Windows 10 remove programas por linha de comando através do winget

A ferramenta pra desinstalar alguma coisa precisa ser instalada?

LoL

Antigamente existia um pacote de ferramentas da MS em que uma das ferramentas justamente permitia a instalação e desinstalação de programas no windows remotamente, desinstalei muito LOL aqui na empresa com isso, mas por questões de segurança ele foi descontinuado.
Mas ainda é possível fazer isso via PowerShell.

a nova versão, a 0.3, dispensa o usuário de ir ao Painel de Controle para desinstalar programas

OU o WinGet ANTES só permitia a instalação via linha de comando. Agora ele permite também desinstalar programas da mesma forma.

E um adendo: o WinGet não é exatamente comparável a um gerenciador de pacotes, como o APT do Debian. No Windows geralmente os programas já vem empacotados com todo o necessário para funcionar, mesmo que algumas coisas já estejam instaladas. Exemplo comum são os runtimes de VC++ que acompanham alguns programas. E o WinGet nada mais é que um programa que vasculha um repositório de programas. Daí o pacote vem completo conforme o desenvolvedor empacotou.

Já no APT ele instala um programa E as dependências necessárias. Só que com uma diferença aqui: SE a dependência (ou dependências) já tiverem sido instaladas antes por outro programa, ele não instala novamente a mesma dependência.

3 curtidas

Irei continuar com o Chocolatey por enquanto. Me parece que essa tool winget tem um longo caminho a frente ainda, mas com certeza é muito promissora e mostra MS indo por um bom caminho

tenho aversao a linha de comando. Espero nunca precisar usar isso ai pra desinstalar um programa

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.