Windows 10 agora roda programas de Linux com interface gráfica

Originally published at: Windows 10 agora roda programas de Linux com interface gráfica – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Programas de Linux com interface gráfica (GUI) podem rodar lado a lado com aplicativos do Windows 10 sem máquina virtual

1 curtida

Espero que isso finalmente coloque um ponto final naquela birra ridicula de Linux vs Windows. :V
Mas ainda fico imaginando qual a penalidade no desempenho de rodar os softwares desta forma.

3 curtidas

Isso nunca irá acontecer kkkk

1 curtida

Claro que o Linux é um câncer, já é metástase e agora pegou o Windows para ele também rodar os aplicativos gráficos.

Nota importante não encontrada em canto nenhum do texto

É preciso estar usando o canal Dev do Windows Insider.

4 curtidas

Etapas:

  1. EMBRACE

Outra coisa é q a primeira versão do WSL permitia vc gerenciar o computador com comando Linux, não precisando das ferramentas do Windows para isso. Oq para desenvolvimento é muito útil, já q só precisa usar comandos Linux para criar a aplicação e para gerenciar os serviços/servidor. Mas essa versão atual removeu isso, permitindo somente a execução de aplicativos nativos do Linux dentro do Windows, mas não o contrário.

2 curtidas

Tecnicamente fica mais leve do que usar o Linux numa máquina virtual?
Ou é a mesma coisa?

1 curtida

Bem, se o desempenho será melhor, aí temos que testar pra ver, mas só do Windows permitir um programa Linux sem você ter o trabalho de preparar uma máquina virtual dedicada com uma fork do Linux instalada já é algo a ser apreciado.

Com certeza. É um trabalho a menos.
Por isso perguntei da performance.

Acredito que não. Apesar do Android usar o kernel do linux modificado, a estrutura dos programas é diferente.

Não é fork É uma máquina virtual pre-instalada e configurada q sobe automaticamente qnd abre o WSL2 e fecha automaticamente qnd vc sai do WSL2. A primeira versão q era um fork e rodava junto ao kernel do Windows. Ou seja, vc podia fazer literalmente qlq coisa no sistema, pois estava rodando nativamente, tipo o Wine. Problema q a MS tinha de refazer TODO o kernel do Linux, por isso foi abandonado e vieram com essa VM do Hyper-V interno.

1 curtida

Muito mais leve, porque é o kernel Linux correndo nativamente no Windows. Com o WSL 1 ainda havia uma carga de emulação que fazia as aplicações correrem mais lentamente se comparadas a um ambiente Linux comum. WSL 2 resolve isso e o desempenho é formidável.

1 curtida

Eu estava aguardando por isso. Vou esperar até o final do ano e testar o desenvolvimento com React Native, Flutter e Cypress. Quero ver se roda legal a parte gráfica.
A falta de rodar os apps com interface gráfica é a única coisa que me fez manter o dual boot por enquanto. Ficou o Linux pra desenvolvimento e o Windows basicamente só para jogar. Tirando essa parte gráfica o WSL já estava bem legal pra desenvolver.

2 curtidas

Por isso que acho esse título “sem máquina virtual” incorreto. Vc soh não vê a VM que o WSL2 cria usando o stack do HyperV mas ainda sim eh praticamente a mesma coisa que uma VM mais integrada com a linha de comando e a interface gráfico estilo aquelas paradas de Unity da VMWare que faz o blend da UI do sistema de janelas do guest vs host ou o Crostini no ChromeOS.

Esse tipo de coisa é faca de dois gumes, ora ajuda, ora atrapalha o Linux. Vou explicar porque:

Ora ajuda porque facilita os usuários curiosos a testarem o Linux e seus softwares sem necessidade de sair do Windows;
Ora atrapalha porque acaba por prender os desenvolvedores ao Windows 10 por ter todas as tools dentro do mesmo, não necessitando mais instalar uma distro de verdade a parte e sim usar apenas o WSL no Windows.

1 curtida

Por ser um kernel rodando em uma camada de Hyper-V, creio que seja mais lento. Só uns 16GB+ pra estabilizar e deixar mais “leve”

Complementando o @Joao_Antonio_Santana, o Hyper-V não aloca memória ou processamento, ele utiliza conforme o necessário, sendo bem mais desempenhado que uma VM, mas mesmo assim pesado

Sim, é mais lento… mas eu queria ter uma idéia de quão mais lerdo.
Mas uma coisa: não adianta ser só ter 16GB, tem de ter poder de processamento. (Um Atom com 16GB rodando coisa virtualizada seria comico, para não dizer trágico. [e sim, eu sei 4GB max])

Ps.: tu desenterrou um tópico de dois meses atrás. hahaha