Windows 10 vai rodar programas de Linux com interface gráfica

Originally published at: Windows 10 vai rodar programas de Linux com interface gráfica – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Microsoft também vai adicionar suporte a aceleração de hardware por GPU em programas do Linux no Windows 10

Sou desenvolvedor e estou esperando com bons olhos essa iniciativa da Microsoft pós Satya Nadella. A situação atual do WSL é meio estranha. Várias vezes quando vc está utilizando um terminal linux no windows e de repente vc precisa abrir um programa com interface, você precisa antes apontar manualmente um link para o executável ou bin no windows. Isso é muito comum para desenvolvedores. Isso acaba quebrando bastante a experiência, o que deixa claro que são duas coisas heterogênicas.

Em minha opinião é natural que a Microsoft esteja trazendo o Linux para o Windows como uma estratégia de migração bem gradual. O objetivo final, em minha opinião, é do WIndows passar a se basear em um Kernel Linux, uma vez que a Microsoft entendeu de fato as vantagens de se beneficiar de um produto de código aberto.

Vale ressaltar que a Microsoft provavelmente mudaria a estratégia de receita com o WIndows passando a cobrar um serviço de suporte incluindo atualizações e melhorias do sistema.

8 curtidas

Interessante, sou usuário de Linux desde 2003 e percebo que o Linux tem mais a oferecer o que se esconde debaixo do capô do que no front end. Quem sabe a Microsoft expert em front end use como disse o Kernel Linux e entre somente no front end, talvez seja uma junção dos dois mundos. Enfim, vamos esperar para ver.

Bem-vindo WSL, adeus Dual boot!
Finalmente posso usar o Linux sem ter que sair do Windows e como já estou usando a versão 2004, já montei o ambiente de desenvolvimento no subsistema.

É então, quando a gente fala de interface em distribuições linux complica bastante. Brinco que não existe design engajado em softwere livre em geral kkkk, mas brincadeiras a parte, a maioria dos sistemas bonitos pra linux são na verdade webapps com um webkit ali por trás, vide spotify e slack. Também tenho esperança que a Microsoft possa contribuir com uma interface melhor e turbinar o desenvolvimento de sistemas para desktop uma vez que teria o melhor dos dois mundos.

1 curtida

Ainda acho q a Microsoft está na fase do “embrace”

Imagina a Microsoft usando Kernel Linux e não tendo mais que gastar mais na evolução ou em manutenção. Ela vai entrar somente com a GUI.

Agora quero ver alguém dizer que Windows é uma merda, Microsoft mais uma vez me surpreende. Sou adepto das antigas(anos 80) e sempre escutei que Windows não serve pra programação e para aprender linguagem de máquina. Hoje o que mais se tem são programas de linguagem de alto nível, mas nos cursos sempre tinha um professor fã boy de Linux dizendo que Windows não tinha segurança, e que Linux era perfeito pois não tinha vírus e que o código sendo aberto era fácil identificar a intenção maliciosa. Até parece que existe sistema perfeito.

1 curtida

Aguardo ansiosamente o contrário ou seja que o Linux consiga rodar nativamente aplicações com GUI da MS, ou seja, poderemos abandonar de vez o W10 a partir do momento que o Office rodar suave em linux. Obvio que a M$ nunca vai permitir oficialmente um negócio desses.

1 curtida

O windows passara a ser de graça como forma de manter os usuários dentro do ambiente MS, mas não acho que a MS irá abrir o código fonte ou virar um kernel linux(aberto), o que ela está fazendo é integrando as ferramentas de código livre para expandir o portfólio e dar a possibilidade de usarem mais facilmente o código livre dentro da ferramenta dela e não o contrário, e talvez com isso manter os desenvolvedores no windows e abre tamém a possibilidade de futuramente ter uma plataforma única como ela deseja (Telefone, pc e xbox). Onde você pode rodar aplicativos nativos windows ou “simulados” linux, sem que isso faça a minima diferença para o user final.
A estrategia que você citou é exatamente a do google, e não imagino que a MS irá por esse caminho.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.