Windows 10 para ARM vai emular softwares x64 (64 bits)

Originally published at: Windows 10 para ARM vai emular softwares x64 (64 bits) – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Emulação de software de 64 bits (x64) no Windows 10 para ARM deve melhorar suporte a jogos e aplicativos

1 curtida

E nisso o Linux poderia tirar vantagem (do atraso). Mas eles estão praticamente na mesma situação.

O problema é justamente os softwares para windows, então o linux teriam além de emular a arquitetura ter uma camada de compatibilidade.

Não falo do WSL. Falo do Linux nativo mesmo. Com a MS andando a passos lentos em direção ao ARM, a turma do pinguim já poderia ter tomado a dianteira faz tempo e já ter algo funcional e nativo no x64. Só que só agora estão saindo as primeiras versões estáveis do kernel pra arquitetura.

Exemplo: o Raspberry Pi é bastante popular e por padrão roda Linux. Só que mesmo o processador sendo ARM 64-bit há algum tempo o suporte oficial a 64-bit só saiu recentemente. E na maior parte é por pura falta de interesse na arquitetura.

1 curtida

Tá muito enganado, ubuntu 16.04 já tinha versão para arm64, raspberry só não tinha pq não fazia sentido recompilar tudo pra rodar em 64 bits mas tendo só 2gb de RAM, isso aumenta em muito o trabalho dos desenvolvedores que agora tem de manter 2 versões do sistema.

Se tu quiser hoje comprar um mini PC com linux rodando ARM não tem nenhum fabricante de renome e com suporte vendendo. só por isso que não vê o linux dominando esse segmento, pessoal é muito preso em windows, até para coisas que não fazem sentido rodar windows, como PDV e caixas automáticos.

1 curtida

64-bit puro, sem multilib?

Na iso tá escrito arm64, o que tem dentro dela exatamente eu não sei, mas to aceitando doação de placas arm64 pra fazer experimentos.

Estamos vendo a migração em massa pro Windows ARM. D:
Próximos PCs serão todos ARM. hahaha

Não todos na arquitetura Arm! x86 supostamente tem uma vida longa pela frente…

x86 vai longe ainda… ainda mais por causa do grande público gamer.

1 curtida

@RODRIGO @rafael.mds apesar de ter parecido sério, eu falei zoando… hahaha

Mesmo que eu acredito que o X86-64 ainda tenha um longo futuro pela frente, não me surpreenderia muito se daqui a uns 5-10 anos o ARM ganhassem um bom espaço no mercado de computadores (incluindo games). Ainda mais que a nVidia comprou a ARM…

No mercado de servidores, se não me engano, a FUJITSU tem investido forte com seu A64FX.

1 curtida

Se a Arm ganhar espaço, os processadores seriam soldados às placas-mãe??

Provavelmente. Por isso ainda haverá muito espaço para x86 entre aqueles que montam e fazem upgrades.

1 curtida

Com certeza Arm vai crescer muito ainda. Dependendo de como a NVidia gerir o negócio os concorrentes podem acabar investindo ainda mais em Risc-V.

Processadores soldados não é novidade… vide notebook .
E apesar de não serem tão populares entre o povão que monta hardware, existem várias placa mães com processadores soldados, desde Celerons até Ryzens. (Ryzen Embedded, mas ainda sim Ryzen)

RISC-V? Aquela zero royalties meio open-source? Se eu tivesse grana, investiria nela também. Pessoal devia chutar a ARM logo. hahaha

1 curtida

Acho que hoje não tem mais nenhum notebook que o processador não seja soldado, só sobrou os desktop e os servidores (mas servidores são um segmento muito especifico).

Não vejo os desktop x86-64 morrendo tão cedo, mas os notebooks sim terão uma luta complicada já nos próximos 3 ou 4 anos entre x86-64 e arm.

1 curtida

Não, ainda tem com processador não soldado. Mas isso são aqueles mais potentes, usando CPU desktop como o Ryzen 9 3900X… aqueles que no Brasil tu tem de vender a casa e o RIM para comprar um. hahaha

Sim faz sentido sobrar esse nicho de notebooks com chips de desktop, apesarem de serem monstros de tamanho e peso, conseguem um bom desempenho e o preço não fica tão mais alto que nos desktop, já que os processadores são os mesmo.
AMD podia tirar uma boa vantagem nesse segmento, já que faz umas placas mãe que aguentam varias gerações de processador, o notebook poderia receber muitos upgrades.

Não são tão grandes, tem um acho que da Dell, com placa de vídeo simples (RTX 2080 Super) e 3700X que tem o tamanho “normal” de gamer.
Porém o preço é quase três vezes mais alto que um PC de mesmo custo incluindo um monitor 21 4k 120hz. hahaha

1 curtida