Windows 10 May 2020 Update troca Microsoft Edge antigo pelo novo

Originally published at: Windows 10 May 2020 Update troca Microsoft Edge antigo pelo novo – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Microsoft atualiza navegador Edge com bloqueador de rastreamento de sites, suporte às extensões da Chrome Web Store e mais

Tô usando o Edge Chromium há mais de um mês.
Achei bem leve, bem integrado ao Windows 10 e poder usar as extensões do Chrome é muito bom.

2 curtidas

Um pequeno detalhe que fez a diferença na troca do Chrome pelo Edge: neste eu posso definir o tema do navegador independente do tema do sistema. Enquanto o sistema é dark, posso deixar o do navegador light.

Eu tinha que forçar antes em Chrome://Flags, mas agora não dá mais.

Ainda tem aquela cara de Internet Explorer? As configurações, local de cada coisinha dele ainda me lembrava o IE, e por isso, nem dei bola…

Chrominho ainda vai reinar supremo aqui…

Uso o Edge Chromium a muito tempo, desde a versão Dev (e continuo). Adoro ele, mas a Microsoft anda meio enrolada em liberar updates.

Até agora, mesmo com o navegador liberado para geral, ele ainda não tem a sincronização completa! O app do Android parece até brincadeira de mal gosto de tão ruim que é.

Eu não vejo isso. Tem a cara do Chrome, com exceção dos ícones. Tudo tá exatamente no mesmo lugar e tal.

1 curtida

Vale notar que você pode instalar o novo Edge manualmente; isso também vai remover a versão antiga.

Não remove não, só oculta os atalhos pra abrir. O antigo Edge ainda aparece na seleção de aplicativos padrão para abrir determinados tipos de arquivos e, se desinstalar o novo Edge pelo painel de controle, o antigo volta instantaneamente como se nada tivesse acontecido.

Corrigi essa parte, obrigado!

traz recursos adicionais como bloqueador de rastreamento de sites, suporte às extensões da Chrome Web Store, Coleções, abas na vertical, modo Internet Explorer e mais.

É impressionante como até hoje alguma coisa do Explorer continua dentro de todos os navegadores da Microsoft. É tipo um easter egg eterno.

Talvez porque muitos sites ainda suportam apenas esse navegador.

Acho que por causa de sistemas Web antigos, principalmente de Intranet em empresas.

Ele faz a sincronização de dados pessoais, como senhas e favoritos, igual o Chrome? Ou faz, mas apenas entre Edges e não com a conta do Google?

Estou testando no Linux. Edge não é ruim não!

Depois que comecei a usar pela primeira vez há uns 2 meses, se tornou meu browser favorito. Só esperando sair para o Linux pra mandar o Firefox pra casa do carvalho, assim como fiz no Windows.

1 curtida

Ele faz a sincronização usando a conta Microsoft, mas não sincroniza tudo. Tem coisas que sincronizam apenas na versão Beta, por enquanto, por isso continuo no Beta desde que lançou.
No Beta, você consegue sincronizar quase tudo, exceto Histórico e Guias Abertas.
Na versão estável, você não consegue os mesmos do Beta e as extensões.

1 curtida

A microsoft podia fazer algo básico como:

  • remover o IE do windows 10.
  • melhorar as configurações do Edge. Tentei mexer naquilo e é uma coisa pior do que o IE.

eu acho q a versao do Android ainda e baseado no antigo EDGE…

por incrivel q pareca tem gente q precisa ainda do IE para usar serviços antigos q so executam por ele!

Na verdade ela já tá atualizada a um bom tempo para o novo Edge e usando o Chrome como motor. Ele inclusive foi atualizado recentemente e ganhou um novo design, mas o app ainda continua muito ruim e super desatualizado (ainda usa o Chromium 77)

1 curtida

Só que essa porcaria de IE ainda será obrigatório em alguns sites “de governo” enquanto a microsoft oferecer ele.
Podia aproveitar o gancho dessa notícia Windows 10 de 32 bits não poderá mais vir instalado em PCs novos e remover o IE junto. Já deixa o windows bem melhor.