Mobile, Windows RT) que é depender dos apps da loja (diria que 95% daquela loja é inútil)

Ou a Microsoft deixa esse sistema em um beta por muito tempo ou mata de vez (antes mesmo de nascer), ou arruma outro nome que não seja Windows.

6 curtidas

Eles já vendem Windows OEM a custo ridiculamente menor. O problema é que o Windows 10 é pesado mesmo. O ChromeOS ocupa quase nada num eMMC de 16 GB.
Ainda sobra 7 GB pro cara guardar seus arquivos .doc e .xls, o que é impossível no Windows 10, que precisa de no mínimo 32 GB e fica lerdissimo num eMMC.

UPDATE: O Google acertou onde a Microsoft falhou, deixar claro que o ChromeOS é pra quem usa muito a internet. A ideia de as pessoas usarem o UWP por parte da Microsoft não é ruim, o problema é que, com o nome Windows, vem a ideia de Win32-libs (os famosos *.EXE com a pilha do Windows tradicional).

6 curtidas

Eles poderiam dar o nome do navegador, Edge OS. Assim os potenciais compradores associariam a ideia a usar a internet e ler e-mail, no máximo um Office Online. Seria mais transparente ao usuário.

9 curtidas

Tá aí uma idéia boa, soa até futurista

Mudaram o nome do Office para Microsoft 365 porque não mudar o nome da versão mais nova do windows?

Microsoft quando quer fazer algo bem feito faz (o sistema do Xbox é maravilhoso)

Toda vez que vão apostar no mobile vem os mesmos erros da época do Windows phone e RT. Espero que a ideia não morra 100% e a Microsoft comece a entender melhor o mercado mobile, porque potencial para isso eles tem, basta fazer direito.

2 curtidas

“O Google acertou onde a Microsoft falhou, deixar claro que o ChromeOS é pra quem usa muito a internet.”

Simples assim, não tentaram empurrar o Android dentro de um PC e ficar por isso mesmo, acho que até eles aceitaram que o Android nos tablets é um “floop” entre aspas e que se salvou em alguns dispositivos por causa das fabricantes como a Samsung.

Queria testar uma máquina com Chrome OS e ver como é.

3 curtidas

No céu tem Ballmer?

É morreu.

2 curtidas

Não sei se o seu interesse é no sistema operacional em si ou na experiência de usar um Chromebook, mas se for mais o sistema operacional, existe o CloudReady, que é uma distribuição ChromiumOS gratuita (que foi comprada pelo Google no fim do ano passado) que você pode testar numa máquina virtual.

Não é exatamente igual a usar um Chromebook, mas você consegue ter pelo menos uma ideia mais ou menos de como é o sistema.

https://cloudreadykb.neverware.com/s/article/Download-CloudReady-Image-For-VMware

2 curtidas

Eu acho que independente do nome, a ideia é válida. Eu fico pensando no tempo, suor e esforço que foram aplicados e, se a ideia foi 100% descartada, o quanto isso pode ser frustrante para a equipe que estava incumbida de dar andamento neste projeto.
De qualquer forma, Windows 10X (a ideia do nome Edge OS ideia do amigo @Bruno_Cabral_Peixoto é excelente e eu acho que você devia registrar isso para ganhar uns royalties) ou Chromebook são muito boas, mas de difícil aplicação para a atualidade, que ainda depende muito de programas instalados na maquina para pleno funcionamento.
Em um futuro, acredito que próximo, desde que a questão da revisão do valor seja realizada, será um produto muito procurado, porque na minha opinião pagar R$ 1.700,00 em máquina que você não conseguiria usar um photshoop profissional online, por exemplo, não faz muito sentido.
Posso estar falando besteira e de repente já ter essa função do photoshop profissional 100% digital, sem a necessidade de um programa instalado, mas para questão de trabalho (escritório), por exemplo, não é viável.
Imaginem a ideia do Stadia, por exemplo. você não precisar vender um rim para um PC que rode, minimamente bem, os jogos que você gostaria de jogar, porque é tudo via internet. Isso é sensacional, pelo menos no papel por enquanto.

Não me entendam errado, eu sou totalmente a favor da digitalização de tudo. Esse negocio de necessidade de programa isntalado na maquina, para mim, já soa como uma ideia meio retrógrada.

3 curtidas

O problema é que hoje uma máquina que abra o Photoshop minimamente usável parte dos 3 mil reais, abaixo de 2 mil e que não seja horrível o uso de qualquer coisa só os chromebook.

Já era de se esperar que Microsoft fizesse isso, pra mim, deveria se preocupar em corrigir os bugs do windows 10.

Tentar competir com o Chrome OS é uma furada na minha visão, além do SO do Google estar super consolidado, ele é funcional e realmente vale a pena para o que foi pensado.

A Microsoft deveria focar em finalmente fazer uma revisão do Windows, começando pelos esforços de compatibilidade com o ARM no melhor estilo Apple com M1.

Não adianta ficar inventando produto que vai fracassar, joga seguro no que já tem e melhora. É tão difícil?

1 curtida

Mas já existe uma edição ARM do Windows 10 desde 2017, inclusive com um emulador similar ao Rosetta 2 para rodar software x86. Inicialmente o emulador era limitado e só suportava programas de 32-bits, mas hoje já é compatível também com programas de 64 bits…

Sim, mas não hoje qualquer investimento pesado nessa direção, é mais algo do tipo “fiz aqui caso alguém queira”, e não como a Apple que adotou como solução final.

Se é pra investir no Windows que seja pro futuro, incentiva o ecossistema ARM, otimiza o SO e não simplesmente se apoie em simuladores ou portabilidade.

Faz uma limpa no código e crie um padrão visual coeso que não seja retalhos de versões lançadas décadas passadas.

Da pra fazer uma lista de prioridades melhores do que tentar competir num segmento cujo seu software não tem a mínima capacidade técnica e marketing para dar certo.

1 curtida

A Microsoft devia desistir de tentar adaptar o Windows para dispositivos móveis e focar em portar o OS completo para a arquitetura ARM, como a Apple fez. Fracassou com Windows CE/Mobile, Windows RT, Windows Phone, Windows 10 Mobile e agora o Windows 10X, tá bom, né?

1 curtida

Mas ela já portou. Existe uma edição ARM do Windows 10 desde 2017…

Ai eu te pergunto, tem um bom navegador otimizado pra ARM nela? hoje em dia tudo depende do navegador, se ele não tiver bom desempenho pode colocar o SO todo no lixo.

O novo Edge tem versão ARM nativa e já vem instalado de fábrica…