Windows 10 recebe "winget" para instalar programas por linha de comando

Originally published at: Windows 10: winget instala programas via linha de comando – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Microsoft Windows Package Manager (winget) tem código aberto e instala Steam, WhatsApp e outros em PCs com Windows 10

O que a Microsoft ta lançando nesse BUILD 2020 é pra aplaudir de pé

5 curtidas

Se o comando permitir atualizar também (o que é meio óbvio, mas vai que…) será uma mão na roda…

3 curtidas

Pelo menos vi vantagem no winget.
Isso facilita para desenvolvedores avançados e entusiastas do Linux trabalharem com o Windows.

1 curtida

Ué!? Mas isso não é um dos “pontos fracos” das distribuições Linux?

Agora que a MS coloca no Windows se torna um recurso valioso?

1 curtida

Acho que pelo contrário, um dos pontos fortes do Linux justamente é a linha de comando.

2 curtidas

Sou velho. Anterior à era GUI e instalei muito programa rodando o install.exe do disquete.

A questão é que uma das desculpas dos “Linux haters” é que o recurso é um “ponto fraco”. Não é “user friendly”.

Mas agora que o Windows tem seu próprio “apt/yum/pacman/snap/flatpak”, se torna um recurso valioso.

1 curtida

Vc está se confundindo. As críticas a respeito do uso de linha do comando no Linux eram sobre ser o único meio de se realizar certas ações, e também das aplicações que só funcionavam sob linha de comando ao invés de terem uma GUI igual no Windows.

7 curtidas

é uma das coisas que mais sinto falta usando Windows, instalei e fiz uns testes, ainda é bem limitado, mas com certeza ja ajuda bastante.

1 curtida

Wut? O ponto forte das distribuições Linux é justamente o gerenciamento de pacotes…

1 curtida

Já fiz uns testes. A parte da atualização depende do próprio instalador. O winget Install baixa o instalador e o inicia. Atualizei o pwsh 7.0.0 pro 7.0.1 com ele. Instalei o PowerToys, mas ele baixou a versão 0.17. Quando iniciei o PowerToy ele mesmo identificou q já existia a versão 0.18 e atualizou automático.

1 curtida

O grande ponto fraco do linux é não ter tantos apps proprietários. Vide final cut, pacote adobe, pacote office. Quem trabalha e não abre mão do que esta acostumado para usar alternativas vai pro Windows ou pro Mac por conta de um app ou alguns jogos.

Se no linux tivesse alguns grandes apps exclusivos de mac e alguns apps exclusivos de windows e os games rodassem com a mesma facilidade e desempenho que rodam no windows de certo muito mais gente usaria linux.

Linux hoje em dia é muito fácil de usar o que é difícil é ensinar macacos velhos a usar novas ferramentas dais quais não foram ensinados desde sempre.

O grande trunfo da M$ foi sempre deixar a pirataria fácil, deixou gerações de pessoas que só conseguem trabalhar com app x ou y e no sistema x e da forma x.

Eu sou um desses macacos velhos, pro meu trabalho o linux me atende perfeitamente mas curto uns games e tenho um ecossistema melhor de apps se trabalhar a partir de um mac.

Então tenho um hackintosh pra trabalhar em dual boot com windows pra jogar.

2 curtidas

Pensei que nunca iria ver isto nativo no Windows!
Bash vai comer solto agora x)

1 curtida

Acho uma opção legal por ser nativo, porém eu já uso a alguns anos o Chocolatey que faz EXATAMENTE a mesma coisa a anos, porém algo nativo pode ser bem interessante, agora é ver como será para terceiros adicionarem seus programas nesse “repositório”.

2 curtidas

Entendi. Acho que o PowerToys ainda não tava atualizado no “repositório”, mas esse lance dele identificar e atualizar automático é do próprio PowerToys, e não do winget.

3 curtidas

O ponto forte da ferramenta vai ser se ela permitir repositórios próprios e fáceis de criar e gerenciar, seria muito útil para fazer manutenção em empresas sem AD, manter todos os programas alinhados na mesma versão.

1 curtida

Hoje em dia instalo o Windows e tenho um .cmd que instala o chocolatey e adiciona no agendador de tarefas do Windows um job para todo dia meio dia atualizar todos os programas, tem funcionado muito bem. =)

2 curtidas

pra minha mãe é um ponto fraco, pra mim é um ponto forte. O windows possibilitanto isso melhora a situação para mim (já que minha mãe só clicar e clicar), tendo apenas pontos fortes. =)

2 curtidas

Caramba, isso me impressionou muito hahahaha Microsoft no caminho do open source!!

2 curtidas