Windows 10 vai rodar programas de Linux com interface gráfica

Originally published at: Windows 10 vai rodar programas de Linux com interface gráfica – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Microsoft também vai adicionar suporte a aceleração de hardware por GPU em programas do Linux no Windows 10

Sou desenvolvedor e estou esperando com bons olhos essa iniciativa da Microsoft pós Satya Nadella. A situação atual do WSL é meio estranha. Várias vezes quando vc está utilizando um terminal linux no windows e de repente vc precisa abrir um programa com interface, você precisa antes apontar manualmente um link para o executável ou bin no windows. Isso é muito comum para desenvolvedores. Isso acaba quebrando bastante a experiência, o que deixa claro que são duas coisas heterogênicas.

Em minha opinião é natural que a Microsoft esteja trazendo o Linux para o Windows como uma estratégia de migração bem gradual. O objetivo final, em minha opinião, é do WIndows passar a se basear em um Kernel Linux, uma vez que a Microsoft entendeu de fato as vantagens de se beneficiar de um produto de código aberto.

Vale ressaltar que a Microsoft provavelmente mudaria a estratégia de receita com o WIndows passando a cobrar um serviço de suporte incluindo atualizações e melhorias do sistema.

8 curtidas

Interessante, sou usuário de Linux desde 2003 e percebo que o Linux tem mais a oferecer o que se esconde debaixo do capô do que no front end. Quem sabe a Microsoft expert em front end use como disse o Kernel Linux e entre somente no front end, talvez seja uma junção dos dois mundos. Enfim, vamos esperar para ver.

Bem-vindo WSL, adeus Dual boot!
Finalmente posso usar o Linux sem ter que sair do Windows e como já estou usando a versão 2004, já montei o ambiente de desenvolvimento no subsistema.