Windows 10 vai perder suporte em 2025, mas ainda está em 70% dos PCs

1 Like

Isso com certeza se dá ao fato de muita gente ainda ter maquinas com processadores de 7ger pra baixo, na empresa mesmo que trabalho a maioria das maquinas são de 7ger e não vejo necessidade nenhuma de troca, uma vez que elas dão conta do recado, pra uso do dia a dia então é que eu com certeza não consigo ver um usuário fazendo esforço $$$$$$ pra atualizar o chip só por causa do windows. Apostar na inserção de mercado com um sistema que depende de hardware mais recente, não sei se foi a melhor estratégia.

7 Likes

Porque alguém migraria pra um sistema que é pior em TUDO comparado com o antecessor? A única coisa boa do W11 era o suporte pra apps Android, e foi justamente isso que a Microsoft matou.
O jeito é ficar no W10 enquanto der. Se ninguém migrar, a Microsoft vai ter que estender a vida do sistema, igual aconteceu com o 7.

7 Likes

Sim! eles querem q um usuário comum migre pro 11 mas eles simplesmente fizeram de tudo pra impedir isso, microsoft é especialista em complicar o simples

9 Likes

W10 é um sistema tão redondinho, eu usaria de boa por muitos anos ainda, só parei de usar pq mudei pra um notebook novo que já veio com o 11

7 Likes

Windows 11 é travado demais, lerdo, pesado, tenho PC de última geração, a fluidez é infinitamente superior no Windows 10 do que no 11. Enquanto o SO não for otimizado sem chances de usá-lo.

2 Likes

Assino embaixo! Sistema bem travado.

Windows Vista e Windows 8 nunca superou seus antecessores (XP e 7, respectivamente)

Eu devo ser um cara muito estranho, pois gostei mais do Windows 11 do que do 10.

Também preferia usar o Windows 8 em vez do 7.
Mas nesse caso eu reconheço que a interface do Windows 8 era terrível! Eu só gostava do Windows 8 pois ele era rápido e dava menos problema que o Windows 7, no W7 era comum ter que formatar o computador a cada 6 meses, isso acabou no W8. A parte da interface eu consegui corrigir, surgiram muitas formas de customizar a interface do W8 e deixar mais parecida com a do W7, até um botão iniciar idêntico ao W7 tinha como instalar.

Se o Windows 8 tivesse vindo com uma interface igual a do W7, mas mais modernizada, seria o melhor Windows que já existiu! Pois até hoje ainda acho que a interface do W7 foi a melhor.

1 Like

Ainda sim é impressionante como a MS consegue deteriorar o desempenho do Windows a cada nova versão. E olha que continua diminuindo a quantidade de transparências e recursos que visualmente onerariam o desempenho.

Será que um dia vão abraçar as sugestões da comunidade? Esse seria o protótipo perfeito e repaginado de uma das melhores versões que o Windows já teve:

4 Likes

Que coisa mais linda!!!

Está sendo o mesmo dilema do Vista novamente, apesar de ser bem menos catastrófico. Microsoft parece que as pessoas iam fazer um upgrade de hardware só pra acompanhar o SO, sendo que estamos vivendo numa época onde upgrade de hardware está sendo visto como último recurso, ainda mais em uma plataforma ficando cada vez mais nichada que é o PC.

A verdade é que o Windows 10 foi projetado para ser um sistema operacional de atualização continua, igual a Apple faz com o macOS. Essa abordagem reduz a fragmentação, mantém a base atualizada e reduz curva de aprendizado.

Infelizmente, para surpresa de muitos (incluindo eu), a Microsoft resolveu desistir dessa estratégia, voltando ao modelo de lançamentos individuais. Para piorar, o Windows 11 não traz nenhum marco relevante, passando a imagem de um mero produto para lucrar mais.

Com isso posto, não é surpresa que a adesão ao novo SO esteja baixa, afinal, o Windows 10 segue competente para todos que o usam. Até chuto dizer que ele deve se juntar ao Windows XP, ficando com market share considerável mesmo após anos de ser descontinuado.

4 Likes

Tô sabendo agora dessa história do Android.
Eu tô com o Windows 10 Pro e, na base da gambiarra, consegui botar tanto o Android quanto o Copilot quando ainda estava em prévia no W11.
Bom, o jeito é, se caso eu precisar formatar, usar o Windows 10 LTSC IoT que tem atualizações para até 2035 se eu lembro bem…
E ainda assim, dá pra instalar a loja que não vem nessa versão do Windows, então é um Windows 10 Pro total mesmo, mas com menos lixo instalado

Eles não mudaram a estratégia, só mudaram(na maior cara de pau e safadeza) a forma de falar a respeito, o windows 11 é o windows 10 com skin exclusivo, todos os recursos e melhorias avançadas chegaram depois no 10.

A ideia é a mesma, a mesma base do OS refeita do zero desde o 10, com as grandes atualizações pagas(Win11, 12, 13 e vai la vida)

“ah mas não é tão simples mudar o visual”, queridos a microsoft já soltou o bordão varias vezes:

E no Linux queridos, mudar os ambientes gráficos é a coisa mais comum que existe, você não fica preso numa distro por conta disso, só é importante de verdade a distro base que você quer.

1 Like

Chegaram nada. Desde o lançamento do Windows 11, o Windows 10 continua parado na mesma build de antes, recebendo só atualização de segurança, de novidade só recebeu o Copilot porque a Microsoft investiu uma grana pesada nisso, quanto mais usuários, melhor…

1 Like

Capado em funções básicas desde o lançamento, restrições estúpidas de hardware, crapware de IA embutido, propagandas pra todo lado, menu iniciar ridiculamente inútil…

Só é bonitinho (tirando esses ícones centralizados que nunca foram a identidade visual do sistema - pelo menos dá pra mudar), de resto, é o Windows a pular da vez.

Aguardemos o 12 pra ver se a história se repete ou se a MS vai errar ainda mais e produzir uma bomba ainda maior.

2 Likes

Muita gente tá reclamando do Windows 11 por causa do tal TPM 2.0
O engraçado que passei em todos requisitos, inclusive ativei esse TPM pela BIOS, o problema nem foi ele e sim o hardware mesmo. Tenho um PC de 2016 que é um i7-6700K, como a MS só aceita da 7° geração em diante, tive que fazer um bypass básico.
Acho que por tais limitações, o Windows 11 vai ser tipo um Windows 8/8.1 ou Vista, o patinho feio da família. Estou esperando como vai ser o tal Windows 12… Muita gente vai ficar no Windows 10 até 2025 ou até ultrapassar isso, porque mesmo em 2024 ainda tem gente teimosa no Windows 7 e até Windows XP.
Hoje em dia o PC nem é tão importante, maior parte dos jovens preferem usar celular pra tudo, até tarefas complexas.
Já vi jovem mexendo com gráficos, edição complexa de vídeo, fazendo TCC, modelagem 3D, desenho profissional, tudo pelo celular…

Me desculpa amigo, mas com todo respeito a você e o @mobilon : Quem usa Linux é tudo metido a intelectual, em outras palavras pra não dizer outra coisa :+1:t2:

1 Like