Windows 10X chegará primeiro em notebooks sem tela dupla

Originally published at: Windows 10X chegará primeiro em notebooks sem tela dupla – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Windows 10X estará no Surface Neo com duas telas; sistema da Microsoft traz interface moderna e roda programas Win32

Só pode ser o Steve Ballmer influenciando essas decisões não tem cara Satya Nadella. Mas bom saber que o Win 10X vai rodar em mais dispositivos. Se a MS se enrolar de mais pode perder o Time como o Win Phone.

Ballmer já não palpita mais dessa forma na MS até onde eu sei.

Mas falando sobre as motivações do lançamento antecipado da versão do software sem o hardware (palpitando na verdade):

  • O iPad Pro dando suporte a mouse e teclado seria uma delas. Não é “nossa, que maravilha” o suporte e nem torna o iPad um “notebook” diferenciado mas isso pode ter sido motivação suficiente pra MS adiantar os planos em relação ao W10X.

  • Como o W10X quer enterrar (ou pelo menos tentar) o Win32, eles devem lançar antecipadamente pra dispositivos de uma tela só pra quando trouxer o hardware de duas telas propriamente dito que eles tem prometido o software já tenha um pouco mais de maturidade. Fora que aqui entra a questão dos processadores ARM, que tem uma arquitetura totalmente diferente e a MS está tendo que bailar justamente por causa do suporte que eles ainda mantém ao Win32. Aí entra a questão dos componentes Win32 não serem mais parte integrante do kernel e sim vão ser carregados “on demand” em o que a notícia deu a entender, dentro de um contêiner separado e isolado.

  • Ainda em ARM: a Apple já anunciou que em 2021 seus Macs vão usar processadores próprios baseados na arquitetura, o que aponta que pelo menos eles vão jogar a pá de cal em cima dos 32-bit. Já enterraram no MacOS mas os processadores Intel ainda usam conjuntos de instruções 32-bit, o que na prática no SO deles é inútil. O que leva aqui a uma outra consideração de que a Intel pode estar “cozinhando em banho-maria” o desenvolvimento de uma arquitetura nova sem instruções 32-bit pra poder concorrer com o ARM. Mas isso é um outro assunto.

De qualquer forma a pandemia freou e mudou muito cronograma. Agora é aguardar 2021 ou 2022 e ver como o mercado se movimenta, principalmente com a Apple fazendo essa mudança enorme de paradigma (de novo).

5 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.